Iniciar sessão ou registar-se
    • reg
    • 29 novembro 2024

# 1

Colocado por: N Miguel Oliveira

Não é uma ideia.
    Já acontece nalguns locais, em que é "raro" o cidadão comum ter carro próprio. E com a cada vez maior tendência das pessoas se concentrarem nas cidades, será apenas a lógica natural das coisas a funcionar.

Não deve estar a falar de Portugal com certeza.
    • reg
    • 29 novembro 2024

# 2

Colocado por: N Miguel OliveiraSim, um carro de 2 anos pode estar pior que um 15. Mas diria que a probabilidade dum de 15 estar pior que um de 2 é incomparavelmente maior que o inverso...

Não leve a mal mas o que quis dizer é que a idade do carro não quer dizer que está em melhor condições e vice versa.
  1.  # 3

Colocado por: regNão deve estar a falar de Portugal com certeza.

Para já não... mas não vejo razão para que a "moda" não chegue a Portugal, como em tudo o resto. Se fizer sentido pagar uma membresia e ter ao dispor qualquer carro, de qualquer tamanho para passear ou fazer mudanças... e usar transporte público no dia-a-dia... os portugueses aderirão como os outros também.

O carro é um gasto brutal...
  2.  # 4

Colocado por: regNão leve a mal mas o que quis dizer é que a idade do carro não quer dizer que está em melhor condições e vice versa.

Em termos literais não.
    É como os Kms e tudo o resto também.
    Pode estar melhor um com 100.000 bem estimado... que um com 10.000 a andar no monte... Mas lá está, é uma questão de lógica. O meu pai tem dois que passaram dos 700.000...

Não há nada como levar um mecânico no momento de fazer o test-drive...
  3.  # 5

Por coincidência, hoje mesmo comprei o carro que o meu sogro usava em leasing. Como vai trocar de carro, o banco fica com o velho ou vende-o. Foi a segunda hipotese, e fui eu que fiquei com ele. Não seria a minha primeira opção, não seria o carro que eu escolheria noutra situação... mas o facto de saber por onde andou, quem o usou, o cuidado que teve, e por já o ter conduzido dezenas de vezes pesou na equação. Além de que o preço que o banco faz é mais baixo que o mesmo carro no mercado...

Ou seja, há muitos factores.
    Agora, não há garantias a 100% de nada.

Este é de 2021, e ainda assim prefiro o meu bolinhas de 1982 sem eletrónica, nem turbos, nem invenções. Pelo que entendo o que diz. Agora para quem compra e desconhece o histórico de ambos, e se não perceber de mecânica, melhor evitar os carros velhos...
  4.  # 6

A ultima vez que comprei um carro em segunda mão, vi vários em vários stands, uma das formas de separar o "trigo do joio" é pedir ao vendedor o relatório VIN.

Se ele disser que nao tem tem é logo uma red flag das grandes.
    • reg
    • 30 novembro 2024

# 7

Colocado por: N Miguel OliveiraO carro é um gasto brutal...

Tal como viver na cidade é um gasto brutal...
    Transportes públicos nem falo, a grande maioria nem usa mas paga na mesma.
  5.  # 8

Colocado por: regTal como viver na cidade é um gasto brutal...
    Transportes públicos nem falo, a grande maioria nem usa mas paga na mesma.

Depende. Se abdicar dalgum espaço, e aceitar que viverá num espaço mais contido, pode arranjar habitação pelo mesmo preço, e depois poder fazer tudo, ou quase tudo a pé.
    E ter acesso a um automóvel na mesma, como acontece com as bicicletas e trotinetas... paga ao ano, e vai usando. "Primeiro estranha-se, depois entranha-se" e já não quer outra coisa.

Mas o custo a que me referia nem é o monetário, mas sim o ambiental. Viver disperso no território é um problema. O carro é apenas a face visivel disso.
    • reg
    • 30 novembro 2024

# 9

Depende. Se abdicar dalgum espaço, e aceitar que viverá num espaço mais contido, pode arranjar habitação pelo mesmo preço, e depois poder fazer tudo, ou quase tudo a pé.
    E ter acesso a um automóvel na mesma, como acontece com as bicicletas e trotinetas... paga ao ano, e vai usando. "Primeiro estranha-se, depois entranha-se" e já não quer outra coisa.

Mas o custo a que me referia nem é o monetário, mas sim o ambiental. Viver disperso no território é um problema. O carro é apenas a face visivel disso.

Se for questão ambiental, então viver numa aldeia é o melhor que há, não é para todos claro.
  6.  # 10

Precisar de financiamento para comprar carro é logo mau sinal.

Oh Miguel, não acha que esta frase soou assim um bocado prepotente?

Estamos em Portugal e nem toda a gente ganha milhares de euros a fazer uns riscos num papel..

