Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde Pessoal,

Vou viver para uma casa que foi construída assim meio "às três pancadas", como se costuma dizer, e só descobri agora que a casa não tem ITED.

Pelo que percebi é algo obrigatório desde 2005 o que já iria obrigar a casa para onde vou morar a ter.

Mas a minha questão prende-se com o seguinte:
    1. Mesmo náo tendo ITED ao pedir para irem lá instalar servico de internet c/ fibra rural , os técnicos vão conseguir instalar?
    2. Estando a casa acabada, o quão "biscate" é colocar o ITED e custos? Teráo de andar a abrir paredes, etc ?
    3. É algo assim muito grave não ter o ITED? que desvantagens existe?
    4. Isto do ITED explicando a um burro qual o propósito ? Andei a tentar pesquisar mas não se encontra muita informação sobre isso
  2.  # 2

Colocado por: Dark4everPelo que percebi é algo obrigatório desde 2005 o que já iria obrigar a casa para onde vou morar a ter.

Para imóveis com projeto de construção a entrar na câmara municipal.

De que ano é esse imóvel?
  3.  # 3

Colocado por: Varejote

Para imóveis com projeto de construção a entrar na câmara municipal.

De que ano é esse imóvel?

É de 2014
  4.  # 4

Colocado por: Dark4ever1. Mesmo náo tendo ITED ao pedir para irem lá instalar servico de internet c/ fibra rural , os técnicos vão conseguir instalar?
    Instalam na mesma, na grande maioria têm ited e não sabem/querem usar.

Colocado por: Dark4ever2. Estando a casa acabada, o quão "biscate" é colocar o ITED e custos? Teráo de andar a abrir paredes, etc ?
    Depende da sua utilização, caso seja crucial internet por cabo, não tenha TV onde precisa, eu faria algo do gênero do ited.

Colocado por: Dark4ever3. É algo assim muito grave não ter o ITED? que desvantagens existe?
    Em termos praticos, e de encontro ao ponto anterior, a não ser que precise mesmo do sistema cablado não vejo grandes desvantagens além de não cumprir a legislação e desvalorizar o imóvel numa futura venda.

Colocado por: Dark4ever4. Isto do ITED explicando a um burro qual o propósito ?
    Basicamente tem pontos de rede e televisão em todos os quartos, cozinha e sala (sendo que existe num deste a chamada ZAP que tem também tomada de fibra otica) isto tudo fica depois centralizado no ATI que pode ser um quadro ou um bastidor (normalmente usam-se quadros) a juntar a isto e para que funcione tudo tem de comprar equipamentos como switch, router.

Caso seja um utilizador de wifi e não precise de internet por cabo, peça para instalarem o router numa zona central da casa e deve ter cobertura wifi em toda a casa, em relação as TV se for paga as atuais box usam tecnologia wifi e assim fica com a questão do ited "resolvida"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dark4ever
  5.  # 5

Colocado por: Dark4everIsto do ITED explicando a um burro qual o propósito ?

O mesmo propósito de uma instalação elétrica padronizada, por exemplo.

Colocado por: Dark4everAndei a tentar pesquisar mas não se encontra muita informação sobre isso

Não encontrou informação como? Existe toda a informação possível sobre o ITED nos primeiros resultados numa simples pesquisa no google.

Colocado por: Dark4everos técnicos vão conseguir instalar?

As operadoras devem estar pouco preocupadas com o facto da casa não ter um projeto ITED executado. Querem é vender o produto, passam um cabo, ligam a um router e daí espalha os cabos que precisar pela casa. Fica lindo e funcional? Pois... o ITED também serviria para evitar esses problemas.

Colocado por: Dark4evero quão "biscate" é colocar o ITED e custos?

Seria necessário um projeto ITED, execução por técnico qualificado, vistoria e testes...

Colocado por: Dark4everÉ algo assim muito grave não ter o ITED? que desvantagens existe?

É grave saber que a casa foi construída "às três pancadas"... Quanto ao ITED, consegue-se viver, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
  6.  # 6

Colocado por: tiagodiafInstalam na mesma, na grande maioria têm ited e não sabem/querem usar.

Depende da sua utilização, caso seja crucial internet por cabo, não tenha TV onde precisa, eu faria algo do gênero do ited.

Em termos praticos, e de encontro ao ponto anterior, a não ser que precise mesmo do sistema cablado não vejo grandes desvantagens além de não cumprir a legislação e desvalorizar o imóvel numa futura venda.

