Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Estou neste momento na fase de construção da minha moradia e se até aqui as decisões foram relativamente fáceis, parece que agora cheguei ao grande dilema da cobertura. A ideia inicial era colocar painel sandwich 4 ondas 80mm com revestimento em chapa em todos os muretos interiores, mas após alguns contactos, surgiu a possibilidade de utilizar a àrea (cerca de 70m2) como terraço e nesse caso, a solução seria a tela asfáltica.
    Depois de alguma pesquisa sobre prós e contras de cada uma das possibilidades, sinto-me mais indecisa que no ínicio!

O que consideram mais fiável a nível de isolamento e prevenção de infiltrações?

Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: JFilipO que consideram mais fiável a nível de isolamento e prevenção de infiltrações?

Em termos de infiltrações, qualquer um serve desde que bem executado, quanto ao isolamento térmico o painel sandwich, como tem que ser ventilado na face inferior, não isola nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JFilip
  3.  # 3

Vou estou com o mesmo dilema!!
    O uso da cobertura destina-se apenas a colocar as unidades exteriores do ar condicionado e paneis solares.
    Também pondero construir em alvenaria por cima da cobertura no futuro uma área técnica para alojar baterias, caso no futuro as compra de baterias fizerem sentido.
    julgo que essa área técnica não pode ser feita agora porque não está prevista no projecto, além que fica acima da cota de cércea, ou como é uma área técnica não conta para o caculo da cércia? Além dessa área técnica não estar prevista no projeto.
    Assim instalar painel sandwich não é totalmente compatível com a instalação dos equipamentos de A/C
    Mas furar a tela asfáltica para fixar os suportes dos painéis solares e da unidades exteriores de A/c também não me parece ser um bom trabalho.
  4.  # 4

Colocado por: FTavaresMas furar a tela asfáltica para fixar os suportes dos painéis solares e da unidades exteriores de A/c também não me parece ser um bom trabalho.

Não precisa de furar a tela, coloca lancis para fixar os painéis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FTavares
  5.  # 5

Colocado por: Pickaxe

Pickaxe, e por baixo dos ditos lancis um bocado de EPS para não danificar a tela certo?
  6.  # 6

Colocado por: bluthunder82Pickaxe, e por baixo dos ditos lancis um bocado de EPS para não danificar a tela certo?

eps não, xps ou cortiça
  7.  # 7

Colocado por: Pickaxe
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FTavares

Para a colocação das unidades exteriores na cobertura suponho que leva alguma fixação ao piso, certo?
    Já as tubagens do A/C para unidades exteriores devem ser colocadas antes do enchimento da placa ou depois a placa é perfurada?
  8.  # 8

Colocado por: FTavaresleva alguma fixação ao piso
    Colocado por: FTavaresou depois a placa é perfurada

Eu nunca iria furar uma laje depois de acabada (impermeabilizada).
    E mesmo com tubagens colocadas antes, acho que não colocava nada a passar no meio da laje, apenas nos muretes acima do piso. Sei que se aplica isso em qualquer lado no meio da laje, mas penso que é um risco desnecessário se poder ser evitado ainda em obra.
    Fixação de unidades de AC, estrutura de painéis fotovoltaicos e afins, a mesma coisa, fixar a lastro (lancis ou semelhante). No caso dos painéis, em caso de receio de fazerem de vela com ventos fortes, é colocar em tensão com cabo de aço aos muretes.
  9.  # 9

Colocado por: RuikodeE mesmo com tubagens colocadas antes, acho que não colocava nada a passar no meio da laje, apenas nos muretes acima do piso. Sei que se aplica isso em qualquer lado no meio da laje, mas penso que é um risco desnecessário se poder ser evitado ainda em obra.

Não tem problema nenhum, faz como se fosse uma chaminé, mas com apenas 20 ou 30cm de altura, e depois leva uma cúpula, ou coloca uma tampa de cimento nessa "chaminé, que também é impermeabilizada e os tubos saem numa parede lateral.

0.0110 seg. NEW