Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    não é nenhum desrespeito pelo contrario, é uma solução subtil, introduzir plastico elaborado com muitas travessas, para os que cuidam do património é que se torna um pequeno ou grande "atentado".
    atenção o branco é que não funciona bem no geral nas caixilharias das que lhe falamos, depende também se a casa é rebocada ou em pedra à vista. deve ser uma cor testada e só uma cor, costuma-se usar o vermelho velho, o cinza escuro e claro mais algumas cores.

    sim são mais caras as de madeira.
  2.  # 22

    Percebo perfeitamente o que me dizem.Obrigada.
    Marco, excelente opção, gostei e muito, parece que até veio valorizar a traça da casa.

    Fernando, tinha andado a ver e talvez seguir qualquer coisa do estilo da recuperação feita na http://www.aldeiadamatapequena.com/indexPT.php
    Mas tinha visto exemplos das "soluções subtis" que fala, e gostava sempre, mas duvidas, duvidas.. achava que estava mais "segura" a "imitar".
    As cores, muito interessante o que me diz, e percebo, de novo, a minha casa é branca, com risca azul "alentejana" e portas, portadas, grades de janela etc. tudo em verde escuro. Sugira-me qualquer coisa, ligo às cores restantes ou nem por isso preciso de conjugar?
    Obrigada.
  3.  # 23

    Ah, tenho um "entrave": um porta de dupla folha de correr, da Technal, na sala a fazer ligação para o pátio em branco
    :o(
    que não vai ser subtituída.
  4.  # 24

    eu dou a minha opinião mas precisava de ver a casa e a envolvente para ser a opinião mais certa, eu retirava o verde escuro, e trocava-o por outra cor poderia ser pelo vermelho tinto ou velho como nessa casa http://www.aldeiadamatapequena.com/langPT/02casas/casa03.php, ou como disse uma cor mais neutra.

    lembro-me das casas de porto covo ficam lindissimas com essas cores,
  5.  # 25

    Colocado por: Fernando Gabrieltudo que for possivel manter em madeira mantenha é a minha opinião. as janelas percebo perfeitamente, mas tente manter o resto, vale dinheiro :) e história.


    Fernando Gabriel, Valerem dinheiro não me diz muito, apenas não dou passos que as pernas não me permitem... mas história isso sim, vale tudo.

    Digam-me lá.. o que faço relativamente à porta da Technal? Ignoro a sua existência na escolha das novas janelas? Ou por causa dela, volto às janelas brancas?
  6.  # 26

    Colocado por: CMartinAh, tenho um "entrave": um porta de dupla folha de correr, da Technal, na sala a fazer ligação para o pátio em branco
    :o(
    que não vai ser subtituída.


    em principio não há problema, se não é de fachada, e se ligar com a fachada é lacala exactamente com a mesma cor das da fachada.
  7.  # 27

    Embora não seja da fachada, acho óptimo, lacá-la. Obrigada.
    Retirar o verde..O verde abunda lá em casa, por dentro ela tem rodapés em madeira verde, portas interiores em madeira verde, armários embutidos casas de banho; Por fora são os portões, as portadas, etc. tudo madeira verde!
    Para mudar o exterior mudaria interior (?).
    Vou colocar as fotos que por aqui tenho para melhor ver a minha casa. Agradeço imenso os suas sugestões.
  8.  # 28

    Uma foto do pátio.
      patio.JPG
  9.  # 29

    Outra foto do mesmo pátio.
      patio2.JPG
  10.  # 30

    Colocado por: marco1e o antes
      dsc00003nm42.jpg



    Não me batam,.... mas eu gostava mais do pormenor da janela de guilhotina branca emoldurada pelas duas floreiras. E também gosto muito do verde escuro das portas...

