Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Venho pedir ajuda a quem entenda de temas de eletricidade ou, mais especificamente, de video-porteiros e intercomunicadores. A minha casa foi construída na década de 90 e ainda tem o intercomunicador de origem, que pretendo substituir por um Contera Starbell 1000C.

O atual intercomunicador, de marca Commax (fotos em baixo) nem parece ter a indicação dos números das ligações, pelo que a minha ideia de simplesmente tirar nota da posição das ligações e replicar no novo não é possível.

Vão fotos em baixo do atual Commax e como está instalado e também do novo Starbell, alguém me consegue ajudar em que posição devo ligar os fios?

Muito obrigado!
      telefone-porta-c-micro-electronico-contera-starbell-1000-c.jpg
      signal-2024-12-01-005615_002.jpeg
      signal-2024-12-01-005121_002.jpeg
  2.  # 2

Intercomunicadores ainda por cima antigos são uma dor de cabeça.

É melhor contratar alguem que perceba realmente do assunto
  3.  # 3

O melhor é contactar a Contera, eles sabem se os dois intercomunicadores são compatíveis e se forem dão a correspondência das ligações.
    Penso que o intercomunicador Contera Starbell 1000B deverá ser o mais indicado.
  4.  # 4

Obrigado pela informação @larkhe e @zepedro1972

Uma outra pergunta, será que facilita se já tiver conseguido (penso) identificar as ligações? A imagem em baixo é o diagrama do intercomunicador existente (que descobri estar na traseira do mesmo)

Após alguns testes:
    Fio Preto - Trinco
    Fio Branco - Microfone
    Fio Azul - Auscultador
    Fio Vermelho - Campainha
    Fio Cinza - Fase
      signal-2024-12-02-141431_002.jpeg
  5.  # 5

Se não me engano no Starbell é o seguinte:

5 - Campainha
    4 - Corrente
    B - Trinco
    2 e 3 - Conversação

convém saber se é compatível, senão não funciona.
      ad701bf6028c64dec2496b10b41dd2ad.jpg

0.0101 seg. NEW