Queria agradecer a este fórum que acompanho há largos anos e que me ajudou na construção da minha casa. Nunca fiz nenhum comentário, mas sempre tentei seguir os comentários de vários intervenientes (vários arquitetos, fscais, técnicos, etc...) que diariamente nos ajudam a tomar as melhores decisões.
A minha dúvida é a seguinte. Possuo uma loja de grande dimensão, tem sido um restaurante há 30 anos, no rés do chão de um prédio de 6 andares. A loja possui 3 frentes (uma para a rua e as restantes para terraço da própria loja) e pretendo transformar em 5 ou 6 apartamentos. Sei que transformar uma loja em apartamento é relativamente fácil(cumprindo a legislação) mas transformar em vários apartamentos é possível?
A ideia seria na entrada principal ter um hall e corredor de acesso a todos os apartamentos. A loja é muito comprida.
Ainda estou numa fase muito inicial do estudo dado que o inquilino só irá sair do restaurante em 09/2025.
Para além dos requisitos necessários para essa relevante alteração física do prédio, a verificar por tecnico arquitecto, tem que obter autorização dos restantes condóminos. É que, cada uma dessas 6 fracções autónomas tem que ter acesso pela rua, ou por uma área comum
Será possivel mas alem das questões técnicas a ver no local (Sistemas de extração de fumos, renovação de ar/ ventilação, potencia electrica de ramal ao edifico, Instalações de telecomunicações, Gás, Ramais de aguas e esgotos,etc...), terá de haver aprovação dos condóminos já que não passa simplesmente alterar a utilização de fracção. é alterar toda a TCPH... Verificar se consegue com essa pressão extra garantir o numero minimo de lugares de estacionamento requeridos pelo municipio...