Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Comprei um apartamento em 2017 que vou vender agora. Já na altura reparei que a tipologia na caderneta predial estava errada mas ao que me disseram erros como esses são frequentes e nunca corrigi.
    Estou prestes a vender agora o apartamento e o comprador reparou na caderneta predial não é só a tipologia mas tb a morada que está errada:
    O apartamento é um T2 e a morada um 2ºesq ct
    e na caderneta predial aparece como um T1 2ºesq ct tras
    O erro já vem de trás uma vez que a casa teve outro dono antes de mim. Já forma feitas duas escrituras com este erro.
    Como acham que devo proceder:
    1-Tratar eu de corrigir o erro na caderneta predial? O problema aqui é que estava a apontar a escritura para meio de dezembro e pode atrasar a coisa.
    2-Dizer ao comprador que fazemos isso depois da escritura se ele fizer questão.
    3-Não fazer nada porque o mais certo é ng levantar nenhuma questão pelo evidente lapso na caderneta.
  2.  # 2

Imagine que amanhã tem um sinistro e necessita de acionar o seguro.
    Esse erro é o suficiente para não se responsabilizarem por nada
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaImagine que amanhã tem um sinistro e necessita de acionar o seguro.
    Esse erro é o suficiente para não se responsabilizarem por nada

Eu acho que vou corrigir antes de vender mas acho não seria esse o caso uma vez que tudo está certo na escritura(quando eu comprei) e no registo predial. Apenas a caderneta predial tem o lapso.
  4.  # 4

O que é que está na propriedade horizontal?
  5.  # 5

Também tenho um erro.

O número da matriz e artigo está bem. E o código da fracção também.

Mas está errado na designação da 🚪 porta.
    Diz direito quando é esquerdo.

Não sei como isto passou na escritura.
    Que foi lida em voz alta!

Nas finanças/conservatória eles corrigem este tipo de erros facilmente?
    Tem de se reunir que tipo de documentos de prova?
    É preciso pagar para alterar?
  6.  # 6

Boa noite, diz T1 mas a área bruta privativa está correta? Porque se não estiver atualizado terá que fazer novo certificado energético e vão fazer medições. A caderneta predial terá que bater certo com o certificado energético. Se os futuros compradores pedirem empréstimo bancário pode ter entraves com esse erro da tipologia.
    Eu também tive que alterar as áreas erradas da caderneta predial (é mesmo muito comum) e no caso de se alterar áreas demora pelo menos 1 mês pois mexe com o IMI. A alteração não teve custos.
    Se as áreas do seu imóvel estiverem certas, acredito que seja só corrigir uma gralha e que não demore tanto tempo. Convém levar uma planta para demonstrar que é um T2 e não T1.
  7.  # 7

E eu não arriscava em não alterar. No dia da escritura pode ser motivo para a conservatória não ir para a frente com a celebração da mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  8.  # 8

Thank God!
    Sei de uma conservatória que deixa passar tudo.

Não posso dizer nomes.

Por acaso não foi lá que fiz a escritura do imóvel que está com inconformidades nos papéis...

Mas uma conservatória em Arruda/ Sobral queria ser mais Papista que o Papa, perdeu uma escritura...

0.0104 seg. NEW