Cada um gere a sua vida à sua maneira.. e há muita gente que pede financiamento para comprar carro e tem dinheiro pra comprar 10 ou 20 iguais..
    • reg
    • 30 novembro 2024

# 11

Colocado por: Bragas VOh Miguel, não acha que esta frase soou assim um bocado prepotente?

Aliás praticamente toda a sociedade ocidental evoluiu recorrendo aos créditos.
    • reg
    • 30 novembro 2024

# 12

Colocado por: Bragas VCada um gere a sua vida à sua maneira.. e há muita gente que pede financiamento para comprar carro e tem dinheiro pra comprar 10 ou 20 iguais..

Não esquecer que muitas vezes sai mais barato comprar o carro recorrendo ao crédito, por causa de descontos.
  7.  # 13

Colocado por: regSe for questão ambiental, então viver numa aldeia é o melhor que há, não é para todos claro.

Só o é se trabalhar onde mora, e não precisar do carro para nada ou quase nada. Com o padeiro e o peixeiro a passar-lhe à porta cada manhã... se plantar e colher o que come e afins... porque de resto, levar a infraestrutura pública a todo o lado, é tudo menos ecológico.
  8.  # 14

Colocado por: Bragas VOh Miguel, não acha que esta frase soou assim um bocado prepotente?

Estamos em Portugal e nem toda a gente ganha milhares de euros a fazer uns riscos num papel..

Cada um gere a sua vida à sua maneira.. e há muita gente que pede financiamento para comprar carro e tem dinheiro pra comprar 10 ou 20 iguais..

Pode ter soado sim, é o problema da escrita. Peço deculpa, mas de facto não era a intenção. Tal como me ensinaram: "se queres um carro tens que ter dinheiro para dois". Para quem tem alguma noção de mecânica perceberá a dica, sobretudo nos carros usados.

Por principio, gosto de dar passos do tamanho das pernas. Para evitar precisamente esta situação de não ter um carro que me sirva convenientemente ou até ter um acidente com perda total e ainda estar a pagá-lo ao banco.

Pelo que, tampouco vejo mal em usar crédito quando há dinheiro para "10 ou 20 carros iguais".

Quanto aos "riscos no papel", teve graça.
    Sobretudo sabendo o quão mal paga é a profissão na generalidade.

Mas pronto, nunca entendi bem a lógica de dar 15, 20 ou 30 mil euros por um carro, não havendo capacidade financeira para tal.
    Agora pedir crédito, ou usar um carro alugado, é uma opção tão válida como outra qualquer. Neste caso, é "mau sinal"... porque foi o autor do tópico que escolheu aquele negócio, mas com o dinheiro dos outros. Pelo que há outro tipo de pressão nas costas...
  9.  # 15

Colocado por: regAliás praticamente toda a sociedade ocidental evoluiu recorrendo aos créditos.

Sim, que o diga os EUA, o México, etc... que até para pagar o pão usam o cartão de crédito. Eu bem oiço sobre as vantagens, os descontos, isto e aquilo... tudo um mar de rosas. A evolução que vejo, é que os filhos já são grandes e ainda andam com dívidas até ao pescoço. É impressionante. Não obrigado.

Há coisas para as quais fazem sentido os créditos, para uma casa, abrir um negócio, etc...
    Agora para comprar a TV, caramba...

É uma espiral da qual não se sai muitas das vezes.
    • reg
    • 30 novembro 2024

# 16

Só o é se trabalhar onde mora, e não precisar do carro para nada ou quase nada. Com o padeiro e o peixeiro a passar-lhe à porta cada manhã... se plantar e colher o que come e afins... porque de resto, levar a infraestrutura pública a todo o lado, é tudo menos ecológico.

Não o percebo. É tão anti-carros, então e se for carro elétrico? Pode sempre trabalhar remoto sabe?
  10.  # 17

Colocado por: regÉ tão anti-carros

Não sou anti-nada. Até acabo de dizer que ainda ontem comprei um carrito. Apenas lhe comento que há muitos factores a ter em conta em função da vida de cada um, e do carro em sí. Ou a falta dele. Pelo que vejo acontecer fora, cada vez mais as pessoas têm outras preocupações. Não vejo razão para que isso seja diferente em Portugal.
    • reg
    • 30 novembro 2024

# 18

Colocado por: N Miguel OliveiraAgora para comprar a TV, caramba...

Já ouviu falar de cashback por exemplo?
    • reg
    • 30 novembro 2024

# 19

Não sou anti-nada. Até acabo de dizer que ainda ontem comprei um carrito. Apenas lhe comento que há muitos factores a ter em conta em função da vida de cada um, e do carro em sí. Ou a falta dele. Pelo que vejo acontecer fora, cada vez mais, as pessoas têm outras preocupações. Não vejo razão para que isso seja diferente em Portugal.

Nos países pequenos talvez mas não em Portugal.
  11.  # 20

Colocado por: regJá ouviu falar de cashback por exemplo?

Sim, sempre. Até enjoa.

0.0237 seg. NEW