Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, estou a começar a jornada de melhorar (remodelar seria um exagero) uma moradia de cerca de 30 anos com 200m2 de área interna divididos em 2 andares e uma cave (que a pasear de ser cave tem acesso ao jardim, então é bastante utilizável).

Sei que tenho muita pesquisa pela frente, mas gostaria de uma opinião sobre quais os pontos consideram os mais importantes para que eu possa priorizá-los.
    Tenho orçamento limitado, então prefiro fazer aos poucos e bem do que economizar e ter que refazer no futuro.

Alguns items que estão na minha lista para coletar algumas opiniões:

Segurança
    1) Encanamento
    2) Eletricidade
    Fui recomendado a começar a trocar todo o encanamento e fiação por segurança. Concordam?

Comforto e eficiência
    1) Janelas
    Janelas são antigas com vidros simples e diria que são prioridade no quesito comforto e eficiência, concordam?

2) Climatização e humidade
    Acho que para uma casa antiga não há possibilidade de passar dutos para aquecimento central. Qual seria então a solução mais adequada e eficiente?
    AC Split em cada quarto?
    VMC Descentralizado?
    Desumidificadores pela facilidade e simplicidade?

3)Isolamento
    Enfim, sei que este é um ponto crucial. Melhor comecar por aqui mesmo que talvez não tenha orçamento para fazê-lo de início. Me parece que é o ponto mais caro da lista, correcto?

Agradeço muito quaisquer opiniões que ajudem com a minha pesquisa.
  2.  # 2

Que valores tem para gastar?
  3.  # 3

Colocado por: VarejoteQue valores tem para gastar?

20-30k inicialmente.
  4.  # 4

Colocado por: gusvdegurança
    1) Encanamento
    2) Eletricidade
    Fui recomendado a começar a trocar todo o encanamento e fiação por segurança. Concordam?

Não se diz encanamento, refira-se à tubagem da rede de distribuição de água (vulgo, canalização). Sim, com 30 anos faz bem, a rede de agua quente deve ser em ferro galvanizado, certo? se assim for é conveniente, e aproveita e mete o isolamento termico obrigatório na rede de aguas quentes.

A electricidade, pode não ter de alterar muito, tem de ser analisada por electricista.

Colocado por: gusvdComforto e eficiência
    1) Janelas
    Janelas são antigas com vidros simples e diria que são prioridade no quesito comforto e eficiência, concordam?

Diria que sim - são em aluminio? de correr?. Mas se o orçamento não der, veja primeiro a questão do isolamento termico no tecto do piso +1. GRTande parte das perdas térmicas é efectuado pela cobertura.

Colocado por: gusvd2) Climatização e humidade
    Acho que para uma casa antiga não há possibilidade de passar dutos para aquecimento central. Qual seria então a solução mais adequada e eficiente?
    AC Split em cada quarto?
    VMC Descentralizado?
    Desumidificadores pela facilidade e simplicidade?

PEdir cotação e depende da sua intervenção.. O orçamento que tem nãoi chega para tudo. Humidades podem ser decorrentes de outras patologias... Atenção.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  5.  # 5

Canalização, eletricidade, esgotos tudo novo, remodelar wc's e cozinha.

30k é curto para isto.

O resto necessita mais capital.
  6.  # 6

Colocado por: Varejoteesgotos tudo novo,

Esgotos novos!? numa edificação com 30 anos, só se houver mudanças profundas nas instalações sanitárias e cozinha... ou já sofrer de patologias/ mau dimensionamento/ concepção/ execução da rede. o resto da rede (prumadas e caixas exteriores) normalmente está em perfeito estado.
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradas
    Esgotos novos!? numa edificação com 30 anos, só se houver mudanças profundas nas instalações sanitárias e cozinha... ou já sofrer de patologias/ mau dimensionamento/ concepção/ execução da rede. o resto da rede (prumadas e caixas exteriores) normalmente está em perfeito estado.

