Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: N Miguel OliveiraEle bem saberá o que resulta e o que não resulta à medida que vai desenhando a casa para o SEU terreno, e não outro qualquer.

Eu percebo esta perspectiva... mas tb e preciso perceber que para o cidadao comum isto se calhar nao 'funciona' assim sem alguem lhe explicar bem.

Ha pouco tempo eu e a minha mulher reunimos com o arquiteto, e tendo eu ja a 'experiencia' aqui do forum da casa nao estranhei muito, mas a minha mulher ficou relativamente desconfiada relativamente a forma como a reuniao correu. De forma geral, ele pediu-nos o que queriamos (numero de quartos, como queriamos a area social/cozinha, se precisavamos de quartos grandes, coisas que a gente gostava/nao gostava, etc) e para darmos uma vista de olhos no archdaily/pinterest e selecionar meia duzia de imagens que representassem o nosso 'estilo'. Agora estao na fase de preparar o estudo previo, com duracao estimada entre 3 a 4 semanas para nos apresentarem o primeiro draft. A justificacao para o tempo que leva e que de acordo com ele, este e um processo onde regra geral analisam varias opcoes ate chegarem a umas 3 ou 4 que decidem desenvolver mais, com o objetivo de chegar ao fim com 1, ou as vezes com 2 propostas caso nao seja evidente qual e a melhor tendo em conta os nossos requisitos. A mim pareceu-me razoavel, mas a minha mulher ficou mais ou menos 'preocupada' porque acha 3 a 4 semanas muito tempo e como nao mostrou uma planta esta com receio que o estudo previo nao venha de acordo com aquilo que 'idealizamos'. O que eu vejo como algo perfeitamente razoavel... pois antes de frequentar este forum, na minha cabeca tambem achava que o ideal era chegar com um projeto mais ou menos definido da nossa parte que nos ja decidimos que 'gostamos' cabendo ao arquiteto ajustar ao terreno/legislacao :D Mas esta forma mais 'criativa' de trabalhar nao e dificil de aceitar para nos, cidadaos comuns, que regra geral sabemos (ou achamos que sabemos) aquilo que queremos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, diouf_matos, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  2.  # 22

Eu acho que é totalmente normal o cliente idealizar a planta que gostaria, porque não sabe que isso na verdade não lhe acrescenta bastante valor. Cabe ao bom arquiteto olhar, perguntar, e interpretar a vivencia do cliente e fazer algo muito melhor e se necessário, diferente, daquilo que o cliente levou.

Se o cliente prefere a sua à do arquiteto, tendencialmente ou o cliente é arquiteto ou um tipo muito bom em arq, ou é burro.

Se o arquiteto entregou algo semelhante ao que o cliente desenhou, a 1) faz sentido, o o arquiteto é péssimo.
  3.  # 23

Colocado por: dmanteigasEu percebo esta perspectiva... mas tb e preciso perceber que para o cidadao comum isto se calhar nao 'funciona' assim sem alguem lhe explicar bem.

Eu quase que poderia dizer que essa é a minha missão e a de muitos outros como eu por aqui.
    Trazer alguma pedagogia, e tentar passar a mensagem de que construir não é como fazer um bolo de laranja.
    Para mim, o estudo prévio é a fase mais importante de todas.
    E aquela onde mais se nota o trabalho de Arquitectura.
    É uma fase que tanto pode demorar uma semana, como um ano.
    Acho que não deve haver pressa, não nesta fase pelo menos.
    Claro que entendo que para muita gente, ter que esperar 2 ou 3 meses por uma resposta dum Arquitecto pode parecer inaceitável... até verem o resultado. Acho que depois de verem, todas aquelas palavras e aquele tempo passam a fazer sentido...

Colocado por: TicMica 1) faz sentido, o o arquiteto é péssimo.

Depende. Pode não fazer sentido nenhum, mas por fruto de tanta hora no pinterest, o cliente já não vê mais nada além duma coisa que fixou na cabeça. Por vezes, não vale a pena o desgaste para ir repetidamente contra o que o cliente quer, afinal parece que "ele tem sempre razão". Chega-se a um ponto que, "afinal a casa é para ele e é"... Ele é que saberá. Como acha que sabe mais que o Arquitecto, que o Engenheiro... que os outros todos... é deixar arder sinceramente. Eu acho que sim, há o dever dos profissionais alertar e fazer sempre o melhor possível, baseados na lógica das coisas. Se depois o cliente, quer algo diferente e profundamente errado, as minhas mãos estão lavadas. É renunciar, ou fazer o melhor possível dentro daquilo. Agora, "coisa que nasce torta, tarde ou nunca se endireita"... Há correções que não passam de remendozitos...
  4.  # 24

Colocado por: zedasilvaNão vê que até tem ali no meio o puf dos "castigos"
    chicotes e fatos de de borracha mesmo?

0.0129 seg. NEW