Tenho 2 questões diferentes relativamente à minha chaminé da cozinha e chaminé da lareira. Ja li várias coisas no fórum, mas sinceramente não sei por onde começar.
A 1a questão, relativamente à chaminé da cozinha a questão é a seguinte: Como mostra na fotografia, a minha chaminé está ao nível da chaminé da minha vizinha. No Inverno a minha vizinha acende a lareira, salamandra e na minha cozinha sinto o cheiro que vem da sua chaminé. A minha ideia seria tirar este bloco de cimento da minha chaminé, tapá-la e meter um tubo de inox mais comprido pondo no seu topo um Chapéu em H. Ganharia alguma coisa com isto? A minha chaminé fuma bem, portanto é só mesmo o problema de, de vez em quando, o cheiro a fumo desce até à minha cozinha. Como nao sei bem o que fazer aceito sugestões!
A 2a questão é ligeiramente mais complexa. A minha lareira é aberta e sempre fumou muitíssimo bem. Tem pescoço de cavalo, etc. mas nunca teve a "tampa" la em cima; demorou-se anos até ser colocada essa tampa em cimento que vêem na imagem (apesar da foto ser da chaminé da cozinha, a tampa é a mesma). Enquanto nao tinha tampa sempre fumou lindamente. Quando se pôs, começou a deitar fumo para o interior. Acredito que a margem entre a chaminé e a tampa esteja muito curta, o que não deixa passar por lá muito fumo. Aconselham a deixar esta tampa, mas abrindo mais o espaço entre a chaminé? Outra coisa que percebi foi que não existe entrada de ar do exterior, nunca existiu. Mas mesmo nunca existindo fumou bem, até lá se ter posto a tampa. De baixo da lareira tenho quartos, atrás a vizinha, à direita tem parede que vai ter diretamente ao telhado (não à rua), e para a esquerda tenho 3,70 m até ao terraço. Acredito que fazer um roço até ao terraco onde passasse um tubo seria complicado ou nem sequer exequível, portanto devo assumir que nao consigo ter entrada de ar do exterior, ponto? Se assim for que alternativas tenho? E devo manter aquela tampa lá em cima, mas "abrindo" mais espaco ou devo pôr outra coisa. Sendo que girandolas não recomendam a pôr em lareiras.