Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Venho pedir alguns conselhos dos mais entendidos na materia.
    No dia 4 de Novembro, a minha esposa assinou o contrato imobiliária com exclusividade com duração de 4 meses para vender o nosso imóvel.
    Com azar nosso, por problemas pessoais nao nos vai ser possivel vender a casa, pedimos o cancelamento via email no 14° dia (ultimo dia e calhou logo no Domingo) visto com carta registada nao ter sido possivel.
    A agencia imobiliaria nao quer cancelar o contrato, mas nao queremos vender.
    Quais as soluções que poderei ter aqui??
  2.  # 2

Nenhuma. Ha sequer um problema em primeira instancia? Se nao querem vender, basta nao mostrar a casa, nao atender as chamadas da imobiliaria e ignorar contactos. Era problema se quisessem vender voces durante o periodo de exclusividade.
    • NLuz
    • 19 novembro 2024

# 3

Atenção...Caso a Imobiliária apresente um comprador com uma proposta pelo valor que está estipulado no contrato e vocês mesmo assim não queiram vender, vão ter que pagar comissão à imobiliária.

E não vale a pena estrebuchar, a imobiliária vai para tribunal e vocês perdem e tem que pagar.
    Conheço um advogado que tem uma avença com uma das imobiliárias mais conhecidas da praça, e está "farto" de ganhar casos desses.

As pessoas tem que ter consciência do que assinam nos contratos, não é assinar e logo se vê....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  3.  # 4

Se o prazo de reflexão expirar num dia não útil, o prazo é prorrogado até ao dia útil seguinte.

Colocado por: Mrv81No dia 4 de Novembro, a minha esposa assinou o contrato imobiliária com exclusividade com duração de 4 meses para vender o nosso imóvel.
    Com azar nosso, por problemas pessoais nao nos vai ser possivel vender a casa, pedimos o cancelamento via email no 14° dia (ultimo dia e calhou logo no Domingo) visto com carta registada nao ter sido possivel.
  4.  # 5

Nluz primeiro de tudo, no email de Domingo informei a agencia da anulação do contrato porque devido a problemas pessoais, nao podemos continuar com a venda da casa.
    Isso também é bastante injusto, ter que dar a comissão mesmo que nao se venda o imovel, mas neste parametro nao tinh que obrigatoriamente aceitar logo a 1a proposta? Penso eu
    No valor do contrato está o preço acordado e passado uma semana baixaram o preço em 10mil€.
    Só lhe faço esta pergunta?? A casa depois de ter assinado um contrato com a imobiliária, passou a ser deles para poderem decidir o que fazer com a minha casa?? Ou ainda tenho algum a decisão sobre a venda da minha casa??
    É que tambem no contrato nao referencia nada disso
  5.  # 6

Dmanteigas está no contrato que nao poderei vender com outras imobiliária, nem a nivel particular. Teria sempre que lhes pagar a comissão, até ai tudo bem.
    O problema é que fiquei sem trabalho e não poderei fazer neste momento o credito para a nova casa, porque ao vender agr o meu imovel irei viver onde?? Deve existir alguma clausula a proteger nesta situaçoes
  6.  # 7

A casa não passa a ser deles. Você (alguém) assinou um contrato de prestação de serviços em regime de exclusividade quase de certeza. Ao revogar esse serviço, em princípio eles vão arranjar maneira de lhe sacar uns €€€ pelos gastos em registos administrativos, visitas, fotos, penalizações....

Leia bem o seu contrato e o que deveria fazer era logo ligar a um advogado para vos esclarecer.

Se vender por imobiliária já por si só, é uma burrice e chulice, então em exclusividade, ui ui

Corra rápido a um(a) advogado(a) para que possa ser esclarecido.

Já fez e bem, envio do e-mail e carta registada.

Mais a mais, espero que preço tenha ficado bem alto para ninguém a querer pegar, se não, eles têm de encontrar um comprador e isso tem de ser devidamente provado com um CPCV pelo menos para que o possam de alguma forma penalizar. Se não, é esperar 4 meses a rezar para que ninguém queira isso e você não ter de pagar nada.

https://www.theupperkey.com/pt/post/como-cancelar-o-seu-contrato-de-ag%C3%AAncia-exclusiva-com-uma-ag%C3%AAncia-imobili%C3%A1ria
  7.  # 8

