Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ou seja uma CAM pode estar numa parede na fachada do edifício perto do poste (longe da entrada).

Uma CVM tem de ficar do lado de fora da propriedade (ou dentro até 1.5m) descendo a rede do poste mais próximo, ir à caixa e voltar para a Habitação e ligar ao ATI.

é isso?
  2.  # 2

Dentro ou fora, não tem que estar como manda no projeto?
  3.  # 3

Colocado por: fabsilDentro ou fora, não tem que estar como manda no projeto?
    E depois acabam-se com tomadas de TV a meia altura das paredes do Quarto porque ninguém pensou antes e depois "Ah mas tem de ser assim". - Porque ITED é daqueles que ou é para estar como no projecto ou já foste.
  4.  # 4

Colocado por: gil.alvesE depois acabam-se com tomadas de TV a meia altura das paredes do Quarto porque ninguém pensou antes e depois "Ah mas tem de ser assim". - Porque ITED é daqueles que ou é para estar como no projecto ou já foste.

Contra mim falo. Sou eu que estou a executar a pré instalação, e há muito que deixei de olhar para o projeto.

Obviamente, estou a respeitar as bases e a seguir a legislação. Ma, no final, o projeto vai ter que ser refeito.

Sobre a CAM, no meu caso vai ficar no muro exterior. Mas vou ter que colocar um poste... Na minha rua é tudo aéreo.
  5.  # 5

Colocado por: fabsilMas vou ter que colocar um poste...

Quem coloca é o prestador de serviços. Se não há poste então pode colocar a CAM/CVM onde bem entender.
  6.  # 6

Colocado por: jfsmoreira

Quem coloca é o prestador de serviços. Se não há poste então pode colocar a CAM/CVM onde bem entender.

Como assim? O poste é porque não quero estendais ligados à casa.
  7.  # 7

Colocado por: fabsilO poste é porque não quero estendais ligados à casa.

Nem é permitido.
    O poste é no exterior da sua casa, mas é da responsabilidade (instalaçõa e manutenção) do operador
  8.  # 8

Nem é permitido.
    O poste é no exterior da sua casa, mas é da responsabilidade (instalaçõa e manutenção) do operador

Portanto, deixo lá a CAM com uma ponta de tubo enterrada (como manda a norma), e depois a operadora que descalce a bota?

OU Manda-me uma comunicação a dizer que, por motivos técnicos, não é possivel efetuar a ligação?

OU montam o estendal pelo telhado da casa e descem onde der? (Que eu saiba, também não é permitido. Mas faz-se)
  9.  # 9

Colocado por: fabsildeixo lá a CAM com uma ponta de tubo enterrada (como manda a norma), e depois a operadora que descalce a bota

Correto. Se não tem poste à porta da casa, é mesmo assim que tem de fazer. O operador tem que colocar o poste perto do local onde enterrou os tubos e fazer a "baixada"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  10.  # 10

Colocado por: fabsilmontam o estendal pelo telhado da casa e descem onde der? (

NUNCA! ISSO NÃO É PERMITIDO. Se fizerem é fazer participação à ANACOM.
    Aqui na zona haviam uns cabos de FO espalhados nos postes. O empreiteiro selecionado pelo operador não fez o serviço em condições, de tal forma que os cabos chegavam ao pavimento da via pública. Foi só tirar umas fotos e enviar para a ANACOM. Um par de semanas depois já estavam a enrolar os cabos todos lá no topo do poste! E de certeza que algumas cabeças rolaram! A ANACOM não brinca em serviço!
  11.  # 11

Correto. Se não tem poste à porta da casa, é mesmo assim que tem de fazer. O operador tem que colocar o poste perto do local onde enterrou os tubos e fazer a "baixada"

Bom saber.

Se bem que, em princípio, vou ter que pagar o poste da eletricidade. Um já deve dar para o outro.

