Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RUIOLIOs meus escorridos são exatamente nesses locais da pedra de parapeito de uma janela, apesar de ter pingadeira

Tb esta tem... Agora já meti um pouco de silicone na parte de cima, a ver se após a pintura não repete
  2.  # 2

Colocado por: AmazonaTenho a fachada da minha casa (especialmente no lado norte) com bastante verdete acumulado no capoto
    thats not verdete ... this is verdete ...

agora a sério.. ganhar verdetes nas zonas de escorrimentos é normal. seja no capoto na pedra ou em blocos rebocados. não é bonito talvez, e possívelmente podia-se reduzir isso em fase de projecto tendo um melhor conhecimento de patologias em edifícios e protegendo as fachadas. mas vivemos num mundo que é natural e cheio de esporas de tudo e mais alguma coisa, e a chuva tem de escorre pelas fachadas quer queiramos quer não.

Colocado por: RUIOLIOs meus escorridos são exatamente nesses locais da pedra de parapeito de uma janela, apesar de ter pingadeira :(
    idem ...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
      verdete.jpg
  3.  # 3

Depende dos produtos usados.
    Há marcas de tintas e massas para etics em que isso não acontece. E por vezes o preço não é muito diferente.
    Conheço a marca Sto con a tecnologia Lotus efect, por ter aplicado variis milhares de litros de tinta e massa dessas em predios, passados 8/10anos as fachadas parecem ter sido pintadas a pouco tempo,sempre limpas
  4.  # 4

Colocado por: marcocarConheço a marca Sto

Na zona de Leiria posso fazer uma visita guiada a obras com outras marcas (não Portuguesas) exatamente sem qualquer patologia.
    Obras de igual forma com mais de 10 anos.

Na zona de escorridos não há volta a dar e são um problema de projeto.
  5.  # 5

Eu falei da marca que conhecia por experiência.
    Já agora que outras marcas?
  6.  # 6

Olá... valeu pelas fotografias.
    Mas faltaram as mais importantes.
    Como é a envolvente da casa?
    Há plantas, arbustos, árvores, bosque?
    Há zonas em terra batida, com poeiras?
    É uma zona dada ao vento?
    Em que fachadas tem esse problema?
    Como são os rufos, as pingadeiras, as alhetas das fachadas e cobertura?

O capotto deve ter em atenção muitos factores externos. Há locais em que não é aconselhado.

A escolha pelo capotto não deveria estar vinculada ao preço exclusivamente, como acontece na maioria dos casos.

Pode limpar hoje, para o ano, tem o mesmo problema... Pondere corrigir a causa do problema e não apenas "limpar" os sintomas.
    Concordam com este comentário: rguerreiro79
  7.  # 7

Colocado por: marcocarJá agora que outras marcas?

STOMIX (que pertence agora à STO), Tytan (do grupo SELENA) e Auswahl.
  8.  # 8

Colocado por: rpmmsantosJá agora, qual foi a marca de ETICs aplicada?

Foi o sistema da Weber.
  9.  # 9

Colocado por: RUIOLI

Os meus escorridos são exatamente nesses locais da pedra de parapeito de uma janela, apesar de ter pingadeira :(
    já tem escorridos? Penso que a sua construção ainda é recente se me lembro do tópico aconteceu +\- ao mesmo tempo que a minha . A pedra tem pingadeira em baixo também? Eu ainda não tenho vestígio nenhum de escorridos. Tenho guarnições em pedra à volta da janela, talvez ajude nesse aspecto.
      IMG_3033.jpeg
  10.  # 10

Colocado por: Peper87Tenho guarnições em pedra à volta da janela, talvez ajude nesse aspecto.

Pelos vistos ajuda bastante. Também o facto de ter uma obra ao lado e em frente que faz imenso pó para as varandas, depois quando chove...
  11.  # 11

Colocado por: RUIOLI

Pelos vistos ajuda bastante. Também o facto de ter uma obra ao lado e em frente que faz imenso pó para as varandas, depois quando chove...
    esse pó fino entranha-se em todo lado.. eu moro fora de grandes centros. A rua acaba na minha casa e quase não tem movimento. Os vizinhos é que têm hortas e de quando em vez fazem umas queimadas. Mas de resto não há grandes pós. Só no verão quando se levantam o vento e dá na terra seca
  12.  # 12

Colocado por: jorgealvesaquelas grelhas superiores são das unidades de VMC descentralizada?

