Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Tenho dois poços de pedra antigos num terreno que estou a recuperar. Descobri os poços quando fiz a limpeza do terreno e visto que é uma zona com água decidi limpa-los e mante-los.
    Estavam todos tapados com terra e canas mas agora já foram limpos e têm água. Também limpei em redor e estou a arranjar os bordos com as pedras que foram removidas e mais alguma pedra que tinha de sobra de um muro.
    O diametro varia mas tem cerca de 2.30m de diametro interior nas partes mais largas.

Quero fechar os poços para ficarem em segurança e não sei se a melhor solução será comprar uma tampa de betão (de 2.5m) com abertura para colocar em cima das pedras ou fazer uma laje com vigas, tijolo e depois cobrir com malha sol e betão (solução que me apresentaram).

Tenho estado a fazer eu este trabalho mas se contratar ajuda quem será melhor contactar para um trabalho destes? um pedreiro?

Os poços estão no inicio do terreno com pequeno declive e a ideia seria ter uma bomba submergível e poder regar a horta.

Obrigado
      PXL_20241113_115204346 copy.jpg
      PXL_20241025_101955750 copy.jpeg
      PXL_20241023_082725546 copy.jpeg
  2.  # 2

podes sempre subir isso mais um metro e deixar aberto.. ou com uma grelha
    Concordam com este comentário: Dias12, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tbbarreiros
  3.  # 3

Obrigado Antonylemos.
    Até gostava de subir mais os poços por uma questão estética para poder ter a pedra à mostra mas tenho 3 crianças pequenas e por segurança quero mesmo ter os poços fechados sem maneira fácil de abrir para não haver acidentes.
  4.  # 4

Colocado por: tbbarreirosAté gostava de subir mais os poços por uma questão estética para poder ter a pedra à mostra mas tenho 3 crianças pequenas e por segurança quero mesmo ter os poços fechados sem maneira fácil de abrir para não haver acidentes.
    manda fazer uma tampa redonda em ferro que dê para fechar com um cadeado forte. e se quem a fizer tiver algum brio osso até pode ficar bem giro

se for em betão é chato caso necessite de fazer manutenção. imagino que irá meter uma bomba para usar a água no jardim
  5.  # 5

Colocado por: tbbarreirosObrigado Antonylemos.
    Até gostava de subir mais os poços por uma questão estética para poder ter a pedra à mostra mas tenho 3 crianças pequenas e por segurança quero mesmo ter os poços fechados sem maneira fácil de abrir para não haver acidentes.

Há sempre soluções
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Dias12, rpmmsantos, Vítor Magalhães
      Screenshot_20241115_165419_Chrome.jpg
  6.  # 6

Colocado por: rjmpiresHá sempre soluções
    deve ser sempre possível de abrir caso seja necessário .. essa grelha parece fixa.. mas ficava bem isso
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  7.  # 7

Colocado por: antonylemosdeve ser sempre possível de abrir caso seja necessário .. essa grelha parece fixa.. mas ficava bem isso

Esta possivelmente até tem, mas realmente na imagem não se percebe.
    Há diversas soluções para o problema, muitas delas bem bonitas.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, antonylemos
  8.  # 8

Obrigado pelas sugestões. Gosto da ideia da tampa de ferro. E essa ultima imagem dá uma ideia de como pode ficar se ficar elevado com pedra. De facto quero meter uma bomba submersível para a horta e jardim seria ideal ter algum acesso facilitado para manutenção e limpeza.

0.0135 seg. NEW