Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!
    A minha mãe comprou uma casa, murada e com vedação. No entanto, como essa vedação já está podre vai ter de ser retirada.
    Aqui sabem me dizer se para substituir a vedação por tijolo é preciso licenciamento e média de valores?
    As vedações estão muito caras, talvez compensasse fazer o muro.

Obrigada!
      IMG_20241122_190006.jpg
  2.  # 2

Colocado por: andreacAs vedações estão muito caras

Depende da vedação.

Um muro em alvenaria deverá necessitar de licenciamento e está sujeito a condicionantes especificas, nomeadamente a altura do mesmo, que poderá ser diferente entre municípios.
  3.  # 3

Teoricamente é necessário, sim. Valores pode variar por muitos fatores, o melhor é consultar vários gabinetes...

Na prática, se calhar pode fazer e não ter problemas. Mas basta alguém um dia acordar mal disposto que tem logo uma multa para pagar...
  4.  # 4

Colocado por: jorgemlflorencioque tem logo uma multa para pagar...
    uma multa e o custa da legalização.. não é só a multa
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  5.  # 5

Colocado por: andreacAs vedações estão muito caras, talvez compensasse fazer o muro
    dependendo do tamanho do muro talvez seja mais em conta repor a vedação
  6.  # 6

Sugestão.( sendo o exemplo dessa foto)
    Se o gradeamento está mesmo podre... remova-o.
    Substitua-o por uma malha electrosoldada plastificada, cor verde. com altura adequada ao espaço.
    Por exemplo:
    https://www.leroymerlin.pt/produtos/jardim/vedacao-e-ocultacao-de-jardim/redes-de-vedacao/malha-plastica-eletrossoldada-1x25-m-2-1-mm-verde-19788321.html

Mais uns postes ou diretamente fixada aos muretes.
    Mantenha a sebe.

Por menos de 100€ fica uma solução porreira.
    Concordam com este comentário: mafgod, jorgemlflorencio
  7.  # 7

Colocado por: jorgemlflorencioTeoricamente é necessário, sim. Valores pode variar por muitos fatores, o melhor é consultar vários gabinetes...

Na prática, se calhar pode fazer e não ter problemas. Mas basta alguém um dia acordar mal disposto que tem logo uma multa para pagar...

É preciso? O user não falou em mudar a altura do muro, falou em substituir o material...depende do que a Câmara encarar como "muro", se para eles for aquele pedacinho de muro em baixo MAIS o gradeamento, então em principio deveria poder substituir, pois não estará a alterar a altura do mesmo, só o material deste...não?
  8.  # 8

A minha 'opinião de café' (já que não sou profissional da área) é a de que, teoricamente, nem a cor podemos mudar sem meter projecto (isto falando de fachadas para o exterior, logicamente).

Claro que na prática isso não é levado à letra, mas pelas regras é assim.
    Concordam com este comentário: Ruikode
  9.  # 9

Colocado por: econom.pedroem principio deveria poder substituir, pois não estará a alterar a altura do mesmo, só o material deste...não?

Depende.
    Exemplo: Se eu tiver um muro com 1,80 em gradeamento (hércules ou similar), ou até mesmo com a comum chapa lacada, está tudo bem. Se eu substituir por alvenaria a essa altura, já não está nada bem pois o limite para muros confinantes com a via publica é de 1,10 (estes limites variam entre câmaras).
    Portanto, como neste caso não sabemos nem a altura do muro, nem as regras urbanísticas a cumprir, podemos opinar pouco.
    E de qualquer forma, ainda que um novo muro em alvenaria ficasse dentro dos limites de altura estabelecidos, por ser nesse material julgo que já exigiria licença.
    Por outro lado, se for para substituir por algo do mesmo género do que já existe no local, não haverá qualquer problema, como já foi sugerido.

0.0142 seg. NEW