Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bons dias,

Nisto de seguros, ainda sou muito verdinho - a única coisa que fiz durante quase 30 anos que tenho seguros foi pagar, nunca tive de os ativar. E por isso peço ajuda.

Acontece que neste momento tenho um WC onde não posso tomar banho, pois pinga no WC do vizinho de baixo.

Ora, tudo leva a crer que haja fuga na evacuação das águas do banho, embora não saiba exatamente onde: pode ser junto ao sifão de pavimento (que é relativamente simples), pode ser debaixo da banheira (que é preciso partir meio WC para lá chegar), pode ser algures entre os dois.

Portanto, é preciso fazer um diagnóstico disto como deve ser, provavelmente com câmara endoscópica.

Por outro lado, quero ativar o seguro, já que o multi-riscos contratado tem coberturas de pesquisa+reparação de avarias e danos estéticos.

Neste ponto, como se processa? Comunico a avaria ao seguro e eles mandam um perito? Devo eu contratar um perito e imputar o custo ao seguro? Ou outra coisa qualquer?
    • size
    • 18 novembro 2024

# 2

Primeiro, tem que comunicar o sinistro à Seguradora, que enviará um perito para verificar a ocorrência e dará instruções sobre a pesquisa.
    Concordam com este comentário: sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  2.  # 3

E depois de detetarem a fuga a reparação na sua casa é por sua conta. Vão reparar a casa do vizinho.
  3.  # 4

Colocado por: CarvaiE depois de detetarem a fuga a reparação na sua casa é por sua conta. Vão reparar a casa do vizinho.

Colocado por: ClioIIjá que o multi-riscos contratado tem coberturas de pesquisa+reparação de avarias e danos estéticos.

Mesmo com estas coberturas?!?
  4.  # 5

Depende do seu seguro, fale com eles. Mas o multirriscos é mais um seguro de terceiros do que danos próprios. Se uma fuga for por deficiência ou desgaste de uma instalação, não pagam a sua reparação, mas pagam os danos causados seja em sua casa ou da vizinho.
    Mas cada caso é um caso. Acione o seguro pois não vai ter agravamentos por isso e sobretudo para resolver o problema do vizinho é o melhor.
  5.  # 6

A empresa escolhida pela companhia de seguros para fazer a peritagem está a pedir-me a caderneta predial?

Para que diabo precisam eles da caderneta?
  6.  # 7

Colocado por: ClioIIA empresa escolhida pela companhia de seguros para fazer a peritagem está a pedir-me a caderneta predial?

Para que diabo precisam eles da caderneta?

Pra saber qual a permilagem que lhe calha a si.
  7.  # 8

Colocado por: ClioIIPara que diabo precisam eles da caderneta?

Para confirmar se os registos coincidem com a realidade.
    Já vi seguradoras a descartar responsabilidades porque o registo referia 1º esquerdo e o apartamento era o 1º direito.
    Um erro que já tinha passado por 3 ou 4 proprietários e nunca ninguém tinha achado importante fazer a correção
  8.  # 9

Colocado por: desofiapedro

Pra saber qual a permilagem que lhe calha a si.

Não é nas áreas comuns, julgo (ficaria muito admirado se fosse na coluna de águas sujas).
  9.  # 10

Colocado por: zedasilva
    Para confirmar se os registos coincidem com a realidade.
    Já vi seguradoras a descartar responsabilidades porque o registo referia 1º esquerdo e o apartamento era o 1º direito.
    Um erro que já tinha passado por 3 ou 4 proprietários e nunca ninguém tinha achado importante fazer a correção

Curioso, para receberem o prémio anual nunca acharam o erro impeditivo...
  10.  # 11

Colocado por: ClioIICurioso, para receberem o prémio anual nunca acharam o erro impeditivo...

Eles recebem na mesma quer você dê os dados corretos ou errados, a responsabilidade pelos dados é sua.
    Quando for para pagar, a responsabilidade de verificar se os dados estão corretos já é deles.
    Nem imagina o que aquela gente inventa para fugir com o rabo à seringa
  11.  # 12

Colocado por: zedasilvaNem imagina o que aquela gente inventa para fugir com o rabo à seringa

Faz delete e corta e cola
    Se é p'ra assinar
    Não foi à escola
    Se é p'ra assumir
    Nunca fui eu
    Não sabe da vida
    Que a vida é mais do que já negou

Sérgio Godinho, "O Ás da Negação"
  12.  # 13

Bom, lá recebi a equipa de peritagem enviada a mando da companhia de seguros.

Uma coisa é verdade: foram extremamente atenciosos e informativos.

Também me pareceram muito diligentes na busca do defeito, tamponando (com rolha insuflável) no sifão do pavimento cada um dos aparelhos e testando um por um com água e corante. Fizeram ensaios com água quente câmara térmica também à procura de uma zona quente de fuga.

Só teve um problema: não foi possível encontrar a fuga com métodos não destrutivos.

O principal suspeito, a banheira, não apresentou fuga. Nem qualquer um dos outros aparelhos.

Suspeita-se que o defeito esteja na ligação à prumada, e se manifeste de forma acentuada só quando é utilizada muita água (caso do banho).

Achei estranho não ter sido usada uma câmara endoscópica. Assim de repente diria que era uma ferramenta útil, mas desconheço se de facto se consegue distinguir uma pequena racha ou fenda.
  13.  # 14

Update:

Já tenho o problema na minha habitação resolvido (falta o tecto do meu vizinho).

Partindo um pouco o chão lá se encontrou finalmente a fuga: estava na forquilha onde o tubo proveniente do sifão de pavimento entronca na descarga da sanita.

Curiosidade: o tubo foi colocado provavelmente à força e o o-ring no abocardado da forquilha estava trilhado e fora de sítio.
    Ou seja: um problema que existe desde que a casa foi construída mas só recentemente se fez notar.

Depois, o buraco no chão foi preenchido e o cerâmico foi colocado. Felizmente encontrei algumas peças perdidas na arrecadação deixadas pela dona anterior (há 20 anos...).

0.0161 seg. NEW