    "Panka" talvez ;)

    ps: a recuperação das casinhas da Aldeia da Mata Pequena é fabulosa!!!!!
  11.  # 31

    Da fachada não tenho imagens, mas vou colocar aqui as ruínas de uma casa muito idêntica à minha, tanto que eu até contactei os autores da publicação (e que por coincidência foram em parte responsáveis pelo prémio atribuído à minha (o mundo é pequeno!)) me confirmaram que esta não era minha, mas o conceito ou a origem é a mesma: três casas de camponês saloio unidas para fazer uma só casa.
  12.  # 32

    Antes do restauro, o monte de ruínas, muito idêntica à minha.
      CasaAntesRestauro2.jpg
  13.  # 33

    Bom, acho que assim já se fica com uma boa ideia que tipo de casa é a minha. O "contexto" da casa, as suas circundantes, são o núcleo histórico, uma perfeita aldeia velha, um reduto para pessoas como eu que gostam "destas coisas".
  14.  # 34

    CMartin neste caso na minha opinião até pode optar pelo pvc mas agora verde é que não :) por dentro pode ter o que quiser, é ao seu gosto
    verde com azul alentejo não combina mesmo.

    isto sim combina e muito bem
  15.  # 35

    Wood...

    aquilo não é um projecto meu, mas é assim: quando dá para deixar "original" dá, quando se pretende renovar para garantir outros parametros de funcionalidade e comodidade, não dá e então em vez de estar a mascarar é melhor contrapor algo mais actual em termos de fenestrações.
  16.  # 36

    Todos,

    Fernando Gabriel,
    Pessoalmente concordo consigo na cor, acho o vermelho e sangue de boi fantásticos!Ficaria muito bonito como nos exemplos que colocou.
    E sei que antigamente não se usava a paleta de cores que entretanto foram aparecendo e então, a ideia que tenho, é que as cores seriam mais escuras do que as actuais (?).
    No entanto, a recuperação que sofreu esta casa em 1992 ditou estas cores: o azul alentejano com o verde inglês, não faço ideia qual a razão (histórica, estética, gosto pessoal de quem a recuperou?) mas que contribuíu para o seu prémio e também para a sua homogeneidade (interior e exterior). Repare o que faria eu numa casa com exteriores em azul e vermelho (lindo certo) e interior verde inglês? Sentir-me-ia num "puzzle".
    Sei que estou a discutir com arquitectos (vi o Diário Económico, Fernando Gabriel!) e restauradores/recuperadores, portanto vou dar-me a este grande "luxo" de poder, convosco, explorar o assunto.
    Muito obrigada.
  17.  # 37

    verde, branco e azul alentejano não consta de nenhum levantamento de património local, isso foi uma opção de gosto, e não é algo a valorizar, pelo contrario, esse pequeno pormenor estraga o conjunto.
    ser homogeneo não dita que algo tenha mais valor ou não, claro que preferia que fosse tudo da mesma cor e não tem de ser vermelho, agora verde escuro com azul alentejano, não me parece.
    mas pronto já vi que não ajudo aqui em nada, já tem as suas decisões :)
  18.  # 38

    Nem pense nisso, em livrar-se (!), está a ajudar bastante, e vá, agradeço que conclua então lá comigo:
    - Janelas em pvc folha branca e aro vermelho
    - Janelas com cruzetas (?) mas não muitas
    - Manter todas as portas e as portadas exteriores em madeira.
    E diga-me o que faço para vedar a luz interior, considerando o que ficaria mais bonito?
    Obrigada.
  19.  # 39

    a minha ideia?
    é essa que diz, além de mudar todo verde para vermelho, e se achar que é muito vermelho exterior, pinte de branco esse armario"" de contadores ou gás, e se tiver que ser em pvc que seja um pvc menos plastico se isso existir :)
    vedar a luz interior?, seguindo a traça que é para ficar a mais rigorosa possivel, deixava as portadas interiores e colocava um cortinado basicamente como têm, mas prático para usar não ser só decoração.
    o verde interior pintava de outra cor mais neutra.
    é a minha opinião de arquitecto, se fosse minha a casa tinha outra opinião baseada no meu gosto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  20.  # 40

    Muito obrigada por tudo, a ajuda foi muito boa e respondeu-me a muitas, aliás, todas as minhas questões.
    Com cumprimentos, os melhores!
 
0.0262 seg. NEW