Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Agradeço sugestões sobre a seguinte situação.

Tenho uma caldeira a gás para AQS e AQC, tem um depósito de 50 litros (ou 30, não tenho a certeza).
    Estou a pensar colocar uma bomba de calor (BC) para o AQS, 4 pessoas, duches todos os dias (alguns de nós somos um bocadinho abusadores de tempo...), mas não para o AQC, pois parece-me demasiado caro (tenho cerca de 120 elementos de radiadores a água que costumo usar com 70º) e só o uso uns 20 a 30 dias por ano.
    Estava a pensar ligar a saída de água quente da BC na entrada AQS da caldeira... penso que assim conseguiria que ela só funcionasse nos momentos em que a BC não seria capaz de libertar a água à temperatura pretendida (40º), ou seja, deveria ficar para este efeito quase sempre, se não sempre (depende da opção que vier a escolher), sem consumo de gás, MAS com a garantia de se um dia os 4 quiserem tomar um banho de 10 minutos todos seguidos, a água quente não vai faltar. E ainda, terei os meus 20/30 dias de AQC, sendo que neste caso sempre só a gás...

Posso ainda fazer a ligação BC/Caldeira/Rede interna, com um bypass à caldeira, de modo a desliga-la nos meses em que vier a perceber que não precisarei dela de todo...

Isto será eficiente? Garante que se a água entrar a temperatura superior aos 40º de ativação da caldeira, esta não se liga?

Desde já agradeço as sugestões.

0.0076 seg. NEW