Basicamente tem pontos de rede e televisão em todos os quartos, cozinha e sala (sendo que existe num deste a chamada ZAP que tem também tomada de fibra otica) isto tudo fica depois centralizado no ATI que pode ser um quadro ou um bastidor (normalmente usam-se quadros) a juntar a isto e para que funcione tudo tem de comprar equipamentos como switch, router.

Caso seja um utilizador de wifi e não precise de internet por cabo, peça para instalarem o router numa zona central da casa e deve ter cobertura wifi em toda a casa, em relação as TV se for paga as atuais box usam tecnologia wifi e assim fica com a questão do ited "resolvida"

Muito obrigado pelo esclarecimento, sinto-me um nabo de nunca ter ouvido falar nisto do ITED.

Eu não sei se é estranho ou não mas a nível de pontos de televisáo a casa tem em todas as divisóes entradas para cabo rede de telefone e cabos de televisão (cabo de antena)
  7.  # 7

Colocado por: Dark4ever

É de 2014

Construção de 2014 já deveria ter ITED, tire fotos às tomadas e veja quantos "quadros" tem, algum deles pode ser o ATI.

comprou a casa agora?
  8.  # 8

Colocado por: Ruikode
    O mesmo propósito de uma instalação elétrica padronizada, por exemplo.

Não encontrou informação como? Existe toda a informação possível sobre o ITED nos primeiros resultados numa simples pesquisa no google.

As operadoras devem estar pouco preocupadas com o facto da casa não ter um projeto ITED executado. Querem é vender o produto, passam um cabo, ligam a um router e daí espalha os cabos que precisar pela casa. Fica lindo e funcional? Pois... o ITED também serviria para evitar esses problemas.

Seria necessário um projeto ITED, execução por técnico qualificado, vistoria e testes...

É grave saber que a casa foi construída "às três pancadas"... Quanto ao ITED, consegue-se viver, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dark4ever

Quanto à informação refiro-me a uma informação simplificada em sobre o que consiste e o seu propósito explicado de uma forma que seja percetível a uma pessoa que nada perceba do assunto.
    Obrigado pelo esclarecimento
  9.  # 9

Construção de 2014 já deveria ter ITED, tire fotos às tomadas e veja quantos "quadros" tem, algum deles pode ser o ATI.

comprou a casa agora?

Pois, quadro só tem 1
    Esta questão do ITED surgiu porque foi lá um tecnico que ia instalar uma campainha e questionou pelo ITED andou a correr a casa toda e não encontrou
  10.  # 10

Colocado por: Dark4ever
    Eu não sei se é estranho ou não mas a nível de pontos de televisáo a casa tem em todas as divisóes entradas para cabo rede de telefone e cabos de televisão (cabo de antena)
      tem de descobrir para onde vão esses cabos, já espreiou dentro dos roupeiros, pode ter alguma tampa disfarçada
    •  # 11

Primeiro tem de ver se tem tomadas RJ45, Coaxial.
    •  # 12

Colocado por: tiagodiaftem de descobrir para onde vão esses cabos, já espreiou dentro dos roupeiros, pode ter alguma tampa disfarçada

Colocado por: VarejotePrimeiro tem de ver se tem tomadas RJ45, Coaxial.

Amanhã já tiro fotos, em todas as divisoes tem as tipicas tomadas de antena e telefone, mas não tem nenhuma para cabo de ethernet por exemplo.

O técnico andou lá com um aparelho que apitava (desculpem a ignorancia) e disse que quase de certeza que a ligacao foi feita toda junta (porque do que percebi o sinal passava de uma para a outra?)

É possivel essa caixa do ITED estar no exterior, no muro?
    •  # 13

Colocado por: Dark4everO técnico andou lá com um aparelho que apitava (desculpem a ignorancia) e disse que quase de certeza que a ligacao foi feita toda junta (porque do que percebi o sinal passava de uma para a outra?)

No sistema RITA, anterior ao ITED é que tinha tomadas de telefone ligadas em cascata.

O imóvel não tem projetos?

Instalar RITA em 2012, o projeto tinha de ter entrado na câmara municipal antes de 2005 e mesmo assim...
    •  # 14

No sistema RITA, anterior ao ITED é que tinha tomadas de telefone ligadas em cascata.

O imóvel não tem projetos?

Instalar RITA em 2012, o projeto tinha de ter entrado na câmara municipal antes de 2005 e mesmo assim...

