Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bons dias a todos.

Estou com uma dúvida.

O meu WC estava a causar infiltrações no vizinho de baixo. Aparentemente, a ligação da sanita estava mal feita e algum do esgoto pingava pontualmente para o vizinho.

A empresa que fez a reparação esteve a alterar o esgoto do meu WC e a reparar as coisas.

Antes das obras, não havia qualquer mau cheiro, mas depois das obras os maus cheiros instalaram-se. Não são constantes mas, pelo que percebi, muitas das vezes que uso o lavatório, começa a sair mau cheiro no canto por trás da sanita onde na foto se vê o acessório de ligação à prumada (acho que se chama garfo).

Quando uso o lavatório, por vezes, também ouço um "borbulhar" na zona da sanita.

Estive a investigar e não me parece ser da caixa do sifão do chão, nem da sanita. Além disso, a sanita tem sempre água, não há sucção da água por descarga de sanitas dos vizinhos.

Lembro-me que a empresa da reparação referiu que anteriormente, o acessório que fazia a ligação à prumada nem colado estava e que podia ser isto que causava a infiltração. Agora supostamente repararam.

Eles voltam cá esta semana para avaliarem se fizeram alguma coisa de errado na obra, mas já me estão a adiantar que quase de certeza que o problema não é deles, mas sim da prumada. Antes não estava ligado corretamente, agora já está, por isso agora se há maus cheiros será da prumada. Parece-me que descartarão qualquer responsabilidade e lá vou eu ficar com isto assim.

Gostaria de pedir ajuda aos membros mais experimentes do fórum para perceber se de facto isto será assim, ou se me dão alguns argumentos para os convencer a que o problema dos maus cheiros foi causado por eles.

Envio uma foto dos esgotos e outra atual do WC já montado.

Muito obrigado.

Gil
      PHOTO-2024-11-15-11-54-09.jpeg
      PHOTO-2024-11-15-11-54-07.jpg
    • size
    • 18 novembro 2024

# 2

Tente conferir se o assentamento da sanita e a tampa do sifão do chão estão bem vedados com silicone
  2.  # 3

Olá size, estão sim :(
    • size
    • 18 novembro 2024 editado

# 4

Será que o sifão estará a deixar passar os maus cheiros para o lavatório, por desnivelamento de água ?

Afinal, trata-se de um problema anterior que a obra na WC não resolveu. É que não cortaram o chão até à prumada. Pode existir alguma fractura na conduta horizontal, junto da prumada
  3.  # 5

O sifão de chão não deixa passar maus cheiros para o lavatório. O compartimento superior da água que vem do lavatório está cheio no sifão.

O mau cheiro vem mesmo da zona da prumada.

De qualquer maneira, não havia mau cheio antes da obra. Por isso não consigo arranjar explicação para o porque de agora vir.

Faz algum sentido ter agora mau cheiro porque o problema é da prumada e só agora é que se nota por a ligação estar correctamente feita? É o que a empresa me está a tentar vender...
    • size
    • 19 novembro 2024

# 6

Colocado por: nunoragilO sifão de chão não deixa passar maus cheiros para o lavatório. O compartimento superior da água que vem do lavatório está cheio no sifão.

O mau cheiro vem mesmo da zona da prumada.

De qualquer maneira, não havia mau cheio antes da obra. Por isso não consigo arranjar explicação para o porque de agora vir.

Mas, num tópico seu anterior, foi você que disse isto: -
    O meu wc tinha um problema na sanita e esteve cá uma empresa a partir o chão e a substituir canalizações e sifão de chão.

Faz algum sentido ter agora mau cheiro porque o problema é da prumada e só agora é que se nota por a ligação estar correctamente feita? É o que a empresa me está a tentar vender...

Pois, não a nenhum sentido.
    Com é que a empresa pode garantir uma boa reparação se não fez intervenção até à prumada ? Pela foto não se observa essa intervenção.
  4.  # 7

Size, o problema anterior estava relacionado com infiltrações da ligação da sanita no andar de baixo. Não com maus cheiros.

A empresa nesta obra foi pelo menos até à substituição da tal forquilha de ligação à prumada. Mas o argumento do mau cheiro vir da prumada é possível ser verdade, mesmo que antes não houvesse qq mau cheiro?

Obrigado mais uma vez
  5.  # 8

Desculpem a insistência, mas alguém tem mais alguma sugestão?

Obrigado
  6.  # 9

Se o cheiro sai pela sanita é má vedação.
    E falta boa ventilação dessa prumada deveria ter colocado uma válvula admissão ar
  7.  # 10

Obrigado RicardoPorto :)

Infelizmente a obra foi feita pela empresa do seguro pelo que não tive opção.

A colocar agora a válvula de admissão de ar, terá de ser às minhas custas.

De acordo com as fotografias que coloquei no post inicial, qual seria a localização correta para a VAA? Presumo que na ligação à prumada, acima do chão? Mas não fica baixa demais?

Muito obrigado mais uma vez pela ajuda de todos
  8.  # 11

O seu andar é o último?
  9.  # 12

Não é não Varejote. O prédio tem 6 andares e eu estou no 3.º
  10.  # 13

As ventilações ficam no último piso para o telhado, o problema de ventilação a existir já existia antes das obras, ou o problema é outro.

A sanita parece ser Zoom Polo, selada não passa cheiro.
  11.  # 14

A sanita é Madalena.

Hoje vieram cá da empresa que esteve a reparar fazer vistoria e propuseram colocar válvula sifonada no lavatório e trocar o sifão de chão por um com borracha que ajude a vedar.

Disseram que se não resolver teriam de tirar a sanita e investigar...
  12.  # 15

Já agora Varejote, julgo que houve obras no último piso. Poderá ter sido isso que aconteceu? Coincidência de fatores? Até porque o meu 2.º WC também apresenta problemas que nunca tinha antes apresentado: fica sem água na sanita, ao puxar o autoclismo, oiço borbulhar no lavatório, etc...

Obrigado mais uma vez
  13.  # 16

Podem fazer obras no último andar e ligar à prumada, desde que não desativem o tubo de ventilação que vai para o telhado, não há problema.
  14.  # 17

Há que investigar o que foi feito.

Muito obrigado pela ajuda.

Já agora, e como isto pode/deve meter vizinhos, será que as válvulas de admissão de ar podem ser a solução? Teria de ficar com estas válvulas a saírem do chão, já que não me parece prudente fazer ligações adicionais à prumada?

Obrigado
  15.  # 18

Não, puxava canalização para cimA e metia um T. Na parede abre um nicho e coloca a válvula num azulejo com íman sem betumar as juntas
  16.  # 19

RicardoPorto, mas com uma válvula de admissão de ar?
    Podes explicar melhor usando a foto que postei de início?
    Muito obrigado

0.0173 seg. NEW