Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos, preciso da vossa ajuda, agradecendo desde já.
    Moro numa casa ( parte de cima, aproveitamento de um sótão) que nos foi dado a 10 anos atrás pelos meus sogros, ainda os dois com vida e com o conhecimento e consentimento dos meus cunhados.
    Agora que os meus sogros faleceram os dois, os meus cunhados ( que não vivem cá a 40 anos) exigem nos 150 mil € para ficarmos com a casa, sendo que a casa está dividida em 2, mas na realidade é só 1! A questão/problema aqui é que a casa está completamente ilegal. Não há nenhum documento, não está registada nas finanças, nada!!!! Já fomos à câmara municipal que nos informou que este lote está inserido num processo de requalificação da urbanização e que vai ser legalizado por um valor dito por eles simbólico, mas que pode demorar um ano ou 20!!! O que fazemos? Não temos o dinheiro, e não há banco nenhum que empreste para uma casa ilegal… 😔
  2.  # 2

Colocado por: Soraia ReisO que fazemos?

Olá,
    Teve 10 anos para pensar nisso, e para juntar uns trocos.
    A casa pode ser legalizada?
    Fale com um Arquitecto da sua zona.
    Legaliza a casa, e pede empréstimo para comprá-la...

Ou sai de casa, e entre todos herdeiros legalizam a casa, vendem, e cada um recebe o seu quinhão da herança.
    Concordam com este comentário: Soraia Reis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soraia Reis
  3.  # 3

Olá N Miguel Oliveira, tem razão que durante 10 anos podíamos ter pensado nisso, mas a casa existe há mais de 60 e desde então que a câmara fala na legalização e não se pode fazer nada, só quando a câmara autorizar/quiser…..
  4.  # 4

Colocado por: Soraia ReisOlá N Miguel Oliveira, tem razão que durante 10 anos podíamos ter pensado nisso, mas a casa existe há mais de 60 e desde então que a câmara fala na legalização e não se pode fazer nada, só quando a câmara autorizar/quiser…..

Comecem a preparar mudança de casa, o imóvel é de todos os herdeiros, processos e pagamentos de legalização têm de ser aprovados e pagos por todos, os restantes herdeiros vão dizer que como vivem lá de borla devem assumir esse custo.

Portanto, saída do imóvel com urgência.

Depois entre os herdeiros logo vêem o que fazer ao imóvel.
    Concordam com este comentário: Soraia Reis
  5.  # 5

Olá Varejote, concordo e também já pensamos nisso, se bem que houve alguém da câmara que nos disse que por a casa não estar legal não há direito a herança, ou seja se a câmara quiser que nós próprios que cá moramos saíamos assim tem de ser, porque não se herda o que não existe 🤔🤔🤔
    Estamos baralhados 🫣
  6.  # 6

Herdar herdam sempre, nem que seja o terreno com benfeitorias.
    Concordam com este comentário: Soraia Reis, sognim
  7.  # 7

Colocado por: Soraia Reisentão que a câmara fala na legalização e não se pode fazer nada, só quando a câmara autorizar/quiser…..

Eu acho que não está a perceber a situação.
    Ou eu estou a entender mal isto.

Se bem percebi, o que a câmara irá preparar é um plano de loteamento para uma área, onde há já lotes com construção como o seu caso.

Agora, pode dar-se o caso, da área onde está ser já considerada residencial no PDM e a casa, pelas características que tem, de área, altura, afastamentos, alinhamentos, ser possível legalizá-la. Ou seja, pode dar-se o caso de você poder tudo legal já.

Aquilo a que a câmara se refere com legalização é a rua inteira.

Por isso lhe comentei. Procure um Arquitecto, ele que veja a situação em pormenor e lhe diga se pode ou não legalizar a casa.

Quanto aos gastos, estes são a pagar por todos os herdeiros, afinal foram os seus sogros que fizeram asneira...
    O que acontece neste caso é simples... tem que acordar com eles, em abater esse gasto ao preço que pagará pela casa.

Você tem que fazer uma contra-proposta... tipo... para mim, a casa só vale 120mil... menos os 2mil que gastarei na legalização... 118mil... menos o valor do meu quinhão...

0.0124 seg. NEW