Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Atenção que o hipoclorito não elimina os fungos. Há mesmo quem diga que potencia o reaparecimento mais rápido.
    Existem produtos próprios para lavagem e remoção de fungos.
    • eu
    • 2 dezembro 2024

# 42

Colocado por: BelhinhoAtenção que o hipoclorito não elimina os fungos

Duvido imenso desta afirmação.
  2.  # 43

Colocado por: SEEING

Faz todo o sentido para mim.
    Em Portugal na generalidade das marcas o que impermeabiliza o sistema ETICS são as argamassas e não o revestimento final.
    Na zona de betão correspondente à laje seca mais rápido do que a zona com ETICS o que leva a que exista menos ou nenhuma proliferação batereológica.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Sim, é um bocado como quando vemos que no local das juntas dos blocos não apareceu verdete... ficando com o padrão da alvenaria marcada na fachada...

Aqui, é preciso verificar se o ETICS usado corresponde ao prescrito e ao detalhe do projecto de execução. Ou se pelo menos bate certo com as espessuras do projecto de licenciamento... Ou se foi tudo escolhido pelo Sr. Empreiteiro ou pelo Sr. Dono de Obra sem ligar aos cálculos feitos. O facto de não haver continuidade na zona da laje, causa logo a dúvida se não haverá ali uma ponte térmica. Será que a parede não ganha condensações no inverno, na zona do rodapé interior? Para que raio queremos os Engenheiros então? Para não ligar ao que prescrevem?
  3.  # 44

Colocado por: N Miguel OliveiraPara que raio queremos os Engenheiros então? Para não ligar ao que prescrevem?

Mais ou menos como quando os fiscais alertam para este ou aquele pormaior e os DO e empreiteiros fazem ouvidos mocos.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  4.  # 45

Colocado por: zedasilvaMais ou menos como quando os fiscais alertam para este ou aquele pormaior e os DO e empreiteiros fazem ouvidos mocos.

Exacto.
    A coisa é que até entendo o porquê dos empreiteiros fazerem isso, agora os Donos de Obra... não percebo mesmo.
  5.  # 46

Colocado por: N Miguel Oliveiraagora os Donos de Obra... não percebo mesmo.

Eu até percebo.
    O trabalho do empreiteiro ele até vê
    O do engenheiro ou do fiscal ...
  6.  # 47

Colocado por: BelhinhoAtenção que o hipoclorito não elimina os fungos. Há mesmo quem diga que potencia o reaparecimento mais rápido.
    Existem produtos próprios para lavagem e remoção de fungos.

Porquê?
  7.  # 48

Colocado por: zedasilvaO do engenheiro ou do fiscal ...

Porque muito provavelmente, Fiscal não tem, e
    nem sabe quem é o seu Engenheiro...

O que manda é o preço, o orçamento do Empreiteiro. O resto é adorno...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 49

Colocado por: zedasilvaEu até percebo.
    O trabalho do empreiteiro ele até vê
    O do engenheiro ou do fiscal ...

Ja eu nao percebo de todo. Entao a funcao do fiscal e defender o DO, se o fiscal identifica um problema o DO faz ouvidos moucos aquele a quem paga para verificar que as coisas estao a ser bem feitas? Nao faz sentido.
  9.  # 50

Colocado por: dmanteigas

Ja eu nao percebo de todo. Entao a funcao do fiscal e defender o DO, se o fiscal identifica um problema o DO faz ouvidos moucos aquele a quem paga para verificar que as coisas estao a ser bem feitas? Nao faz sentido.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Faz faz.
    Tanto faz que este ano já é a 3 obra que retiro o termo de responsabilidade.
    Duas já estão em tribunal com os DO a perder milhões.
    A terceira, para lá caminha.
    Enquanto os DO acreditam em sonhos e que todos querem o bem deles, vão continuar a ser comidos e bem comidos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 2 dezembro 2024

# 51

Colocado por: zedasilvae que todos querem o bem deles

Mas alguém acredita nisto?
  10.  # 52

Colocado por: eu

Mas alguém acredita nisto?

Com as dificuldades que existe hoje em arranjar empreiteiros, com os custos altíssimos da construção, há cada vez mais DO a acreditar em vendedores de sonhos.
    Qualquer técnico que os tente chamar á razão é logo descartado e descredibilizado
    Concordam com este comentário: SEEING
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  11.  # 53

Bem, desde já o meu obrigada pela vossa intervenção :)

Surgiram aqui algumas questões que fazem sentido. De facto, tenho rodapés a descolarem-se (já reportado ao empreiteiro) e também identifiquei uma ou duas zonas com humidade.

