Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, se alguem puder responder agradecia, estou pedindo um segundo emprestimo ao meu banco onde tenho o crédito habitação para fazer algumas obras no imóvel, onde seria feita uma segunda hipoteca. Ao pedir a certidão predial descobri que além da primeira hipoteca do banco tenho uma penhora das finanças de um processo executivo que no momento estou pagando em parcelas pelo PERES quando tive esta oportunidade. O valor que devo ao banco são €124.000 e a dívida escrita na penhora era €13.400 mas agora já só devo €4.600. estaria pegando mais €40.000 para as reformas no imóvel que no momento está avaliado em €420.000 .

O crédito para esta segunda hipoteca já está aprovado pelo banco e me disseram que vão marcar a data para escritura desta segunda hipoteca, a minha dúvida é se é possível fazer essa segunda hipoteca ao imóvel visto que tem esta penhora nas finanças mesmo o valor do imóvel sendo muito superior ao valor das dívidas. Pergunto isto porque não sei se esse "detalhe" da penhora tenha passado despercebido ou se isso não interessa visto o valor do imóvel em questão.
  2.  # 2

Se vai pedir uma segunda hipoteca para obras, porque não pede um valor superior para resolver a situação da penhora rapidamente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cs1975
  3.  # 3

Mas a ideia é essa, uma parte desse valor é para algumas pendências a dúvida é se é possível fazer a escritura desta segunda hipoteca e o banco liberar o valor na minha conta
  4.  # 4

Só o banco lhe poderá responder se aceita.
    Já comunicou ao banco a situação da penhora existente?
  5.  # 5

no dia que fui lá a primeira vez, enviei a certidão predial onde consta isto e depois de uma semana me falaram que já estava aprovado só faltava a avaliação do imóvel mas que se ficasse acima de €350.000 estava tudo certo. a minha dúvida é se isso passou despercebido ou se não faz diferença para o banco. A nível legal queria saber se é possível fazer outra hipoteca com uma penhora das finanças.
  6.  # 6

Atenção para conseguir parar o processo de execução.

https://www.santander.pt/salto/bens-penhorados-financas
  7.  # 7

Eu até diria, que eles só aceitariam, pagando a penhora e entregando-lhe o remanescente... que é o que vão fazer comigo, relativamente a um empréstimo "pessoal".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cs1975
  8.  # 8

Colocado por: cs1975no dia que fui lá a primeira vez, enviei a certidão predial onde consta isto e depois de uma semana me falaram que já estava aprovado só faltava a avaliação do imóvel mas que se ficasse acima de €350.000 estava tudo certo. a minha dúvida é se isso passou despercebido ou se não faz diferença para o banco. A nível legal queria saber se é possível fazer outra hipoteca com uma penhora das finanças.

Tenho algumas dúvidas que o banco lhe empreste o dinheiro sem resolver a situação da penhora.
    O que poderá acontecer, será o banco emitir um cheque bancário dirigido à Autoridade Tributária / Fazenda Nacional, com o montante para cobrir a penhora.

Para evitar que pegue nesse dinheiro e o utilize para outros fins que não seja o pagamento da penhora...
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  9.  # 9

Mas diouf_matos hoje o que eu devo não é o que esta aparecendo na certidão, pois estou pagando isso parcelado para as finanças, dos €13.400 já só devo €4.600 .
  10.  # 10

Um banco fazer-lhe uma segunda hipoteca sobre um imóvel onde já consta uma penhora é de louvar..

Teve sorte..

Ainda que o financiamento sirva para liquidar esse remanescente, não abona nada em favor do cliente um registo de penhora.. mesmo com plano de pagamentos, é um incidente..
  11.  # 11

Colocado por: cs1975Mas diouf_matos hoje o que eu devo não é o que esta aparecendo na certidão, pois estou pagando isso parcelado para as finanças, dos €13.400 já só devo €4.600 .

Certo o normal, seria o banco pedir-lhe um documento oficial das finanças a dizer para onde (IBAN), qual o valor e até que data.

Assim aquando da escritura, eles fazem esse pagamento para saldar a divida e deixam lhe o remanescente.
  12.  # 12

Eu no lugar do banco, não fazia esse crédito..

0.0139 seg. NEW