Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

O meu pai faleceu em 2011 e uma vez que o valor das dividas ultrapassou o valor da herança a receber eu e a minha irmã repudiamos à herança.
    Faleceu recentemente o meu avô, tenho direito à herança dele? Como fazer com as doações (milhares de €€) que me foram feitas por ele em vida? Devem ser repostas para todos (tios) herdarem de igual forma? Qual a legislação aplicável? Obrigado e bem haja
  2.  # 2

SECÇÃO III - Colação

----------

Artigo 2104.º - (Noção)

1. Os descendentes que pretendam entrar na sucessão do ascendente devem restituir à massa da herança, para igualação da partilha, os bens ou valores que lhes foram doados por este: esta restituição tem o nome de colação.
    2. São havidas como doação, para efeitos de colação, as despesas referidas no artigo 2110.º
  3.  # 3

Obrigado pela sua ajuda. Face à primeira questão, ou seja, posso habilitar-me à herança do meu avô mesmo depois de ter repudiado a do meu pai? Houve também pagamento por parte do meu avô de dividas que o meu pai contraiu. Esses valores dever ser repostos “à massa da herança”? Obrigado

Colocado por: VarejoteSECÇÃO III - Colação

----------

Artigo 2104.º - (Noção)

1. Os descendentes que pretendam entrar na sucessão do ascendentedevem restituir à massa da herança, para igualação da partilha, os bens ou valores que lhes foram doados por este: esta restituição tem o nome de colação.
    2. São havidas como doação, para efeitos de colação, as despesas referidas no artigo 2110.º
  4.  # 4

não misture as coisas, uma coisa é o que o seu avô fez com os bens dele em vida, com certeza que o pode fazer.
    outra coisa é apos o falecimento do mesmo e ai já que o seu pai era falecido e penso que a herança passa diretamente do seu avô para vós e tios. Penso que o que vocês repudiaram foi a herança do vosso pai sendo o vosso avô ainda vivo, não tem nada a ver.
    penso que é tão simples como consultar um advogado.
  5.  # 5

Colocado por: marco1uma coisa é o que o seu avô fez com os bens dele em vida, com certeza que o pode fazer

É o artigo que referi acima.

0.0062 seg. NEW