Sim, com 30 anos já é em PVC, eventualmente dentro dos wc's e cozinha.
    • gusvd
    • 18 novembro 2024 editado

# 8

Certo! Muito obrigado pelas informações e pela correção nos termos (encanamento canalização). Isto já é uma grandíssima ajuda.

Com base nas informacões compartilhadas:

Segurança
    1) Canalização
    Trocar fornecimento de água, principalmente água quente caso ainda seja de ferro galvanizado (tenho quase certeza que é o caso). Ja meter o isolamento termico obrigatório.
    Esgotos só caso haja problemas ou não seja PVC.

2) Eletricidade
    Analizar com eletricista. Mas acho que devo alterar para instalação de mais pontos e possivelmente cabos de rede.

Remodelar casas de banho e cozinha

Comforto e eficiência
    Aos poucos comforme capital disponível.
    Concordam com a ordem de prioridade ou passariam o isolamento térmico exterior mais para frente?

1) Isolamento termico no tecto do piso 2/telhado
    Verificar e fazer caso necessário.

2) Janelas

3) Equipamentos de climatização e humidade

4)ETICS - Isolamento térmico exterior
  8.  # 9

Colocado por: gusvdCerto! Muito obrigado pelas informações e pela correção nos termos (encanamentocanalização). Isto já é uma grandíssima ajuda.

Com base nas informacões compartilhadas:

Segurança
    1) Canalização
    Trocar fornecimento de água, principalmente água quente caso ainda seja de ferro galvanizado (tenho quase certeza que é o caso). Ja meter o isolamento termico obrigatório.
    Esgotos só caso haja problemas ou não seja PVC.

2) Eletricidade
    Analizar com eletricista. Mas acho que devo alterar para instalação de mais pontos e possivelmente cabos de rede.

Boas,

Já começou a fazer a sua remodelação? Também vou remodelar uma casa com 30 anos, caso já tenha iniciado consegue partilhar valores da substituição de canalização e eletricidade?

Obrigada
  9.  # 10

Boas,

Já começou a fazer a sua remodelação? Também vou remodelar uma casa com 30 anos, caso já tenha iniciado consegue partilhar valores da substituição de canalização e eletricidade?

Obrigada

Olá! Começamos agora a pedir orçamentos. Vou compartilhando conforme formos recebendo. Em qual região está a a vossa casa? A nossa está na região de lisboa/linha.
  10.  # 11

Gusvd, tem neste momento um projeto?
  11.  # 12

Colocado por: gusvd

Olá! Começamos agora a pedir orçamentos. Vou compartilhando conforme formos recebendo. Em qual região está a a vossa casa? A nossa está na região de lisboa/linha.

A nossa é em Leiria
    • pcg6
    • 23 janeiro 2025

# 13

Bom dia Catiascalves

Vão recorrer a algum arquiteto?
  12.  # 14

Colocado por: RUIOLI

Está muito giro e didático, parabéns!

Não sei porque censuraram o senhor, eu amei o site, para além de que acredito piamente nele. Aquilo é obra feita por sapateiros.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  13.  # 15

Colocado por: desofiapedro

Não sei porque censuraram o senhor, eu amei o site, para além de que acredito piamente nele. Aquilo é obra feita por sapateiros.
    Concordam com este comentário:RUIOLI

Há uns tempos constou-se por aqui que o este forum teve problemas legais porque alguém fez algumas acusações a outra empresa (ou empreiteiro..já não sei).
    Este caso penso ser diferente porque havia um link para um site externo, mas pode ter sido uma medida preventiva por parte da administração
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • gusvd
    • 25 fevereiro 2025

# 16

Colocado por: Catiascalves

Boas,

Obrigada

Canalização ronda em torno de 5 mil

Projeto eletrico tem variado bastante entre 5 e 9 mil dependendo da qualidade dos materiais e profissionais.

0.0155 seg. NEW