Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    No meu prédio, em Lisboa, muitas pessoas já mudaram várias vezes de operadora de comunicações.
    Cada vez que mudam, a nova operadora vem ao prédio instalar mais um cabo, sem retirar os cabos antigos que ligam à fração e que deixam de ser utilizados.
    Como resultado, uma caixa de comunicações que está à minha porta está tão cheia de cablagem que a tampa, removível com parafusos, já nem fecha. Até já está deformada.
    Os cabos que lá estão, mais finos, alguns deles de fibra ótica, estão comprimidos e há já dois que estão meio dobrados (nem sei se estão ou não a ser usados por alguém).
    O que fazer?
    Podemos fazer alguma queixa às operadoras para virem "pôr ordem" naquela confusão?
    Há algum organismo que trate deste assunto?
    • size
    • 24 novembro 2024

# 2

Pedir ao administrador que feche a portinhola à chave, colocando um aviso às operadoras que devem solicitar a chave para terem acesso, Nessa altura, é avisar o técnico que não serão autorizados mais cabos sem que sejam removidos os fora de serviço.
  2.  # 3

Boa tarde size.

A portinhola não tem chave. Tem uma tampa aparafusada que os pseudo-técnicos das companhias desaparafusam e amolgam sem dar cavaco a ninguém.

Daí a situação ter chegado a este ponto.

Não haverá nenhum organismo que tutele esta situação, ou a quem se possa recorrer para retirar a cablagem a mais que para aqui vai?

Cumprimentos.
  3.  # 4

Um esparguete desses só cortando tudo à frente. duvido que alguem vá lá perder dias de trabalho nisso.
  4.  # 5

Colocado por: paulosUm esparguete desses só cortando tudo à frente. duvido que alguem vá lá perder dias de trabalho nisso.

Ninguém vai andar a retirar cabos de outros operadores.
  5.  # 6

Boa tarde, meta aí uma foto da caixa sff
  6.  # 7

Colocado por: Varejote

Ninguém vai andar a retirar cabos de outros operadores.

Eu moro num loteamento novo, nessa rua tem 5 casas habitadas, 19 em construção e quando lá foram meter a MEO a caixa da rua passava lá tanto cabo que até comentei com o instalador que aquilo devia ser como na India, quando avaria alguma coisa ou não funciona, passa cabo novo. Já lá tinha eu sei lá quantos cabos a passar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andre.luciano
  7.  # 8

Colocado por: paulos

Eu moro num loteamento novo, nessa rua tem 5 casas habitadas, 19 em construção e quando lá foram meter a MEO a caixa da rua passava lá tanto cabo que até comentei com o instalador que aquilo devia ser como na India, quando avaria alguma coisa ou não funciona, passa cabo novo. Já lá tinha eu sei lá quantos cabos a passar.

Que quer dizer com isso, a MEO andou a retirar cabos da Vodafone e NOS?

Ou a Vodafone andou a retirar cabos da MEO e NOS?

A Digi para passar agora os deles, vão retirar dos outros operadores?
  8.  # 9

Colocado por: Varejote

Que quer dizer com isso, a MEO andou a retirar cabos da Vodafone e NOS?

Ou a Vodafone andou a retirar cabos da MEO e NOS?

A Digi para passar agora os deles, vão retirar dos outros operadores?

Quero dizer que é um caos, ninguem controla nada. Até comentei com o instalador que quando houer alguma avaria nem se vão dar ao trabalho de ver onde é, passam um cabo novo e está feito. A resposta dele foi "acredite que em alguns sitios já é isso que se faz" portanto quando não couberem mais cabos, logo se vê :)
  9.  # 10

Sempre que é cancelado um contrato ou passado ou novo cabo por avaria deveria ser obrigatório remover o velho
    Concordam com este comentário: paulos, Dj_C
  10.  # 11

Faz falta uma entidade como a E-REDES, mas para as telecomunicações, que gira a estrutura, deixando apenas para as operadoras a parte comercial.

Uma entidade que obrigasse os construtores em todas as obras a ligar por canalização subterrânea o imóvel ao poste do PDO, que teria que ser uniformizado/gerido por esta entidade para que as Operadoras colocassem no mesmo.

Para que situações como esta e para eliminar os quilómetros de cabos pendurados e inúteis que vemos por esse país fora.
  11.  # 12

Colocado por: ARAS79Faz falta uma entidade como a E-REDES, mas para as telecomunicações, que gira a estrutura, deixando apenas para as operadoras a parte comercial.

Uma entidade que obrigasse os construtores em todas as obras a ligar por canalização subterrânea o imóvel ao poste do PDO, que teria que ser uniformizado/gerido por esta entidade para que as Operadoras colocassem no mesmo.

Para que situações como esta e para eliminar os quilómetros de cabos pendurados e inúteis que vemos por esse país fora.

A eredes das telecomunicações era a Portugal Telecom.
  12.  # 13

Colocado por: ARAS79Faz falta uma entidade como a E-REDES, mas para as telecomunicações, que gira a estrutura, deixando apenas para as operadoras a parte comercial. ANACOM mas só anda a ver o comboio passar

Uma entidade que obrigasse os construtores em todas as obras a ligar por canalização subterrânea o imóvel ao poste do PDO, que teria que ser uniformizado/gerido por esta entidade para que as Operadoras colocassem no mesmo. É da responsabilidade do(s) proprietário(s) a gestão da(s) sua(s) infraestrutura o que inclui a alteração dela para conduta se assim o entenderem.

13.  # 14

Mas essa tal obrigação do proprietário está prevista na lei?

A passar tubo e atravessar a via pública, passeios, eventualmente propriedade privada, a largos metros de distância? Sendo que a MEO tem o PDO a norte; a VDF a sul e a NOS e POENTE?

Como a lei que obriga ás ligações ás caixas de rede electrica da E-REDES?
  14.  # 15

Colocado por: ARAS79Mas essa tal obrigação do proprietário está prevista na lei? Assim como está previsto que a infraestrutura seja fechada à chave pelo proprietário, também está previsto a gestão da mesma.

A passar tubo e atravessar a via pública, passeios, eventualmente propriedade privada, a largos metros de distância? Sendo que a MEO tem o PDO a norte; a VDF a sul e a NOS e POENTE? Sim. Tudo previsto num projeto da responsabilidade do dono da infraestrutura. As operadoras depois adaptam a rede conforme o projeto existente. Normalmente até os PDO são centralizados num local comum.

Como a lei que obriga ás ligações ás caixas de rede electrica da E-REDES? Exatamente. Regras diferentes mas os mesmos objectivos.

0.0188 seg. NEW