Não, aquelas grelhas são ventiladores mecânicos. O mais estranho é que um deles é de uma wc em que nunca tomamos banho e acaba por não trabalhar.
  13.  # 13

Colocado por: NTORIONPor aqui problema idêntico, como me ofereceram a tinta, decidi pintar. Entretanto o pintor lavou toda com hipoclorito e máquina de pressão e ficou como nova, entretanto ainda n pintou PQ n houve tempo, mas se não tivesse adjudicado já nem pintava, aplicava só o biocida q a marca tb me ofereceu.

Que bom!! Eu só vendo para acreditar que a minha ficava limpinha 😄
  14.  # 14

Colocado por: SirruperEntao esta zona ja nao foi lavada com maquina?
      20241124_1559373.jpg

Não não, é a zona da placa.
  15.  # 15

Colocado por: N Miguel OliveiraOlá... valeu pelas fotografias.
    Mas faltaram as mais importantes.
    Como é a envolvente da casa?
    Há plantas, arbustos, árvores, bosque?
    Há zonas em terra batida, com poeiras?
    É uma zona dada ao vento?
    Em que fachadas tem esse problema?
    Como são os rufos, as pingadeiras, as alhetas das fachadas e cobertura?

O capotto deve ter em atenção muitos factores externos. Há locais em que não é aconselhado.

A escolha pelo capotto não deveria estar vinculada ao preço exclusivamente, como acontece na maioria dos casos.

Pode limpar hoje, para o ano, tem o mesmo problema... Pondere corrigir a causa do problema e não apenas "limpar" os sintomas.
    Concordam com este comentário:rguerreiro79

Além de ser virada a norte, não há mais nada nessa zona que acho que justifique ficar assim, mas lá está, sou leiga no assunto.
      Screenshot_20241129_221317_Maps.jpg
  16.  # 16

Colocado por: Amazona
    Não não, é a zona da placa

Mas tendo toda etics, isso não faz sentido...

É parede dupla?
  17.  # 17

Colocado por: NTORION
    Mas tendo toda etics, isso não faz sentido...

É parede dupla?

O etics vai até à zona superior da placa. Essa parte apenas leva o barramento acrílico como também leva por cima do capoto.
  18.  # 18

Colocado por: AmazonaO etics vai até à zona superior da placa. Essa parte apenas leva o barramento acrílico como também leva por cima do capoto.

O que pode ter contribuído para uma diferença de temperatura e humidade que permite o aparecimento de fungos e afins numas zonas e noutras não.
    Como é a continuidade do isolamento térmico nessa zona?

Verifique estas patologias com o Engenheiro Térmico do projecto da casa. Quem é que definiu os detalhes e espessuras do sistema?

Estas coisas não aparecem por milagre. Há cálculos que podem ter sido feitos e não foram respeitados...
    •  
      NTORION
    • 2 dezembro 2024 editado

# 19

Colocado por: Amazonaetics vai até à zona superior da placa. Essa parte apenas leva o barramento acrílico como também leva por cima do capoto.

Pensei nessa hipótese, mas nunca vi fazer assim. Até PQ deveria ter feito a dobra para o piso inferior...

Agora é estranho isso não sair com hipoclorito, até mesmo com lixívia devia ser suficiente

Quando diz que lavou com lixívia foi como?

O método melhor, para mim é um pulverizador (tenho um a bateria) e usar hipoclorito puro.

Na calçada fica a brilhar, na casa não tenho por hábito dar, mas foi o que os pintores fizeram.

Para testar pode usar um borrifador pequeno e aplicar numa zona generosamente, deixar atuar umas horas e se necessário dps lavar com água.
  19.  # 20

Colocado por: SirruperEntao esta zona ja nao foi lavada com maquina?

Colocado por: AmazonaNão não, é a zona da placa.

Colocado por: Amazona
    O etics vai até à zona superior da placa. Essa parte apenas leva o barramento acrílico como também leva por cima do capoto.

Colocado por: N Miguel OliveiraO que pode ter contribuído para uma diferença de temperatura e humidade que permite o aparecimento de fungos e afins numas zonas e noutras não.

Faz todo o sentido para mim.
      Em Portugal na generalidade das marcas o que impermeabiliza o sistema ETICS são as argamassas e não o revestimento final.
      Na zona de betão correspondente à laje seca mais rápido do que a zona com ETICS o que leva a que exista menos ou nenhuma proliferação batereológica.
      Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira

0.0245 seg. NEW