Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Vou começar a construir uma moradia (projeto já aprovado pela câmera)
    O terreno é em declive pelo que optamos um rês chão com cave/piso -1.
    Rês chão - cozinha, sala e quartos
    Piso -1 - garagem, lavandaria, um gabinete porque sou esteticista, é área social ( piscina, churrasqueirao e salão de jogos)

Vou anexar o projeto - preciso de opinião

- quanto a localização da lavandaria (piso da cozinha ou no -1) e se for na da cozinha a melhor localização

- climatizacao (pre instalação de ac e Recuperador de calor - o Recuperador de calor ficará na sala e estratégias para levar lenha para o piso de cima ?

- a zona social de verão (piscina e churrasqueira) ficou no piso abaixo da sala e cozinha - na altura foi discutido isso mas não queríamos perder o salão em baixo (daí que um muro de suporte e subir a zona da churrasqueira) não nos fez muito sentido

Opiniões quanto ao projeto
    O que alteravam ? Tamanho e disposição das divisões
    Tmb pensamos em trocar a disposição da sala pela cozinha mas a janela da sala é bem maior e achamos que fica melhor

O elevador será só mesmo pre instalação - se um dia fizer falta la estará
      IMG_7289.jpeg
      IMG_7288.jpeg
  2.  # 2

Jazuzs tanta casa….
    Qual é o agregado familiar?….

Sofia bem vinda à chafarica.
    Não sabemos toda uma série de condicionantes nem desejos seus/família. E estando aprovado não dá para andar a inventar avulso.

Tem área a mais, recortes a mais, compartimentada e nada optimizada em termos de utilidades.
    Fazendo fé na orientação das cotas a Norte ninguém vai para de estore levantado nas tardes de verão e o quarto ao lado dos arrumos não vai ter pinta de Sol…

Sofia se está a seu gosto e tem 400 000€+ para a contenda, estando aprovado, siga.
    Se tem dúvidas devia mastigar mais o projecto (diferente de planta que é o que aí está).
    Será provavelmente o seu investimento de vida, se calhar dar um passo atrás pode ajudara andar para a frente mais confiante.

Abr.
    Boa sorte.

Edit.
    Esse terreno assim a frio quase que pede ser “invertido”.
    Garagem e utilidades em cima e zona social/intima em baixo.
  3.  # 3

Colocado por: SofiaCosta9222Bom dia
    Vou começar a construir uma moradia (projeto já aprovado pela câmera)
    O terreno é em declive pelo que optamos um rês chão com cave/piso -1.
    Rês chão - cozinha, sala e quartos
    Piso -1 - garagem, lavandaria, um gabinete porque sou esteticista, é área social ( piscina, churrasqueirao e salão de jogos)

Vou anexar o projeto - preciso de opinião

- quanto a localização da lavandaria (piso da cozinha ou no -1) e se for na da cozinha a melhor localização

- climatizacao (pre instalação de ac e Recuperador de calor - o Recuperador de calor ficará na sala e estratégias para levar lenha para o piso de cima ?

- a zona social de verão (piscina e churrasqueira) ficou no piso abaixo da sala e cozinha - na altura foi discutido isso mas não queríamos perder o salão em baixo (daí que um muro de suporte e subir a zona da churrasqueira) não nos fez muito sentido

Opiniões quanto ao projeto
    O que alteravam ? Tamanho e disposição das divisões
    Tmb pensamos em trocar a disposição da sala pela cozinha mas a janela da sala é bem maior e achamos que fica melhor

O elevador será só mesmo pre instalação - se um dia fizer falta la estará
      IMG_7289.jpeg
      IMG_7288.jpeg

Viva Sofia,

A casa é enorme, aquela área no piso -1 em branco é o quê?

Não sei das suas possibilidades financeiras nem em que zona do país pretende construir, mas se fosse para mim, reduziria o tamanho das divisões em geral e talvez investisse num bom sistema de climatização, tipo piso radiante.

Bem sei que a lenha pode ser mais económico, mas fazer uma casa destas e depois andar a carregar lenha é como comprar um Ferrari e depois abastecer gasolina num posto low cost por ser mais barato.

