Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Móveis de cozinha linhas rectas conjugados com arco em tijolo de burro e chão revestido a pedra desenterrada do jardim ( achamos que estas pedras são anteriores ao terramoto).
      Picture 24.png
  2.  # 2

    Pronto, posso achar uma coisa ou outra engraçadinha, coisas que teria em minha casa, como estas fotos , mas não é nada o meu estilo. No entanto , gosto de alguns pormenores das coisas. E acho que ficaria bem combinar algumas peças antigas com o meu estilo moderno:
    1
    2
    3
    •  
      CMartin
    • 24 fevereiro 2010 editado

     # 3

    ritasa, Em termos de arquitectura, aliar as duas coisas, embora goste de ver alguns trabalhos (o que mostrou anteriormente no tema da recuperação de casas antigas gostei muito, muito bonito,) no meu caso particular como proprietária de um casal saloio muito específico não me parece que possa aplicar a solução.
    Não sou extremista, pelo antigo, mas sinto que tenho uma responsabilidade em manter a casa assim, de origem, o mais possível e por vezes debato-me entre as escolhas que tenho que fazer. Aqui no forum inclusivamente surgiu uma altura, porque estou sempre em obras de manutenção e embelezamento e decoração, em que fui procurar profissionais que me apresentassem um projecto. Infelizmente, desisti da idea, e penso que até tenha ferido algumas pessoas que me responderam de empresas que fazem estes trabalhos, porque acho que o conceito que se aplica hoje em dia muito rara e dificilmente vai ao encontro daquela casa. Neste momento por exemplo opto entre recuperar as portas, portadas e portões de madeira ou substituir por novos, a minha preferência provavelmente vai recaír sobre recuperar. Estas empresas, talvez como a sua, não são muito de trabalhar com técnicas antigas e por isso opto por fazer as coisas pelo profissional antigo que trabalha manualmente o material original que eu tenho. Leia o recuperar casas para perceber melhor.
    Em termos de decoração, misturo algumas peças contemporâneas de substância numa base a puxar o antigo. Gosto de uma cadeira em aço por exemplo ao lado de outra D.José. Uma ou outra peça apenas para quebrar o pesado que um look total me pode dar.
    •  
      CMartin
    • 24 fevereiro 2010 editado

     # 4

    MartaD,
    Obrigada pelas imagens.
    Gosto do antigo mas entre o antigo há peças que gosto e outras que não.Não basta ser antigo, há que saber interpretar uma peça. Acontecerá consigo o mesmo, nem todo o contemporâneo lhe agrada.
    A origem das peças, os materiais que o fazem e claro o estilo (o vitoriano por exemplo, detesto) porque dentro do antigo existem diversos estilos.
    As peças que coloca a da imagem 1 não gosto de todo, a da 2 embora me pareça ter potencial depende do material em que é feito e dos acabamentos, a imagem 3 não consigo ver.
    Em geral, não reconheço os estilos das peças (não sou profissional!) mas há uma linha que gosto , em termos de materias maciços (madeira,ferro, pedra, talha, cristal, vidro, espelho, cabedal, etc..) e o romântico, rústico, barroco.
    Em geral gosto de quase tudo o que seja de séc XvII, XVIII e XIX . As do primeiro, séc XVII custa geralmente os olhos da cara, e as outras às vezes também, então facilmente me apaixono por uma original embora com a mesma intensidade por uma reprodução, com a diferença que a posso ter lá em casa!
  3.  # 5

    CMartin, ao seu estilo (penso eu):
    1
    2

    E desculpe pela qualidade de imagem, foi tirado com um telemóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  4.  # 6

    MartaD, Já viu bem os tectos da imagem que colocou? Absolutamente fantásticos!
  5.  # 7

