Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Procuro saber qual o melhor isolador acústico. O problema é, maioritariamente, barulhos de reverberação, e parecem vir do prédio do lado (ainda não tenho vizinhos de cima, mas calculo que também vá ser um problema). Assim, como já instalei ar condicionado, vou fazer teto falso.

O que vai para dentro do teto falso é que é a minha questão. Foram-me apresentadas 3 soluções:

1. Placas XPS (que creio é mais para térmico) (EUR 2700)

2. Isolamento com lã de rocha triturada que é "bombeada" para dentro do teto (segundo o que foi dito, não sobra espaço para passar ruido).

3. MAD4, com uma placa de gesso perto teto depois MAD4 colada à outra placa de baixo.

como a casa é pequena O custo do material não é propriamente um problema. Quero é a melhor solução possível.

Acho que o custo de mão de obra é que varia imenso.

A pessoa que ofereceu a solução XPS é a que me faria mais barato (EUR 2700).

A solução 2 é EUR 2000 lã de rocha mais 8000 de teto falso e luzes.

A solução 3 vão-me dar orçamento, mas creio que vai ser mais parecida com a solução 2 em termos de custo. Mas pareceu-me a solução mais credível.

Outra hipotese seria pedir à pessoa da solução 1 se faria a solução 3.

Ainda outra hipotese é fazer teto falso com a pessoa da solução e fazer o bombeamento da lã de rocha com a pessoa da solução 2.

Mas a questão é a relevância da aptidão e qualidade de mão de obra no resultado final.

Ou seja, dependendo do aplicador haverá grande diferença?

qualquer ideia ou comentário é bem vindo.

Obrigado!
    • Zarb
    • 17 novembro 2024

# 2

Qual é a área em causa?
    2000 euros só para lã de rocha... qual a grossura? 100 mm?
  2.  # 3

Isto:
    Colocado por: Pedro lemosisolador acústico

É incompatível com isto:
    Colocado por: Pedro lemosbarulhos de reverberação

Colocado por: Pedro lemosO custo do material não é propriamente um problema. Quero é a melhor solução possível.

Então, possivelmente a melhor solução não será nenhuma dessas. Faça uma pesquisa aqui no fórum que vai encontrar tópicos recentes semelhantes, em que são debatidas soluções para o que pretende.

Colocado por: Zarb2000 euros só para lã de rocha... qual a grossura? 100 mm?

Colocado por: Pedro lemoslã de rocha triturada
  3.  # 4

Xps não é acústico
    A lã de rocha é um excelente isolamento acústico
    A manta apenas serve para dar peso, com isso consegue isolar acusticamente
    O ideal é um sistema de Sandwich, lã pladur manta pladur lã pladur
  4.  # 5

Colocado por: ZarbQual é a área em causa?
    2000 euros só para lã de rocha... qual a grossura? 100 mm?

Area: 43m2, grossura do teto 15cm
  5.  # 6

Colocado por: bettencourtXps não é acústico

Obrigado, sim Tb reparei nisso dps de receber a solucao proposta e fiquei um PC de pé atrás. Pois, NG me apresentou essa solução, mas já ouvi falar nela. O senhor da solução 3 disse que O MAD4 chegava. Ou seja punha um placa pladur um PC abaixo do teto depois a manta colada ao pladur e dps otr pladur por baixo. E que assim minimizava muito o barulho. Pelo menos foi o que eu percebi.
  6.  # 7

Colocado por: Pedro lemos

Obrigado, sim Tb reparei nisso dps de receber a solucao proposta e fiquei um PC de pé atrás. Pois, NG me apresentou essa solução, mas já ouvi falar nela. O senhor da solução 3 disse que O MAD4 chegava. Ou seja punha um placa pladur um PC abaixo do teto depois a manta colada ao pladur e dps otr pladur por baixo. E que assim minimizava muito o barulho. Pelo menos foi o que eu percebi.

Colocado por: bettencourtXps não é acústico

Entra la de Rocha e o MAD4 escolheria a lá de Rocha? Está solução 2 é lá de Rocha que é bombada para dentro do teto falso, 15cm de espessura.

Outra pergunta, há grande diferença nos tipos de materiais de teto falso?

Obrigado!
  7.  # 8

Colocado por: RuikodeIsto:

É incompatível com isto:

Então, possivelmente a melhor solução não será nenhuma dessas. Faça uma pesquisa aqui no fórum que vai encontrar tópicos recentes semelhantes, em que são debatidas soluções para o que pretende.

