Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Queria agradecer a este fórum que acompanho há largos anos e que me ajudou na construção da minha casa.
    Nunca fiz nenhum comentário, mas sempre tentei seguir os comentários de vários intervenientes (vários arquitetos, fscais, técnicos, etc...) que diariamente nos ajudam a tomar as melhores decisões.

A minha dúvida é a seguinte.
    Possuo uma loja de grande dimensão, tem sido um restaurante há 30 anos, no rés do chão de um prédio de 6 andares.
    A loja possui 3 frentes (uma para a rua e as restantes para terraço da própria loja) e pretendo transformar em 5 ou 6 apartamentos.
    Sei que transformar uma loja em apartamento é relativamente fácil(cumprindo a legislação) mas transformar em vários apartamentos é possível?

A ideia seria na entrada principal ter um hall e corredor de acesso a todos os apartamentos. A loja é muito comprida.

Ainda estou numa fase muito inicial do estudo dado que o inquilino só irá sair do restaurante em 09/2025.

Desde já agradeço a ajuda

Cumprimentos a todos
    • size
    • 15 novembro 2024

# 2

Para além dos requisitos necessários para essa relevante alteração física do prédio, a verificar por tecnico arquitecto, tem que obter autorização dos restantes condóminos.
    É que, cada uma dessas 6 fracções autónomas tem que ter acesso pela rua, ou por uma área comum
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 3

Será possivel mas alem das questões técnicas a ver no local (Sistemas de extração de fumos, renovação de ar/ ventilação, potencia electrica de ramal ao edifico, Instalações de telecomunicações, Gás, Ramais de aguas e esgotos,etc...), terá de haver aprovação dos condóminos já que não passa simplesmente alterar a utilização de fracção. é alterar toda a TCPH... Verificar se consegue com essa pressão extra garantir o numero minimo de lugares de estacionamento requeridos pelo municipio...
  3.  # 4

Ou então simplesmente transformar num apartamento com 10/15 quartos e proceder ao arrendamento dos mesmos.

Essas questões técnicas como dizem e bem poderão condicionar essa transformação em várias frações.

Muito obrigado pela ajuda, em breve voltarei a contactar com novidades sobre esta questão.
  4.  # 5

Colocado por: 427cobraOu então simplesmente transformar num apartamento com 10/15 quartos e proceder ao arrendamento dos mesmos.

Pode não ser assim tão simples... conseguir licenciar essa tipologia, sem atender ao estacionamentos, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 427cobra

0.0086 seg. NEW