Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora boa tarde a todos.

Passo a expôr o que me sucedeu hoje de tarde, para tentar perceber o que poderá estar a acontecer.

Aqui há uns dias, quando os meus pais chegaram a casa não havia luz.

Andaram a tentar identificar o que estava em curto e descobriram que o disjuntor que fazia disparar o quadro era o do forno.

Deixaram então esse disjuntor desarmado para depois se averiguar qual era o problema.

Hoje acabei por dar um salto a casa deles, para os tentar ajudar, porque "pesco" um bocado de eletricidade e bem-aventurar-nos a tentar perceber qual era o problema.

Tiramos o forno do sítio, convencidos que seria o ligador derretido (ainda era daqueles de aparafusar e não os de patilha rápida), porque já aconteceu no passado.

Para nosso espanto o ligador estava impecável, tiramos então o forno fora a pensar já que seria alguma resistência do mesmo em curto.

Ligamos o disjuntor, que tem apenas aquele cabo direto do quadro ao forno, sem qualquer derivação ou fazer parte de algum circuito, e não é que o cabo descarnado, sem nada ligado, manda o geral abaixo na mesma?

Fomos testar se era o disjuntor avariado: desliguei fase e neutro daquele disjuntor, peguei em outros 2 fios, liguei direto ao disjuntor e ao barramento do neutro uma lâmpada, e a lâmpada acende, apaga, o disjuntor não dispara...

Ou seja, penso que já testei o disjuntor, o forno não deve ser (falta-me testá-lo, até o trouxe embora para limpar e vou ainda ligar a ver), mas custa-me a acreditar uma vez que o disjuntor do forno faz o quadro disparar simplesmente armando-o, sem nada ligado na outra ponta, fios desencostados, pus só uns ligadores para proteger as pontas...

A minha questão é: Poderá ser o cabo?

O quadro tem alguma humidade, a casa é bastante húmida, tanto que alguns disjuntores até estão com os parafusos um bocado enferrujados, já tem mais de 25 anos e nunca mexeram nele, até queremos refazê-lo, disjuntores novos etc, mas neste momento estava a tentar perceber qual seria o problema do forno concretamente.

Nota: o cabo vai por baixo da casa, na altura foi assim feito, não vai pelas paredes, poderá ter derretido algures e ter fiarada encostada? Ou humidade (já que vai pelo solo?)

Obrigado por qualquer ajuda, bem haja a todos.

Resto de bom domingo (mesmo a terminar)!

João Rainha
    • size
    • 17 novembro 2024 editado

# 2

Colocado por: Joao RainhaOra boa tarde a todos.

Passo a expôr o que me sucedeu hoje de tarde, para tentar perceber o que poderá estar a acontecer.

Aqui há uns dias, quando os meus pais chegaram a casa não havia luz.

Andaram a tentar identificar o que estava em curto e descobriram que o disjuntor que fazia disparar o quadro era o do forno.

Deixaram então esse disjuntor desarmado para depois se averiguar qual era o problema.

Hoje acabei por dar um salto a casa deles, para os tentar ajudar, porque "pesco" um bocado de eletricidade e bem-aventurar-nos a tentar perceber qual era o problema.

Tiramos o forno do sítio, convencidos que seria o ligador derretido (ainda era daqueles de aparafusar e não os de patilha rápida), porque já aconteceu no passado.

Para nosso espanto o ligador estava impecável, tiramos então o forno fora a pensar já que seria alguma resistência do mesmo em curto.

Ligamos o disjuntor, que tem apenas aquele cabo direto do quadro ao forno, sem qualquer derivação ou fazer parte de algum circuito, e não é que o cabo descarnado, sem nada ligado, manda o geral abaixo na mesma?

É de supor que é o disjuntor geral com a função diferencial que está a desligar a corrente. Certo ?
    Se assim for, é de admitir que o cabo estará derretido, ou possível humidade, estando a existir passagem de corrente da fase para o fio terra.
    Com um multímetro conferir o isolamento entre cada um dos fios condutores.
    Concordam com este comentário: Joao Rainha
  2.  # 3

Pode ser o cabo, sim. Pode ter aquecido mais do que devia internamente, amaciou os isolamentos e os fios de cobre encostaram.

Também já tive situações do arco-da-velha em que o simples envelhecimento do material isolante passou a dar passagem. Testado com um multímetro (portanto baixíssima tensão) o cabo não acusava passagem nenhuma, mas debaixo da tensão da rede o cabo dava passagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Rainha

0.0108 seg. NEW