    Percebo-a perfeitamente! Repare, eu recupero numa casa centenária tudo o que posso. Nunca me passaria pela cabeça substituir portas antigas por novas aliás recuperamos a maior parte. Devo dizer-lhe que ainda bem que existem pessoas assim, senão o que é que ficaria? por acaso temos bons carpinteiros que ainda trabalham à moda antiga...Eu adoro peças antigas e adoro peças de design tambem. Nas decorações que faço e não são muitas porque acabo por escolher eu os clientes( não para as obras) não sigo nem modas nem tendencias- tudo isso é muito vago e inocuo- porque é que as pessoas hão de querer as casas todas iguais? As casas contam uma história e cada pedra, cada peça cada prego é uma parte dessa história. Entendo o meu trabalho como contar a mesma história de forma um pouco diferente.
    Odeio imitações e pretenciosismos e é por isso que há certo tipo de trabalhos que me recuso a fazer.
    Também adoro a Boca do Lobo e hoje em dia há imensos designers a criar coisas realmente fantásticas, aliás no sec XX fizeram -se peças fabulosas que vão ficar para a história, que contam tambem a sua própria história.
  6.  # 8

    Colocado por: CMartinMartaD, Já viu bem os tectos da imagem que colocou? Absolutamente fantásticos!


    Já vi já, desde que me lembro existir... mas não me bata, não aprecio :))
  7.  # 9

    Muito bom ritasa. O que diz é precisamente a minha maneira de pensar e ver "estas coisas". Contar um história,.., a nossa casa,.., é o nosso reflexo. Ainda por cima a minha para além de ser o meu reflexo, tenho que manter-lhe a alma própria da casa, uma não se pode sobrepor à outra. O que vale é que a alma dela é igual à minha.
    :o)
  8.  # 10

    @Marta Adoro o tecto! Já imaginou uma daquelas banheiras que postou há pouco debaixo de um tecto desses?
  9.  # 11

    Colocado por: ritasa@Marta Adoro o tecto! Já imaginou uma daquelas banheiras que postou há pouco debaixo de um tecto desses?


    Cruzes credo eheheh, a sério o meu estilo é mais moderno. O antigo dá muita despesa para estar cuidado. Relativamente ao prazer que me dá ,não compensa.
  10.  # 12

    Como gostam de tectos, aqui vão mais duas (amanhã tiro fotos em condições):
    1
    2
  11.  # 13

    O antigo dá muita despesa é verdade, mas, para mim, não há coisa que compense mais do que mantê-lo vivo.
    Lindíssimos tectos, motivo de orgulho. Parabéns.
  12.  # 14

    Fabulosos!Adoro!
  13.  # 15

    Pedi à MartaD para colocar mais imagens nesta discussão
    https://forumdacasa.com/discussion/9115/4/ha-coisas-que-valem-a-pena-recuperar-casas-de-centros-historicos/#Item_7
    porque são de uma beleza cada vez mais rara..acho que merecemos todos ver.
    Para quem aprecia então, como eu, imagens de casas destas são pura inspiração, uma paixão.
  14.  # 16

    Se eu tivesse uns tectos daqueles em casa, juro que não saía de casa nem para um café! ;-)
    É incrível, mas eu conheço várias pessoas assim, que apesar de terem o mais belo por cima das suas cabeças, não o apreciam?!
    Tenho uma amiga que vive no centro histórico de Sintra, num local parisidiaco, numa casa que apesar de pequena parece saída de um conto de fadas, no entanto... sonha com uma casa num apartamento em Rio de Mouro??!
  15.  # 17

    Boas

    Porque:

    - Aprecio pintura
    - Gosto de azul
    - Nem só de pão vive o homem

    E porque, exclusivamente por preguiça, não sei postar as fotos em directo, aqui fica.

    PS: o seu a seu dono

    cumps
    José Cardoso
    •  
      MartaD
    • 25 fevereiro 2010 editado

     # 18

    Desta vez tirei umas fotos melhorzinhas aos tectos e outras que penso que a CMartin goste e mais alguém :)

    Tecto da cozinha:
    8
    1
    2
    3
    4

    Pormenor de uma cadeira:
    5


    Pormenor de um móvel:
    6


    CMartin, gosta destes azulejos? :)
    7
  16.  # 19

    Gosto imenso de tectos em masseira.
  17.  # 20

    Liiinnndooooosss, os tectos!
 
0.1571 seg. NEW