Como disse, a casa é enorme mas, por exemplo, a cozinha parece-me ter pouca arrumação, aí talvez fizesse sentido colocar uma despensa de apoio.

Há necessidade de ter 3 WC com zona de banho no piso superior?

Há aqui questões que podem ser limadas a meu ver.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  4.  # 4

Inicialmente tínhamos em mente um rés do chão mas o terreno em declive não deixou então optamos por garagem e “arrumos” em baixo - a zona grande em branco ficará inacabado (uma segunda habitação futuramente)
    Onde colocaria a suposta despensa perto da cozinha ?
    A lavandaria ficaria mais prática em cima ?
  5.  # 5

Não consigo comentar cada publicação - como faço isso ? Já tentei em citar mas não consigo
  6.  # 6

Colocado por: gil.alvesJazuzs tanta casa….

Não sabemos toda uma série de condicionantes nem desejos seus/família. E estando aprovado não dá para andar a inventar avulso.

Tem área a mais, recortes a mais, compartimentada e nada optimizada em termos de utilidades.
    Fazendo fé na orientação das cotas a Norte ninguém vai para de estore levantado nas tardes de verão e o quarto ao lado dos arrumos não vai ter pinta de Sol…

Sofia se está a seu gosto e tem 400 000€+ para a contenda, estando aprovado, siga.
    Se tem dúvidas devia mastigar mais o projecto (diferente de planta que é o que aí está).
    Será provavelmente o seu investimento de vida, se calhar dar um passo atrás pode ajudara andar para a frente mais confiante.

Abr.
    Boa sorte.

Edit.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SofiaCosta9222

Um casal mais 3 filhos
  7.  # 7

Colocado por: FilipeS.

Viva Sofia,

A casa é enorme, aquela área no piso -1 em branco é o quê?

Não sei das suas possibilidades financeiras nem em que zona do país pretende construir, mas se fosse para mim, reduziria o tamanho das divisões em geral e talvez investisse num bom sistema de climatização, tipo piso radiante.

Bem sei que a lenha pode ser mais económico, mas fazer uma casa destas e depois andar a carregar lenha é como comprar um Ferrari e depois abastecer gasolina num posto low cost por ser mais barato.

Como disse, a casa é enorme mas, por exemplo, a cozinha parece-me ter pouca arrumação, aí talvez fizesse sentido colocar uma despensa de apoio.

Há necessidade de ter 3 WC com zona de banho no piso superior?

Há aqui questões que podem ser limadas a meu ver.
    Concordam com este comentário:diouf_matos

Já foi retificado o wc de apoio não terá duche

Q alterações faria a seu ver ?
    Lavandaria em cima próximo da cozinha
    Despensa localizada em q canto da cozinha ?
    Obrigada

Na altura ainda ponderamos a garagem em cima mas isso ainda aumentava mais os m2 à casa, acabando por ficar assim - na nossa ótica funcional
  8.  # 8

Colocado por: gil.alvesJazuzs tanta casa….

Abr.
    Boa sorte.

Edit.

Inicialmente tínhamos idealizado um rés do chão mas o declive do terreno foi uma condicionante
    A parte habitacional (de cima) está bem comedida em termos de áreas
    Na nossa ótica tmb não fazia muito sentido colocar os quartos em baixo - daí que resultou um rês chão com uma ‘cave’
    Ainda ponderamos a garagem em cima mas isso obrigada ainda a mais m2 de cobertura

Numa fase em que as paredes exteriores estão definidas alguma sugestão para as divisões ?
    Att
  9.  # 9

Colocado por: SofiaCosta9222
    Já foi retificado o wc de apoio não terá duche

Q alterações faria a seu ver ?
    Lavandaria em cima próximo da cozinha
    Despensa localizada em q canto da cozinha ?
    Obrigada

Na altura ainda ponderamos a garagem em cima mas isso ainda aumentava mais os m2 à casa, acabando por ficar assim - na nossa ótica funcional

Para mim a casa está grande, sabe que quanto maior, mais custos acarreta em termos de manutenção, climatização etc... Mas se está bom para si continue, tem aí uma casa com bastante espaço.