Mesmo assim, vejo na minha rua linhas de fibra a descer pelo poste abaixo até entrar na CAM, sem qualquer proteção. Qualquer um chega com uma tesoura e corta (bom para os ladrões).

Se fizerem é fazer participação à ANACOM.

Na minha casa não vão fazer. Não deixo.
    Nem deixei passagem. Apenas para a PAT, no telhado.
  12.  # 12

Colocado por: fabsil

Bom saber.

Se bem que, em princípio, vou ter que pagar o poste da eletricidade. Um já deve dar para o outro.

Mesmo assim, vejo na minha rua linhas de fibra a descer pelo poste abaixo até entrar na CAM, sem qualquer proteção. Qualquer um chega com uma tesoura e corta (bom para os ladrões).

Na minha casa não vão fazer. Não deixo.
    Nem deixei passagem. Apenas para a PAT, no telhado.

Se tem ramal aéreo, colocam a CAM com tubagem para ramal subterrâneo e 1 tubo 40mm da CAM até ao limite do lote, caso tenham de colocar um poste, fica no limite do lote e não na entrada principal.

4.1.4.8.3.1 CONDUTAS DE ACESSO EM ZONAS DE TRAÇADO AÉREO
    Para o caso dos edifícios localizados em zonas onde os traçados das redes públicas são aéreos,
    nomeadamente através de postes, devem existir condutas de acesso que permitam a ligação
    desde a CVM, ou da CAM, até ao poste que se situe numa zona contígua aos limites da
    propriedade. Esta ligação deve ser executada através de um tubo com o mínimo de Ø40 mm.
    Recomenda-se, na ausência de postes contíguos à propriedade, que a conduta de acesso seja
    prolongada até ao limite da mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  13.  # 13

Colocado por: Varejotefica no limite do lote e não na entrada principal.

Não é obrigatório! É apenas uma recomendação!
    Imagine que tem uma propriedade com 10 hectares :)
  14.  # 14

Colocado por: gil.alvesOu seja uma CAM pode estar numa parede na fachada do edifício perto do poste (longe da entrada).

Uma CVM tem de ficar do lado de fora da propriedade (ou dentro até 1.5m) descendo a rede do poste mais próximo, ir à caixa e voltar para a Habitação e ligar ao ATI.

é isso?

Então assumir isto é correcto?
  15.  # 15

Não é obrigatório! É apenas uma recomendação!
    Imagine que tem uma propriedade com 10 hectares :)

A distância máxima é o limite do lote, parece-me explícito.

Se tiver um poste a 4 metros da CAM, os tubos vão até ao poste, mesmo que o lote tenha 40 metros de frente.
  16.  # 16

Eu vou por todas as minhas caixas no limite. Até o da luz. Vai ficar a cerca de 25m da entrada.

Portanto, colocarem poste, não será problema.

Alias, até tenho um poste a 4 metros, correspondentes ao portão do vizinho.

A operadora pode cobrar por esse poste?
  17.  # 17

Colocado por: fabsilbom para os ladrões).

Roubar o quê?? Fibra?
    Não vale nada.
    A cortarem, só para estragarem porque os cabos de fibra optica não têm valor comercial nenhum.
  18.  # 18

Colocado por: Dias12

Roubar o quê?? Fibra?
    Não vale nada.
    A cortarem, só para estragarem porque os cabos de fibra optica não têm valor comercial nenhum.

Pense um pouco mais além...
    Obviamente que a fibra não tem valor comercial!

Mas, hoje em dia, cortar as comunicações de uma casa... Ainda por cima cada vez mais recheadas de domóticas e CCTV, é ouro sobre azul 🙂

Nem toda a gente tem um router 4G alternativo em casa...
  19.  # 19

Colocado por: fabsilrouter 4G alternativo em cas

4G não...5G sim. Qualquer aceitável sistema de vigilância/alarme opera com uma ligação 5G
  20.  # 20

4G não...5G sim.

Exato. Isso mesmo.
    Obrigado

0.0165 seg. NEW