Está a dizer que isolador acústico não é solução para reverberação, é isso?
  8.  # 9

Colocado por: Pedro lemosEstá a dizer que isolador acústico não é solução para reverberação, é isso?

Estou a dizer que isolar acusticamente e reduzir reverberação são duas coisas diferentes, e como tal, a forma de tratamento é diferente. Questões de reverberação estão relacionadas com um problema especifico, que por norma podemos ter no interior da nossa casa e pretendemos controlar. Questões que levem a soluções de isolamento acústico por outro lado, terão a ver com eventos no exterior da casa (ruido) e que pretendemos eliminar.

Para além disso, há um detalhe que não ficou claro:
    Colocado por: Pedro lemosvou fazer teto falso
    Colocado por: Pedro lemosIsolamento com lã de rocha triturada que é "bombeada" para dentro do teto

Se ainda vai fazer o teto falso, porque iria adotar uma solução criada para "resolver" estas questões em tetos já feitos (caso seguisse essa via)? Normalmente essas soluções são um último recurso quando já não há muito mais a fazer, e como tal, apresentam resultados inferiores aos potencialmente conseguidos com outro tipo de intervenção mais a montante.

Fico com a sensação que maior parte dos "profissionais" no mercado não sabem bem o que andam a fazer e propõem soluções mal amanhadas porque a formação para estas especificidades é nula. Naturalmente, o cliente não conhecendo aspetos técnicos também não chega a nenhuma conclusão em seu beneficio.
    Pedirem €2700 por 43m2 de XPS com o objetivo de fazer um isolamento acústico acho que é uma piada de mau gosto.
  9.  # 10

Colocado por: Ruikode
    Estou a dizer que isolar acusticamente e reduzir reverberação são duas coisas diferentes, e como tal, a forma de tratamento é diferente. Questões de reverberação estão relacionadas com um problema especifico, que por norma podemos ter no interior da nossa casa e pretendemos controlar. Questões que levem a soluções de isolamento acústico por outro lado, terão a ver com eventos no exterior da casa (ruido) e que pretendemos eliminar.

Para além disso, há um detalhe que não ficou claro:

Se ainda vai fazer o teto falso, porque iria adotar uma solução criada para "resolver" estas questões em tetos já feitos (caso seguisse essa via)? Normalmente essas soluções são um último recurso quando já não há muito mais a fazer, e como tal, apresentam resultados inferiores aos potencialmente conseguidos com outro tipo de intervenção mais a montante.

Fico com a sensação que maior parte dos "profissionais" no mercado não sabem bem o que andam a fazer e propõem soluções mal amanhadas porque a formação para estas especificidades é nula. Naturalmente, o cliente não conhecendo aspetos técnicos também não chega a nenhuma conclusão em seu beneficio.
    Pedirem €2700 por 43m2 de XPS com o objetivo de fazer um isolamento acústico acho que é uma piada de mau gosto.

Obrigado.

Expliquei-me mal em alguns detalhes.

Quanto ao isolamento acustico vs. reverberação já entendi.

Sim, vou fazer teto falso. E o bombear lã de rocha foi uma solução que me apareceu e pensei conjugar as duas.

Então, fazendo teto falso, o que seria melhor para isolar?

algo como este rolo de isolamento ou mad 4? Com placas de gesso do teto falso? Não seria bom também por lã de rocha?

https://www.leroymerlin.pt/produtos/construcao/isolamento/isolamento-por-tipo-de-produto/espumas-acusticas/rolo-de-isolamento-acustico-danosa-acustidan-16-4-20mm-6m2-17308501.html?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=pmax-shopping-ao_construcao_ao_google&utm_content=1p&utm_term=&placement=&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAxea5BhBeEiwAh4t5K_DnHPx3j8ERQoa_X4wPOxUFLYyPUiJLzuNYcAU4o0EaN4M9iDq-lhoCilYQAvD_BwE

Quanto ao XPS, os 2700 já incluem teto falso e iluminação, não sei se tinha referido antes.
  10.  # 11

Lã de rocha 70kg com 40mm
    Tecto falso com apoios anti vibraticos
    Mad 4
    Tecto falso
    Lã de rocha igual
    Tecto falso com a iluminação

O pladur sempre todo barrado e de 15mm e de marca
  11.  # 12

Colocado por: bettencourtLã de rocha igual

Essa parte já acho desnecessária...so se quiser ter os focos embutidos no tecto, com GU10.
    Concordam com este comentário: Pedro lemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro lemos
  12.  # 13

Colocado por: bettencourtLã de rocha 70kg com 40mm
    Mad 4
    Tecto falso
    Lã de rocha igual

O pladur sempre todo barrado e de 15mm e de marca

Obrigado, pois ninguém me oferece esta solução.