Na zona interior do piso -1, que está orientada a norte, surgiu bastante humidade e o empreiteiro veio reparar. No entanto, as paredes laterais ao portão da garagem voltaram a apresentar humidade. Suspeito que isso esteja relacionado com a localização do portão, que permite a entrada de humidade por não estar devidamente isolado.

Partilho agora fotografias da obra, de partes do projeto de isolamento térmico, bem como do orçamento. Como não sou da área, percebo pouco ou nada sobre o tema, e, por isso, não sei ao certo se isto responde às questões levantadas por alguns de vocês.
      IMG-20241202-WA0006.jpg
      IMG-20241202-WA0007.jpg
  12.  # 54

Do orçamento.
      20241202_223923.jpg
      20241202_224110.jpg
      20241202_224252.jpg
  13.  # 55

Do Projecto de Isolamento Térmico
      20241202_230045.jpg
      20241202_230035.jpg
      20241202_230028.jpg
  14.  # 56

Do Projecto de Isolamento Térmico
      20241202_230722.jpg
      20241202_230852.jpg
      20241202_230713.jpg
  15.  # 57

Colocado por: AmazonaDe facto, tenho rodapés a descolarem-se (já reportado ao empreiteiro) e também identifiquei uma ou duas zonas com humidade.

Contacte o seu Fiscal ou o seu Engenheiro Térmico para que a ajudem. Esqueça o empreiteiro.

Repare, no detalhe do seu projecto, parece que o isolamento térmico reveste o tecto exterior (primeira imagem).
    E o empreiteiro escreve em todo o lado "de acordo com o projecto", mas isso não aconteceu.
    Na sua obra parece ter algo como este esquema na segunda imagem em anexo:

A "água" que vê junto ao rodapé pode não ser humidade como tal, pode não ter nada que ver com impermeabilização.
    O que pode estar a acontecer é ter ali uma ponte térmica na laje... a laje está fria e em contacto com a parede de tijolo ou bloco. Ora, se a parede está fria na base... durante o Inverno, o ar quente que tem no interior condensa ao entrar em contacto com essa parte fria da parede... e é isso que faz descolar o rodapé. Não é humidade por infiltração.

Imagine que mete uma panela com água ao lume... já ferve e vai tapá-la... reparará que o testo frio fica todo ele cheio de condensação... por estar mais frio que o vapor de água. Na sua casa parece estar a acontecer o mesmo.
    Alguma vez algum dos seus técnicos passou na obra, para ver a habilidade deste empreiteiro?

Não se limite a "limpar" o sintoma. Tente perceber qual é a doença. É isso que tem que tratar. Não é o verdete...
    Concordam com este comentário: dedao, zedasilva, HideCode
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse
      vvasdv.JPG
      zz.jpg
  16.  # 58

N Miguel Oliveira, muito obrigada pelo seu empenho nesta explicação!Faz todo o sentido!

Ai ai, cheira-me a dores de cabeça...😮‍💨
  17.  # 59

Colocado por: AmazonaN Miguel Oliveira, muito obrigada pelo seu empenho nesta explicação!Faz todo o sentido!

Ai ai, cheira-me a dores de cabeça...😮‍💨

Não me parece muito complicado.
    Não vá é pelo que diz o empreiteiro, a menos que faça sentido. Porque as "reparações" que ele vai fazer é pintar e está feito. Da próxima vez que se queixar, com jeito já está fora da garantia... e começa a poder cobrar por isso a cada X tempo... dizendo que "oh, verdete é normal, não há hipotese... tal e tal".

O que precisa de fazer é fazer de acordo com o projecto, coisa que ele parece não ter feito de ínicio, e que agora implique soluções menos esbeltas, sobretudo onde tem a pala... se puder entre em contacto com o Eng. da obra, o Arquitecto, o Fiscal, etc...

Senão procure outro na sua zona. Mas basicamente o que deve fazer é isolar toda a casa, em toda face em contacto com o exterior, à excepção de portas e janelas... e usar materiais melhores.

Boa sorte.
  18.  # 60

Pronto, já falámos com o engenheiro que disse logo que isso estava mal feito e não de acordo com o seu projecto.

Para corrigir teriam de picar tudo à volta para colocar o capoto a revestir a laje. O estranho é que ele fez isso na platibanda. Por que raio não fez o mesmo na laje?

0.0248 seg. NEW