Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Andei a pesquisar na net, mas não encontro resposta em concreto para a minha questão.

    Eu e a minha mulher temos a mesmo morada fiscal há cerca de 5 anos - na realidade somos casados nos EUA e ainda não demos entrada cá dos papeis por preguiça, comodismo, enfim, não aconteceu ainda porque temos adiado. Somos portugueses, naturalmente.

    Acontece que há coisa de um ano compramos uma casita (secundária) numa terrinha para podermos desfrutar dela aos fins-de-semana e férias.

    Apareceu-me em casa um documento do IMI para pagar, em meu nome. Não estranhei e paguei. Sei que todos os anos, para habitação secundária se paga IMI.

    Ao fim de 2 dias aparece o mesmo documento, do mesmo valor, em nome dela! É normal? Fazemos o IRS juntos, temos a mesma morada fiscal há cerca de 5 anos, pagámos impostos a dobrar já na aquisição desta casa, agora paga-se também o IMI a dobrar?!... É correcto termos pago tudo a dobrar?

    Alguém já teve situação semelhante?

    Obrigado desde já a todos.

    Fellix
  2.  # 2

    Colocado por: FellixBoa tarde a todos.

    Andei a pesquisar na net, mas não encontro resposta em concreto para a minha questão.

    Eu e a minha mulher temos a mesmo morada fiscal há cerca de 5 anos - na realidade somos casados nos EUA e ainda não demos entrada cá dos papeis por preguiça, comodismo, enfim, não aconteceu ainda porque temos adiado. Somos portugueses, naturalmente.

    Acontece que há coisa de um ano compramos uma casita (secundária) numa terrinha para podermos desfrutar dela aos fins-de-semana e férias.

    Apareceu-me em casa um documento do IMI para pagar, em meu nome. Não estranhei e paguei. Sei que todos os anos, para habitação secundária se paga IMI.

    Ao fim de 2 dias aparece o mesmo documento, do mesmo valor, em nome dela! É normal? Fazemos o IRS juntos, temos a mesma morada fiscal há cerca de 5 anos, pagámos impostos a dobrar já na aquisição desta casa, agora paga-se também o IMI a dobrar?!... É correcto termos pago tudo a dobrar?

    Alguém já teve situação semelhante?

    Obrigado desde já a todos.

    Fellix


    O que deve ter acontecido foi que o valor pago por si corresponde a metade do valor patrimonial do imóvel. E neste caso a sua esposa vai pagar a outra metade, pois o imóvel deve estar em nome dos 2.

    Acontece o mesmo comigo. Eu pago metade e o meu companheiro a outra metade. No final pagamos o mesmo se estivessemos casados.
  3.  # 3

    Olá, Linduxita.

    Obrigado pela resposta.

    No entanto acho estranho. Quanto deveria ser aplicado? É que lá diz que deverão ser 0,4% (secundária) sobre o valor patrimonial. No nosso caso serão 0,4% x2? Então deveria ser aplicado 0,8% se fossemos casados, é isso?
  4.  # 4

    Colocado por: FellixOlá, Linduxita.

    Obrigado pela resposta.

    No entanto acho estranho. Quanto deveria ser aplicado? É que lá diz que deverão ser 0,4% (secundária) sobre o valor patrimonial. No nosso caso serão 0,4% x2? Então deveria ser aplicado 0,8% se fossemos casados, é isso?


    Vamos supor que o imóvel foi avaliado em 80.000 euros.

    Nesse caso o felix pagaria 0,4% de 40.000 euros e a sua esposa 0,4% de 40.000, o que é exactamente igual a pagar 0,4% de 80.000 euros.
  5.  # 5

    Não tinha visto nessa perspectiva.

    Digo isto porque inicialmente, quando adquirimos a nossa primeira casa, esta ficou apenas no meu nome - porque a minha esposa não trabalhava e a taxa de esforço seria superior - e na declaração vinha o valor total patrimonial dela (por enquanto ainda tem isenção). Mais abaixo vinha o da outra. De facto, pareceu-me um valor um pouco baixo. Agora que me falou nesse ponto, talvez faça algum sentido.

    Obrigado ;)

    Cumprimentos.
  6.  # 6

    De nada.

    Estamos aqui para aprender e ensinar.
 
0.0127 seg. NEW