Pedro foi mm contrato com exclusividade de 4 meses, na referida carta registada que enviei ontem reforcei que nao queria vender mais a casa, devido a minha situação e perguntei o valor que teria que dar de indemnização?? Resposta da vendedora foi que para cancelar tenho que lhes pagar o valor da comissão, ou entao nao cancelam, injusto.
    Falei com uma advogada amiga, mas como é da area criminal nao tá tao dentro disso.
    • NLuz
    • 19 novembro 2024

# 9

Colocado por: Mrv81Dmanteigas está no contrato que nao poderei vender com outras imobiliária, nem a nivel particular. Teria sempre que lhes pagar a comissão, até ai tudo bem.
    O problema é que fiquei sem trabalho e não poderei fazer neste momento o credito para a nova casa, porque ao vender agr o meu imovel irei viver onde?? Deve existir alguma clausula a proteger nesta situaçoes

Deverá com certeza algo na lei que o proteja devida à sua situação laboral.
    Mas consulte um advogado, o mais rápido possivel.
  8.  # 10

Nluz estou a espera da resposta da agencia formal tambem, nao por intermediário da angariadora.
    Tenho pesquizado e penso poder pedir por carta registada a actualização do preço da casa para uns 50mil a mais, invocando a inflação das subidas das casas???
    Porque no contrato tambem diz que para actualização de preços ter que pedir por carta regsitada, penso que nao seja só para baixar o preço.
  9.  # 11

O contrato de mediação imobiliária foi assinado nas instalações/estabelecimento da agência imobiliária ou fora do estabelecimento?
  10.  # 12

Spoliv o contrato foi assinado logo no dia que a angariadora veio ver a nossa casa, por isso assinado em casa
  11.  # 13

Ninguém compra sem ver, só tem que não permitir visitas.
    Já teve visitas?
  12.  # 14

Colocado por: Mrv81Spoliv o contrato foi assinado logo no dia que a angariadora veio ver a nossa casa, por isso assinado em casa

Colocado por: Mrv81perguntei o valor que teria que dar de indemnização?? Resposta da vendedora foi que para cancelar tenho que lhes pagar o valor da comissão, ou entao nao cancelam, injusto

Se foi assinado fora de casa tem direito de livre resolução do contrato e tendo enviado comunicação a exercer esse direito no prazo legal, não tem de se preocupar. Guarde as provas da comunicação da resolução.
    Informe, ainda, a mediadora que se continuar a publicitar o imóvel, irá apresentar queixa no livro de reclamações e no Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC).
    Não tem de pagar qualquer indemnização.
  13.  # 15

Tive uma visita durante estas 2 semanas.

Spoliv era essa informação que ainda nao tinha encontrado, alguma instituição que regulasse as imobiliárias.

Obrigado
  14.  # 16

Caso a imobiliária não cancele o contrato não é possível você aumentar o valor da casa por exemplo +50k de forma a não ter nenhuma visita durante os 4 meses?
  15.  # 17

Colocado por: lots_jokerde forma a não ter nenhuma visita durante os 4 meses?

Só tem visitas se quiser, não precisa de aumentar o preço.
  16.  # 18

Colocado por: Mrv81Spoliv o contrato foi assinado logo no dia que a angariadora veio ver a nossa casa, por isso assinado em casa

Um conselho de amigo... análise com cuidado esse contrato e verifique se não tem dados em falta que o tornem nulo, há uns anos anulei um contrato exclusivo por justamente falta de alguns elementos obrigatórios no contrato de mediação.
  17.  # 19

Colocado por: Mrv81Nluz primeiro de tudo, no email de Domingo informei a agencia da anulação do contrato porque devido a problemas pessoais, nao podemos continuar com a venda da casa.
    Isso também é bastante injusto, ter que dar a comissão mesmo que nao se venda o imovel, mas neste parametro nao tinh que obrigatoriamente aceitar logo a 1a proposta? Penso eu
    No valor do contrato está o preço acordado e passado uma semana baixaram o preço em 10mil€.
    Só lhe faço esta pergunta?? A casa depois de ter assinado um contrato com a imobiliária, passou a ser deles para poderem decidir o que fazer com a minha casa?? Ou ainda tenho algum a decisão sobre a venda da minha casa??
    É que tambem no contrato nao referencia nada disso

Existe algum documento assinado da vossa parte a aceitar essa baixa de valor?
  18.  # 20

Acho que consegui a anulação do contrato, pelo menos a agencia imobiliaria tirou os anuncios do site deles e dos motores de busca, mas agora só dou como concluido com a resposta deles a dizerem que cancelaram.

Obrigado a todos
    Concordam com este comentário: NLuz

0.0235 seg. NEW