Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estou a fazer um pequeno estudo sobre o mercado de arrendamento neste momento, pois ainda não decidi se vou colocar uma casa a alugar ou não, e para tal gostaria de saber em média quanto tempo se está a demorar a arrendar uma casa, ou seja, desde que colocaram os anúncios até terem arrendatários.

    Penso que esta informação será útil para todos os que estejam a pensar em colocar a alugar, e para tal gostaria que respondessem com os seguintes parâmetros:
      Tempo que o imóvel ficou por arrendar.
      Tipologia do imóvel.
      Locais onde colocou o anuncio (se foi em Imobiliárias, jornais nacionais, jornais regionais, etc...).
      Quantidade de arrendatários (se algum) que descartou antes de arrendar por motivos de falta de confiança no mesmo.


    Desde já obrigado pela colaboração e se quiserem sugerir mais algum item à lista força.
    Bobrinho.
    • luisvv
    • 12 março 2010 editado

     # 2

    Tempo que o imóvel ficou por arrendar.




    1) 6 dias até 1ª manifestação, de interesse, + 12 dias até assinatura do contrato.

    Tipologia do imóvel.

    2) T3

    Locais onde colocou o anuncio (se foi em Imobiliárias, jornais nacionais, jornais regionais, etc...).


    3) Imobiliária(s)

    Quantidade de arrendatários (se algum) que descartou antes de arrendar por motivos de falta de confiança no mesmo.

    4) 0
  2.  # 3

    Coloquei na internet e no correio da manhã.
    Vivo estrangeiro. Coloquei na internet uma semana antes de me deslocar ao nosso país e no correio da manhã sexta-feira, sábado e domingo.
    Não esperei tempo nenhum. Aluguei logo. A primeira vez, aluguei no primeiro dia à primeira pessoa, lamentei em seguida, mas lá vai pagando a tenda atempadamente, mas na segunda vez tive que descartar algumas pessoas, uma ou outra porque não me pareceu que me pudessem pagar a renda atempadamente e outras porque não tinham fiador.
  3.  # 4

    T2 nas duas vezes.
    A primeira, um T2 não muito recente, mas em óptimo estado e bastante bem situado e na segunda vez, também um T2, semi-novo e bastante bem situado e também em óptimo estado de conservação.
    É claro que a zona, a proximidade de transportes públicos (comboio, metro, etc.) e a renda que se pede influem bastante.
    De qualquer das maneiras, reparei que as pessoas preferem tratar directamente com o senhorio e também não gostam muito de imobiliárias.
    Os contratos foram sempre feitos num gabinete de advogados.
  4.  # 5

    Colocado por: Jacinta Os contratos foram sempre feitos num gabinete de advogados.

    Esta parte, talvez seja a mais importante de todas!
  5.  # 6

    Aproveito esta discussão para perguntar:
    - que garantias temos (ou que cuidados devemos de ter) de que a pessoa a quem arrendamos paga a tempo?
    - e se não pagar, que maneira temos para que a situação se resolva o mais rápido possível?
    - e se danificarem a casa à saída que maneira temos de exigir que a arranjem?

    São estas e outras dúvidas que me fazem ponderar se devo de vender a casa actual ou alugá-la quando me mudar....

    A resposta será muito provavelmente, ir a tribunal.... mas aí já sabemos que tarde ou nunca se resolvem as coisas e monetariamente até pode nem compensar.
  6.  # 7

    Tempo que o imóvel ficou por arrendar.
    Tipologia do imóvel.
    Locais onde colocou o anuncio (se foi em Imobiliárias, jornais nacionais, jornais regionais, etc...).
    Quantidade de arrendatários (se algum) que descartou antes de arrendar por motivos de falta de confiança no mesmo.
    A minha família faz do arrendamento de apartamentos o sua principal fonte de rendimentos.
    POR ALTO, e em média, eu diria que, nos bairros tradicionais de Lisboa (Arroios, Campo de Ourique, etc.), por serem centrais e bem servidos de transportes, é relativamente fácil: 15 dias a 2 meses.
    imóveis: T1, T2, T3 e T4 (estes, com lugar de parqueamento).
    anuncios em imobiliária, mas a negociação (condições do contrato) é feita por um representante da família.
    descartamento de arrendatários: deve ser muito raro (não me lembro)...
    Ah! E contratos feitos por advogado, claro!
  7.  # 8

    Pelo que percebi, em determinadas zonas existe também uma grande procura de casas (moradias e apartamentos) para arrendamentos de curta duração (6 meses, por exemplo) por parte de estrangeiros que querem ver se a zona lhes interessa para eventualmente comprarem qualquer coisa. Como não está nada nos hábitos portugueses, têm grande dificuldade em encontrar, claro.
  8.  # 9

    Desde já obrigado a quem respondeu.

    Agora de repente fiquei com mais um dúvida à qual não encontrei resposta, os recibos que passamos de renda incluem alguma taxa de IVA ? ou não se aplica o IVA no arrendamento para habitação ?

    Se leva, qual a taxa a aplicar e que regime teremos que abrir nas finanças relativamente ao processamento do IVA ?

    Obrigado.
  9.  # 10

    Tanto quanto sei, o arrendamento de habitação (e escritórios) não está sujeito a IVA.

    Mas se arrendar a uma entidade com contabilidade organizada, esta ficar-lhe-à com uma retenção de 15% para efeitos de I.R.(s. ou c.).
 
0.0150 seg. NEW