Iniciar sessão ou registar-se
    • lame
    • 30 novembro 2024

# 1

Boas

Desligar os dijuntores em caso de trovoada é uma boa medida para proteger os aparelhos electrónicos?

Cumprimentos
    • size
    • 30 novembro 2024 editado

# 2

É
    Desligue o disjuntor geral/diferencial
    Em vez de desligar aparelho a aparelho, desliga tudo ao mesmo tempo no disjuntor geral
  1.  # 3

E desligar um aparelho no diferenciar não o pode danificar?

Por exemplo uma bomba de calor..
    • lame
    • 30 novembro 2024

# 4

Eu desliguei todos os disjuntores, dexei ligado o do frigorífico , pois ao cortar o geral fico sem electricidade no frigorífico e descongela , ou o melhor é sempre desligar o geral?
  2.  # 5

Mas a questão vem a que propósito? Receio das trovoadas de um modo geral? Acho que está a sofrer por antecipação...
    Mande instalar uns dispositivos de proteção contra sobretensão, já lhe oferece alguma segurança.
  3.  # 6

Um estabilizador de tensão .....não serve?
    • size
    • 1 dezembro 2024

# 7

Colocado por: 4por1
    Um estabilizador de tensão .....não serve?

Não.
    É um equipamento para estabilizar umas dezenas de volts, incapaz de o fazer para milhões de volts.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lame
  4.  # 8

Colocado por: Bragas VE desligar um aparelho no diferenciar não o pode danificar?

Eu estou em crer que sim. Nos últimos 2 anos tem havido muita instabilidade na rede elétrica onde moro. Há falhas constantes, por vezes duram só o suficiente para "piscar" as luzes mas o router reinicia, por exemplo. E, estranhamente, por vezes desligam-me o diferencial! Sim, é estranho considerando a função do diferencial, mas não sou caso único na zona.

Bem, divago: isto para dizer que desde aí "perdi" dois aparelhos de AC! Na altura em que falhou o primeiro não associei logo a isto e meti novo do meu bolso, mas neste segundo já pedi análise técnica para imputar responsabilidades á E-redes.

Com base nesta experiência, não aconselho andar a ligar e desligar os disjuntores de ACs, mas imagino que também não se desligam todos os dias várias vezes por causa de trovoada...
    • size
    • 1 dezembro 2024

# 9

Colocado por: Bragas VE desligar um aparelho no diferenciar não o pode danificar?

Qual a diferença, perigosidade, em se desligar, pontualmente, o comutador geral/diferencial, em vez de cada um dos disjuntores, na ocorrência de uma trovoada ?
  5.  # 10

Colocado por: sizeo comutador geral/diferencial, em vez de cada um dos disjuntores

Ou simplesmente falhar a entrega de energia elétrica... Penso que nenhuma diferença.

Colocado por: sizeQual a diferença, perigosidade

Possivelmente a acontecer algum problema, este deverá estar relacionado com facto de ser interrompido algum ciclo de controlo que origine (ao voltar a energia) uma falha num comando de temperatura, pressão, etc. Não faço ideia, pois desconheço todo o funcionamento dos circuitos das bombas de calor, AC's ou similares.

Embora seja um equipamento completamente diferente, mas para ilustrar um tipo de caso real (e banal) que me passou montes de vezes pelas mãos, dou o exemplo dos vulgares compressores de ar:
    Esses compressores (com depósito) dispõem de um pressostato para controlar o ponto de corte ao atingir determinada pressão no depósito (8-10Bar nos modelos "normais"). E nesse pressostato existe um atuador mecânico (botão) que permite ao utilizador parar o motor enquanto este está a carregar, e ao mesmo tempo descomprime a cabeça/circuito do grupo compressor (e estamos a considerar um compressor de pistão).
    MAS, muita gente não faz isso, e simplesmente desliga o compressor da tomada, e pior, às vezes enquanto o motor está a trabalhar.
    Resultado: Como nao foi desligado utilizando o tal botão mecânico, a pressão na cabeça não foi libertada. Como tal, na próxima vez que o compressor for ligado na tomada, caso a pressão esteja baixa a um nível que implique o arranque do motor, este terá de vencer uma pressão tremenda no circuito, o que pode originar a queima da bobinagem do motor (não vai ter força para vencer a pressão, e queima por esforço).

Desculpem o texto, mas julgo que é um exemplo real básico das consequências da interrupção de um processo, que pode nem sempre acontecer, mas existe esse risco. Mesmo em equipamentos totalmente automatizados e controlados eletronicamente, pois a interrupção de um software enquanto está a correr, pode em caso extremo, levar ao descomando de uma qualquer função e originar uma falha grave (até mecânica).

Mas considerando o tema do tópico (trovoada), julgo que mais grave ainda, seria a injeção de uma sobretensão descontrolada. E para isso, como referi anteriormente, existem dispositivos apropriados (que aparentemente em Portugal são pouco conhecidos e utilizados, ao contrário de outros países, em que são obrigatórios).

0.0151 seg. NEW