Talvez tenha que perguntar se da para fazer assim, pelo menos no quarto. A solução 3 só põe manta acústica, deixa um espaço entre o teto atual e a primeira placa de pladur ("para deixar lá o som") depois manta acústica mais pladur. Será que por lá de Rocha nesse gap inicial no teto era mais eficaz?
    Pladur "barrado", o que é? Obrigado
  13.  # 14

Colocado por: Pedro Barradas
    Essa parte já acho desnecessária...so se quiser ter os focos embutidos no tecto, com GU10.

Acha que uma solução como a que falo acima, pladur, manta pladur é eficaz? É a que a empresa que me oferece mais confiança está a avançar. Ou devi por lá de Rocha Tb?

E a solução 2 teto falso mais lá de Rocha insuflada pra dentro do teto? Acima disseram que é mais uma solução para quando já existe teto falso (e faz sentido), mas o que acha dessa solução. Obrigado
  14.  # 15

As soluções que tenho em cima da mesa no momento sao:

Aplicação de teto falso com manta acústica. Cria-se caixa de ar sem nada entre o teto e a primeira placa, depois manta acústica mad 4, e depois o segundo pladur. A minha questão é 1. Se é bom a caixa de ar ficar vazia(a pessoa em causa diz que sim e que não é necessário lá de Rocha), 2. Basta uma manta acústica mad 4? A espessura não é pouca?

A outra solução seria por teto falso e insular 15 cm de espessura de lá de Rocha.

Peegunta: o por focos de luz no teto não cria mais buracos por onde o som passar?

Obrigado
  15.  # 16

Em relação a solução com manta acústica, acham melhor por a lá de Rocha na primeira caixa de ar?
  16.  # 17

Colocado por: Pedro lemosAs soluções que tenho em cima da mesa no momento sao:

Aplicação de teto falso com manta acústica. Cria-se caixa de ar sem nada entre o teto e a primeira placa, depois manta acústica mad 4, e depois o segundo pladur. A minha questão é 1. Se é bom a caixa de ar ficar vazia(a pessoa em causa diz que sim e que não é necessário lá de Rocha), 2. Basta uma manta acústica mad 4? A espessura não é pouca?

A outra solução seria por teto falso e insular 15 cm de espessura de lá de Rocha.

Peegunta: o por focos de luz no teto não cria mais buracos por onde o som passar?

Obrigado

Essa caixa de ar vazia vai ficar um mimo para ressoar. Ou enche isso com lã de rocha 70Kg m3 ou então mais vale transferir-me o dinheiro para mim, porque o efeito será pouco ou nenhum.

Ligue para a Danosa que eles ajudam-no a desenhar uma coisa com jeito.
    Concordam com este comentário: Masterful
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro lemos
  17.  # 18

"Essa caixa de ar vazia vai ficar um mimo para ressoar. Ou enche isso com lã de rocha 70Kg m3 ou então mais vale transferir-me o dinheiro para mim, porque o efeito será pouco ou nenhum.

Ligue para a Danosa que eles ajudam-no a desenhar uma coisa com jeito"

Obrigado, a lã de rocha fica colada ao teto?

E a solução de lã de rocha insuflada faz sentido, visto que ainda vou pôr o teto e a parede falsa?
  18.  # 19

Colocado por: bettencourtLã de rocha 70kg com 40mm
    Mad 4
    Tecto falso

Acho que vou contratar o prestador de serviços que me fica mais em conta, e implementar esta solução. Não vejo outro caminho, ninguém me oferece uma solução assim, esta é a que me faz mais sentido.

Se em vez de mad 4 puser esta, faz mais sentido: Rolo de isolamento acústico DANOSA ACUSTIDAN 16/4 20MM 6M²?

https://www.leroymerlin.pt/produtos/construcao/isolamento/isolamento-por-tipo-de-produto/espumas-acusticas/rolo-de-isolamento-acustico-danosa-acustidan-16-4-20mm-6m2-17308501.html?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=pmax-shopping-shopping-ao_catchall_ao_google&utm_content=1p&utm_term=&placement=&gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAr7C6BhDRARIsAOUKifi916Z0ZONpea53M8lMww4ly7f1e2SqGqnwzD5O6XM0BfMpHFOkhZcaAun6EALw_wcB
  19.  # 20

Colocado por: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro lemos

Obrigado.
    A solução teto falso 15cm + lã de rocha insuflada nos 15cm de teto, faz-lhe sentido? Obrigado

0.0201 seg. NEW