Colocado por: hugosomeonepor norma faz-se uma base de betãoBoas caro Hugo.
Colocado por: hugosomeoneO que não falta aí são empresas a fazer construção em madeira... Carmo, Toscca, R6 Living...
Eu trabalho no ramo e por norma faz-se uma base de betão, depois até se pode fazer um lintel em betão onde vão assentar as paredes (para dar mais altura para fazer passagem de cabos, tubos, etc pelo chão), depois uma tela por cima desse betão e um frechal em madeira (quiçá tratada em autoclave) para depois sim, assentar os pilares e paredes em madeira em crú. Depois um isolamento interior em lã de rocha (no meio dos frames de madeira) e forrado nas duas faces em OSB.
Depois o acabamento interior depende sempre do gosto/interesse, pode ser em madeira, pode ser em pladur... O isolamente exterior é feito com tela antitranspirante por cima do OSB e depois ETICs, como numa casa em alvenaria.
Há empresas a fazer isso chave na mão, há carpinteiros que montam se você quiser ir a uma empresa dessas pedir para lhe "montarem" as paredes e fazerem o projecto...
Aqui na minha zona até já lidei com um fulano que fez a base de betão sem qualquer licença, comprou a madeira já maquinada onde eu trabalhava e montou a casa em 3 semanas e depois meteu o projecto para licenciar a edificação. Resultou porque a casa está habitada e tem um estilo moderno que nem parece que é uma construção em madeira. Afirmo com certeza que ficou (a estrutura completa) a 1/3 do preço do que se fosse em alvenaria, à data.
Colocado por: daniel.fernandesBoas,
Estou a pensar em construir um casa de madeira, quero construir para habitação permanente (até ver).
Tive a ver várias construtoras de caris comercial que dão tudo e fazem tudo, mas dentro dos que vi e dos showroom agradou-me A Boa Casa, parecia a menos comercial e mais entendida no assunto, a qualidade dos materiais também pareceu boa.
Pelo que percebo fazem uma construção das paredes toda em madeira, pinho nordico, encaixe, isto em cima de uma base de assentamento em alvenaria e depois é revestida com paineis de composito por fora e telhado em painel sandwich.
Pelo que perguntei a madeira não leva qualquer tipo de tratamento, sendo que não fica exposta no exterior, e aconcelham depois no interior a tratar com algum oleo ou verniz por uma questão de acabamento e maximizar a durabilidade, mas não seria obrigatório devido às carateristicas naturais do pinho nordico.
Pelo que pesquisei, o pinho nordico realmente é bom, mas não é propriamente "invencível" e pelo que vi aqui no forum também estou reticente em relação ao contacto da base de assentamento com a madeira da casa não tenho a certeza da eficacia do que vi em relação às humidades.
Não encontrei grandes indicações no forum, maioria do que consigo ver é do que eles próprios publicam ou em relação ao atendimento onde também tive uma boa experiência.
Já alguém construiu com eles? Qual a vossa opinião em relação à qualidade e durabilidade?
Desde já agradeço o vosso tempo.
Obrigado.
Colocado por: hugosomeone
Agora uma solução que tenha a chamada parede dupla (que basicamente são duas paredes de madeira com uma caixa de ar entre elas) e uma cobertura em painel sandwich, pela melhor qualidade que tenha, soa-me sempre a abrigo de férias ou casa de campo para ir 15 dias por ano e gastar muito dinheiro em manutenções.
Colocado por: noobQual é o mal de uma casa de madeira com telhado em sandwich?o mal está no painel sanduiche, ser de madeira ou de pedra é irrelevante
Colocado por: noob
Qual é o mal de uma casa de madeira com telhado em sandwich? Se é usado em muita construção de casas com alvenaria e etc.. porque não deve/pode ser usado numa casa de madeira?
Colocado por: hugosomeoneSe eu recomendar vou parecer suspeito a falar, porque numa dessas empresas que referi, provavelmente a preparação da moradia passará por mim.
Mas como já disseram neste tópico, há uma lista de empresas com provas dadas no mercado (Rusticasa, Portilame, R6Living, Carmo, Woodesign) e se quiser uma casa em madeira com durabilidade se calhar é melhor ir por aí, não menosprezando todos os outros.
Agora fazer uma casa com durabilidade e com painel sandwich na cobertura não combina. Uma casa em madeira deverá seguir os padrões de construção de uma casa em alvenaria.
A ideia será uma parede com estrutura em woodframe com isolamento pelo interior, telas a fechar o woodframe, depois pelo interior pode fechar directo com pladur para dar acabamento e pelo exterior fecha com OSB e depois capoto.
Na cobertura pode fazer telhado com cobertura inclinada ou cobertura plana, tal como se fosse em alvenaria. Apenas a estrutura de madeira deverá ser dimensionada para o peso a suportar. A telha é pesada, mas também o godo é pesado.
Agora uma solução que tenha a chamada parede dupla (que basicamente são duas paredes de madeira com uma caixa de ar entre elas) e uma cobertura em painel sandwich, pela melhor qualidade que tenha, soa-me sempre a abrigo de férias ou casa de campo para ir 15 dias por ano e gastar muito dinheiro em manutenções.