Não sou a melhor pessoa para aconselhar na localização da despensa, há aqui pessoal mais habilitado, mas talvez alterar/reduzir o hall de entrada e colocar ali uma despensa pequena com porta de correr... Um pequeno compartimento junto a cozinha faz muita diferença para arrumos.
  10.  # 10

Colocado por: SofiaCosta9222está bem comedida
    oh Sofia de comedido diria ter pouco… :)
    Mas cada um sabe da sua carteira.

Colocado por: SofiaCosta9222Ainda ponderamos a garagem em cima mas isso obrigada ainda a mais m2 de cobertura
    há que puxar um bocadinho pela criatividade. Não teria que aumentar em nada a área. Bem pelo contrário e ficava com uma arquitectura “fora da caixa”.
    Pelo que vai gastar no que aí está ficava mais valorizada.

Colocado por: SofiaCosta9222Numa fase em que as paredes exteriores estão definidas alguma sugestão para as divisões ?
    oh Sofia. Exteriores e interiores estão definidas. Se alterar as interiores haverá alguma coisa que se possa fazer em telas finais mas não pode por exemplo “inventar” nas IS de sítio por exemplo.

Não faz como disse sentido sugestões quando o que aí está, está aprovado e o que faria sentido seria uma volta de 170°… ;)

Abr.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

Tem areas a amais, com zonas que nada servem... Com uma entrada formal mal resolvida face o s compartimentos previstos e as circulações, a escada para o piso inferior, a devassar a sala... A sala que poderia ter menos 10m2 e ficava com melhor espacialidade e funcionalidade.
    Os quartos, a falta de equilíbrio de áreas funcionais, a desatenção em como foi resolvido os acessos, a falta de cuidado na implantação de portas, de como se entra nos espaços, nos alinhamentos...
    O excesso de espaços exteriores em varanda, a meu ver sem utilidade.

Eu não gosto...Está aprovada, mas parece ter ficado a meio do processo de projeto... um projeto novo ou cortar as gorduras a esse e pouparia dezenas de milhares de euros e melhor qualidade do edificado .
    Elevador na sala?

PS: não entendo o fetiche pelo portão de homem, com uma cobertura!?

Umas notas...
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaCosta9222
      IMG_72882.jpeg
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasTem areas a amais, com zonas que nada servem... Com uma entrada formal mal resolvida face o s compartimentos previstos e as circulações, a escada para o piso inferior, a devassar a sala... A sala que poderia ter menos 10m2 e ficava com melhor espacialidade e funcionalidade.
    Os quartos, a falta de equilíbrio de áreas funcionais, a desatenção em como foi resolvido os acessos, a falta de cuidado na implantação de portas, de como se entra nos espaços, nos alinhamentos...
    O excesso de espaços exteriores em varanda, a meu ver sem utilidade.

Eu não gosto...Está aprovada, mas parece ter ficado a meio do processo de projeto... um projeto novo ou cortar as gorduras a esse e pouparia dezenas de milhares de euros e melhor qualidade do edificado .
    Elevador na sala?

PS: não entendo o fetiche pelo portão de homem, com uma cobertura!?

Umas notas...
      IMG_72882.jpeg

Na sua opinião lavandaria em cima (próximo da cozinha) ou em baixo como está
  13.  # 13

Colocado por: SofiaCosta9222

Na sua opinião lavandaria em cima (próximo da cozinha) ou em baixo como está

Na sua opinião como poderia colocar as escadas para melhorar ?

PRI validade - não percebi
    Tal como já disse inicialmente a ideia inicial era um rés do chão mas o terreno é em declive
  14.  # 14

Bom dia Sofia
    O meu também é em declive acentuado, se quiser espreite o meu tópico para ver como fiz casa em res de chão
  15.  # 15

Colocado por: SofiaCosta9222PRI validade

Privacidade da suite...

Uma casa tão grande e tem o primeiro quarto completamente exposto aos ruídos da sala/cozinha.
  16.  # 16

Colocado por: SofiaCosta9222PRI validade - não percebi

PrivaCidade... ;)
  17.  # 17

Colocado por: SofiaCosta9222Na sua opinião como poderia colocar as escadas para melhorar ?

Era um projeto novo...

A lavandaria, como está não me parece mal - saõ opções. Mas isso tem de ser bem avaliado pela pessoa que irá utilizar.

0.0193 seg. NEW