Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Gostava de pedir a vossa ajuda para um problema que sei ser bastante comum, mas não encontrei discussões recentes sobre o tema.

Tenho a fachada da minha casa (especialmente no lado norte) com bastante verdete acumulado no capoto. A casa foi construída em 2019, e o problema começou a agravar-se nos últimos 2-3 anos. Não sei a marca do ETICS aplicado, mas o acabamento final é em barramento acrílico.

Pergunto a quem já lidou com este problema: qual a melhor solução?

Lavagem: Já experimentei lixívia e não funcionou. Consideram o hipoclorito uma boa alternativa, ou há mesmo riscos de danificar o material?

Pintura: Devo considerar mandar pintar? Deram-me orçamento de 7.000€ (não me apetece nada gastar esse valor).

Agradeço desde já vossa ajuda.
      20241124_155937.jpg
      20241124_155947.jpg
  2.  # 2

Colocado por: AmazonaConsideram o hipoclorito uma boa alternativa
    Hipoclorito é lixivia.

A melhor solução talvez seja aplicar um bom primário com antifungico, seguido de uma boa tinta (bitaite de amador).
  3.  # 3

Lavar em leque com a maquina de pressao a meio da primavera.
    Nao use lixívia.
    E se for aguentando, quando fizer 10 anos é lavar e pintar com tinta adequada anti-fungica.
  4.  # 4

Colocado por: HAL_9000Hipoclorito é lixivia.

A melhor solução talvez seja aplicar um bom primário com antifungico, seguido de uma boa tinta (bitaite de amador).

Eu sei, mas quando disse hipoclorito queria referir-me à "lixívia pura".
  5.  # 5

Colocado por: SirruperLavar em leque com a maquina de pressao a meio da primavera.
    Nao use lixívia.
    E se for aguentando, quando fizer 10 anos é lavar e pintar com tinta adequada anti-fungica.

Já experimentei sem ser em leque e não resultou, por isso em leque muito menos 😅
  6.  # 6

aquelas grelhas superiores são das unidades de VMC descentralizada?
    • eu
    • 24 novembro 2024

# 7

Eu tive o mesmo problema e ficou impecável borrifando lixivia pura e depois água con máquina de pressão.
  7.  # 8

Por aqui problema idêntico, como me ofereceram a tinta, decidi pintar. Entretanto o pintor lavou toda com hipoclorito e máquina de pressão e ficou como nova, entretanto ainda n pintou PQ n houve tempo, mas se não tivesse adjudicado já nem pintava, aplicava só o biocida q a marca tb me ofereceu.
  8.  # 9

Entao esta zona ja nao foi lavada com maquina?
      20241124_1559373.jpg
  9.  # 10

.
  10.  # 11

Também tenho a parede virada a norte a ficar toda verde. Sai perfeitamente com a máquina se pressão, mas rapidamente retorna a ficar verde. Neste caso qual o melhor produto a aplicar?
  11.  # 12

Ainda ontem fui comprar hipoclorito de sódio para lavar o granito e na loja disseram-me pra fazer cuidado que o barramento do capoto não “gosta” muito daquilo..
    • SACS
    • 25 novembro 2024

# 13

Colocado por: Bragas Vbarramento do capoto não “gosta” muito daquilo

E qual o motivo para tal afirmação?
  12.  # 14

O ano passado andava a lavar os passeios a norte com hipoclorito e chapiscou para a cabine do gás, que tinha barramento armado e acabamento igual ao da casa, todo cheio de verdete...onde tocou ficou logo limpo...
    Testei com a lixívia barata e demora mais um pouco, mas fez o mesmo efeito..com a máquina de sulfatar espalhei nas paredes, esperei uns 5 min e enxaguei com bastante água..ficou novo e ainda não ficou verde novamente.
  13.  # 15

Já agora, qual foi a marca de ETICs aplicada?
  14.  # 16

Colocado por: SS1128O ano passado andava a lavar os passeios a norte com hipoclorito e chapiscou para a cabine do gás, que tinha barramento armado e acabamento igual ao da casa, todo cheio de verdete...onde tocou ficou logo limpo...
    Testei com a lixívia barata e demora mais um pouco, mas fez o mesmo efeito..com a máquina de sulfatar espalhei nas paredes, esperei uns 5 min e enxaguei com bastante água..ficou novo e ainda não ficou verde novamente.

Será que também funciona nos escorridos?
  15.  # 17

Colocado por: RUIOLI
    Será que também funciona nos escorridos?

Não, atenua ligeiramente...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
      IMG_20241125_103107.jpg
      IMG_20241125_103135.jpg
    • RUIOLI
    • 25 novembro 2024 editado

# 18

Colocado por: NTORIONNão, atenua ligeiramente...

Os meus escorridos são exatamente nesses locais da pedra de parapeito de uma janela, apesar de ter pingadeira :(
  16.  # 19

Colocado por: SACS

E qual o motivo para tal afirmação?

Não faço ideia..
    • SACS
    • 25 novembro 2024

# 20

Colocado por: Bragas V

Não faço ideia..

Pois eu fui mais um dos que andou de máquina de sulfatar e fiquei curioso com essa afirmação.
    Infelizmente a parede que estava pior e ficou pior foi virada a sul.
    De resto ficou bem melhor do que estava!

0.0246 seg. NEW