É muito provável que seja isso, já estou a tentar obter a informação´

Uma dúvida, se a casa tiver uma garagem que não está legal e quiser legalizar a mesma, terei de submeter novo projeto à data de hoje e vão-me obrigar a colocar o ITED porque é o que está em vigor, apesar de o projeto inicial ter entrado antes de 2005 e estar em vigor nessa data o RITA?
    •  # 15

Nao faz grande diferenca. Estamos na era Wifi, nao e por ter ligacoes de cabos de rede em todas as divisoes que vai fazer alguma diferenca quando mesmo com problemas de rede pode usar repetidores que se ligam... a fichas eletricas.
    •  # 16

Colocado por: Dark4everUma dúvida, se a casa tiver uma garagem que não está legal e quiser legalizar a mesma, terei de submeter novo projeto à data de hoje e vão-me obrigar a colocar o ITED porque é o que está em vigor, apesar de o projeto inicial ter entrado antes de 2005 e estar em vigor nessa data o RITA?

Uma garagem não carece de ITED, pelo que não se preocupe com isso.
    •  # 17

Colocado por: Dark4ever1. Mesmo náo tendo ITED ao pedir para irem lá instalar servico de internet c/ fibra rural , os técnicos vão conseguir instalar?

sim, vão instalar. pode é ficar com um fio colado ao rodapé da sala com cola quente.

Colocado por: Dark4ever2. Estando a casa acabada, o quão "biscate" é colocar o ITED e custos? Teráo de andar a abrir paredes, etc ?

sim.
      Colocado por: Dark4ever3. É algo assim muito grave não ter o ITED? que desvantagens existe?

muitas casas tem e nem é usado. a maior desvantagem que vejo é a nivel da tv, ao colocar uma box os tecnicos injectam o sinal na rede ITED e tem televisão em todas as divisões da casa. deixou de ser preciso de ter uma box para a televisão da sala, outra box para a cozinha, etc.

Colocado por: Dark4ever4. Isto do ITED explicando a um burro qual o propósito ? Andei a tentar pesquisar mas não se encontra muita informação sobre isso

de forma simplista, o ited são as infra-estruturas de telecomunicações de edifício, tal com tem uma rede de electridade a levar elecricidade às tomadas e lampadas de toda a casa com um quadro que junta os dijuntores e os diferencias, o ited é o mesmo conceito para aplicada às telecomunicações.
    •  # 18

Colocado por: pauloagsantos

sim, vão instalar. pode é ficar com um fio colado ao rodapé da sala com cola quente.

sim.

muitas casas tem e nem é usado. a maior desvantagem que vejo é a nivel da tv, ao colocar uma box os tecnicos injectam o sinal na rede ITED e tem televisão em todas as divisões da casa. deixou de ser preciso de ter uma box para a televisão da sala, outra box para a cozinha, etc.

de forma simplista, o ited são as infra-estruturas de telecomunicações de edifício, tal com tem uma rede de electridade a levar elecricidade às tomadas e lampadas de toda a casa com um quadro que junta os dijuntores e os diferencias, o ited é o mesmo conceito para aplicada às telecomunicações.

Muito obrigado essa explicação fez-me ainda mais entender melhor para que serve, faz todo o sentido agora

Colocado por: Pedro Barradas

Uma garagem não carece de ITED, pelo que não se preocupe com isso.

Pois mas sendo a garagem um dos pisos e não estando a mesma no projeto inicial que foi outrora aprovado, (ou seja a casa têm 1 piso + 1 garagem mas no projeto só consta um piso) para tentar legalizar terei de submeter um novo projeto geral da casa toda não é? E aí não podem-me obrigar a colocar o ITED visto ser necessário para aprovação do projeto?

(porque disseram-me que para se legalizar uma garagem é necessário enviar o projeto total da casa, mesmo que o outro piso já esteja legalizado)

O meu medo é aí obrigarem-me a colocar o ITED que seria uma despesa adicional consideravél, alguém sabe se efetivamente estou a pensar bem?
    •  # 19

Ainda não percebo porque é que o pessoal se anda a preocupar em espalhar cabos pela casa, mas não existe wifi? Hoje em dia consegue-se ter grandes velocidades por wifi desde que seja um AP de jeito.

A casa é para si e não pensa vender? Então siga pra frente
    •  # 20

Colocado por: xiripitiAinda não percebo porque é que o pessoal se anda a preocupar em espalhar cabos pela casa, mas não existe wifi? Hoje em dia consegue-se ter grandes velocidades por wifi desde que seja um AP de jeito.

A casa é para si e não pensa vender? Então siga pra frente

Hoje em dia com a evolução e eficiência energética dos aparelhos elétricos, as instalações cada vez necessitam de menos potência elétrica!

A DIGI em vez de andar a fibrar centenas de quilómetros em fibra, bem podia colocar os routers a comunicar por 4G e 5G que poupava uma fortuna.

Oh wait...

0.0238 seg. NEW