Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Quero construir casa pelo que ando a tentar educar-me em todo o processo. Começando pela escolha do terreno.

- Pelo que sei o terreno tem de estar num lote ou ser urbanizavel, mas como confirmar estas legalidades? Pedir documentos na CM da região? Existe alguma maneira de o fazer rápido e online?

- Além da importância da localidade ou exposição solar, existem alguns detalhes que deva ter em especial atenção?

- Na fase de escolha, devo já envolver um arquitecto? Imagino que a opinião do arquitecto seja muito útil, mas não sei até que ponto isso é o normal de se fazer.

Agradeço quaisquer conselhos que tenham!
  2.  # 2

Olá,
    Se procura terreno para construir, terá mais tarde ou mais cedo que arranjar um Arquitecto. O que eu faria se fosse a sí, depois de procurar e escolher +/- um ou dois lotes que lhe agrade, procure um Arquitecto da sua zona... e peça-lhe que estudo a viabilidade de construção naquele lote...

Esse estudo pode ajudá-lo se certo terreno está caro ou barato, pode ajudá-lo a negociar o valor e se vai de encontro ao que você quer construir. Um relatório assim pode custar-lhe 150-300€ em função do caso. Se é normal ou não, não sei. Nós temos feitos uns quantos de vez enquando. Há casos em que essa análise levou o cliente a desistir. E ainda bem, melhor descobrir os problemas no inicio em vez de depois de ter comprado a propriedade...

Pode também ir à Câmara, e aí é grátis... mas para lhe ser sincero, se você não é da área, melhor ir com um Arquitecto por fora. Há muita informação no website da sua Câmara também.

Esse pequeno estudo tem ainda outra vantagem... se empatizar (ou não) com o Arquitecto numa coisa tão simples, já fica a saber com o que poderá contar mais tarde, com o projecto em sí.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Jpires76
  3.  # 3

Colocado por: JLeirocomo confirmar estas legalidades? Pedir documentos na CM da região?
    sim

Colocado por: JLeiroExiste alguma maneira de o fazer rápido e online?
    a forma mais rápida será ir falar com um arqº

Colocado por: JLeiroexistem alguns detalhes que deva ter em especial atenção?
    bastantes até.. mas digo sempre esse tipo de análise para escolha de um terreno para quem não é da área é bom ser aconselhado por um profissional

Colocado por: JLeirodevo já envolver um arquitecto?
    pode.. a a meu ver é bom. se for alguem com agilidade vale o investimento

Colocado por: JLeiromas não sei até que ponto isso é o normal
    não é norma, porque a malta tem a mania do DIY para poupar 50, 100, 200€ (o que seja, não sei). depois queixam-se de serem enganadas.

construir uma casa, acima de tudo deve ser encarado como um investimento/negócio. sem bem aconselhado desde o início garante um melhor final

0.0102 seg. NEW