Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Gostaria que me ajudassem em duas dúvidas que tenho. Primeiro, saber se não há perigo deste esquentador estar dentro da chaminé. Depois, gostava de instalar um extrator de fumo, mas não sei se são tão potentes como os exaustores (na minha outra casa tinha exaustor). Acham que há possibilidade de fechar a chaminé por cima do esquentador (colocando um tubo para os gases do esquentador) e colocar um exaustor?
    Caso opte pelo extrator de fumo, a chaminé fica toda aberta na mesma? O extrator fica pregado à parede?

Obrigada desde já pela ajuda nas questões!
  2.  # 2

Tentei várias vezes fazer upload das fotos da chamine e do esquentador mas sem sucesso...
  3.  # 3

Foto esquentador
      20241121_230144.jpg
  4.  # 4

Foto "buraco" chamine
      20241121_230151.jpg
  5.  # 5

Isso como está é um perigo!

Calha de os gases não subirem, vão todos para dentro de casa. Pode correr muito mal isso!
  6.  # 6

Colocado por: paulosIsso como está é um perigo!

Calha de os gases não subirem, vão todos para dentro de casa. Pode correr muito mal isso!

Obrigada pelo comentário, e qual seria a solução na sua opinião?
  7.  # 7

Deveria ter um tubo de saída só para o esquentador até lá cima.
  8.  # 8

Vou opinar sem certezas, mas segundo sei os esquentadores não podem ser instalados dentro das chaminés, caso haja uma inspeção chumba.
    Caso queira colocar dois tubos de exaustão nessa chaminé, coloca o do esquentador mais alto que o do exaustor, conforme já foi indicado.
    Mas pode ser que aqui apareça alguém com mais conhecimentos e esclareça melhor.
  9.  # 9

Colocado por: sognimVou opinar sem certezas, mas segundo sei os esquentadores não podem ser instalados dentro das chaminés, caso haja uma inspeção chumba.
    Caso queira colocar dois tubos de exaustão nessa chaminé, coloca o do esquentador mais alto que o do exaustor, conforme já foi indicado.
    Mas pode ser que aqui apareça alguém com mais conhecimentos e esclareça melhor.

Este não deve chumbar, porque deve ser gás de bilha.
  10.  # 10

Obrigada a todos. Quando vi o esquentador dentro da chaminé achei estranho mas não tinha mesmo a certeza se era perigoso.
    E sim, é bilha, mas não é por não chumbar que não me preocupa. Estou a considerar colocar termoacumulador mas no sítio onde tenho espaço para o colocar estão duas torneiras de segurança mesmo a meio para dificultar a hipótese de colocar o monstro termoacumulador!!!
    Vou tentar arranjar alguém que venha ver isto e que possa fazer o trabalho.
    Obrigada mais uma vez.
  11.  # 11

Colocado por: masgblsFoto "buraco" chamine
      20241121_230151.jpg
    isso é relativamente facil de resolver: coloca uma "tampa" em metal a selar o buraco da chaminé, nessa tampa coloca um tubo para o esquentador e um tubo para o exaustor, ambos devidamente selados.

0.0154 seg. NEW