Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Hoje estive a falar com um instalador de AC, por causa de um orçamento e como eu não estava a pensar colocar AC nos WC's, ele sugeriu colocar piso radiante elétrico apenas nos WC's (4m2 cada uma).
    Qual a vossa opinião? Vale a pena?
  2.  # 2

Colocado por: Andre309Qual a vossa opinião? Vale a pena?

Se for para utilizar, se a casa for fria, ou os utilizadores muito sensiveis a diferenças de temperatura, é uma boa feature.
  3.  # 3

Eu tenho e funciona bem.
  4.  # 4

Havendo folga orçamental porque não.
  5.  # 5

Colocado por: rjmpiresHavendo folga orçamental porque não.

Com 350€+IVA por casa de banho já fez a festa!
    Há decisões bem mais difíceis 😉
    Concordam com este comentário: Sirruper
  6.  # 6

Colocado por: SEEINGdifíceis

Como manter ligado o PRE, quando a conta da energia chegar no fim do mês:)
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  7.  # 7

Colocado por: pkasa

As outras soluções de aquecimento não trazem contas no final do mês?
  8.  # 8

Colocado por: pkasa

Cá em casa temos habitos de banho regulares e eu programo aquilo para ligar 2 horas antes dos banhos de manha, e quando vamos tomar banho está o ambiente confortavel.
    • pkasa
    • 6 dezembro 2024 editado

# 9

Colocado por: SEEING
    As outras soluções de aquecimento não trazem contas no final do mês?

Valores mais comedidos
    Sem o mesmo grau de conforto...
    Também

" habitos de banho regulares "
    Desta forma funciona, sem contas de energia exorbitantes
    •  
      SEEING
    • 6 dezembro 2024 editado

# 10

Colocado por: pkasaValores mais comedidos

Depende do que estamos a falar até porque estaremos também a falar em valores de investimento inicial MUITO mais elevados.

Colocado por: pkasa" habitos de banho regulares "
    Desta forma funciona, sem contas de energia exorbitantes

Mesmo em aquecimento de uma habitação completa funciona, obviamente não com um custo mensal de um pavimento radiante a água mas também, e mais uma vez, estamos a falar de valores de investimento inicial MUITO mais elevados.

O que gasta por exemplo a mais no pavimento radiante a água, demorará no mínimo, 15 anos para reaver o investimento inicial quando comparado com o pavimento radiante eléctrico. Sem contar com avarias e manutenções periódicas.
  9.  # 11

Por acaso acho uma boa solução, principalmente em obras de remodelação, ou alguém que não queira investir num sistema completo para a casa.

Depois, um consumo de 150w/m², até é bom para "derreter" aqueles Kw excedentes vindos dos fotovoltaicos, mesmo em períodos quando não estamos em casa.
    Concordam com este comentário: argo
  10.  # 12

Colocado por: NostradamusDepois, um consumo de 150w/m²

E porquê 150W/m2?
    Se for um edifício novo, com projeto térmico, estamos a falar de 65W/m2 no máximo!
  11.  # 13

Quem instala PRE quer reactividade no sistema, para ligar aquilo antes do banho, e depois desligar. 65W não garante que consegue aquecer o chão em tão pouco tempo.

65W até pode funcionar, mas é em sistemas onde mantém aquilo ligado 24/24h
  12.  # 14

Colocado por: NostradamusQuem instala PRE quer reactividade no sistema, para ligar aquilo antes do banho, e depois desligar. 65W não garante que consegue aquecer o chão em tão pouco tempo.
    Agora se está debaixo de 3 a 5 cm de massa já tem mais inércia para vencer

65W até pode funcionar, mas é em sistemas onde mantém aquilo ligado 24/24h
    depende também da massa que tem que aquecer, se for um sistema imediatamente por baixo da tijoleira basta 30minutis para ter ambiente quente e confortável sem grandes custos energéticos
    Concordam com este comentário: pkasa, SEEING
  13.  # 15

Obrigado pelas respostas malta. Acho que vou optar mesmo por esta solução para os WC.
    Tenho é andado à procura de termostatos wifi, mas não encontro nenhum IP65 para colocar no interior do WC. Alguém conhece algum? Senão terá de ficar na parte exterior....
  14.  # 16

Colocado por: SEEINGMesmo em aquecimento de uma habitação completa funciona

Estava a referir-me exclusivamente aos WC
  15.  # 17

Colocado por: NostradamusQuem instala PRE quer reactividade no sistema, para ligar aquilo antes do banho, e depois desligar. 65W não garante que consegue aquecer o chão em tão pouco tempo.

Conclusões precipitadas.
    Como primeira resposta, naquilo que se chama aquecimento direto:
    Colocado por: jorgealvesdepende também da massa que tem que aquecer, se for um sistema imediatamente por baixo da tijoleira basta 30minutis para ter ambiente quente e confortável sem grandes custos energéticos

Agora explicando de outra forma para ver se compreende com um exemplo:
    - Área total da casa de banho = 5m2 x 65W/m2 = 325W
    - Área total depois de descontar estruturas fixas (banheira, base, louças, lavatório) = 2,5m; 325W/2,5m = 162,50W/m2.

O meu comentário:
    Colocado por: SEEINGE porquê 150W/m2?

Foi apenas para quem nos lê não seja induzido em erro e assuma que para uma solução de PRE seria multiplicar a área total por 165/m2.

Colocado por: Nostradamus65W até pode funcionar, mas é em sistemas onde mantém aquilo ligado 24/24h

Sim. O PRE assim como o piso PRH deve estar sempre ligado mantendo uma temperatura de conforto (ex: 20°C) quando se utiliza o local e de por exemplo 17°C quando não se utiliza. Estar com o sistema constantemente com arranques não proporciona o conforto desejado e será um desperdício de energia.

Colocado por: Andre309Tenho é andado à procura de termostatos wifi, mas não encontro nenhum IP65 para colocar no interior do WC. Alguém conhece algum? Senão terá de ficar na parte exterior....

Se no volume 3 julgo que IP21 cumpre mas confirme.
  16.  # 18

Colocado por: SEEINGSe no volume 3 julgo que IP21 cumpre mas confirme.

Podes explicar melhor pf?
  17.  # 19

Colocado por: Andre309
    Podes explicar melhor pf?

Já encontrei a explicação.
      volumes.png
  18.  # 20

Colocado por: SEEINGAgora explicando de outra forma para ver se compreende com um exemplo:

Esse exemplo de 65W/m2 é garantido por qual fabricante?

Caso real do material da Ditra. Escolhi ao acaso o comprimento de cabo (a Ditra não recomenda cortar os cabos devido ao termopar na extremidade, daí terem 1001 comprimentos diferentes).

Ditra DHE HK 17 -> cabo 17 metros, potência de 225W, aplicar em áreas de 1.6 m2 -- Consumo por m2 = 225/1.6 = 141W/m2
    Ditra DHE HK 136 -> cabo 136 metros, potência de 1700W, aplicar em áreas de 12.7 m2 -- Consumo por m2 = 1700/12.7 = 134W/m2 (ideal para um quarto)
    Ditra DHE HK 59 -> cabo 59 metros, potência de 750W, aplicar em áreas de 5.5 m2 -- Consumo por m2 = 750/5.5 = 136W/m2 (ideal para uma WC)
    Ditra DHE HK 216 -> cabo 216 metros, potência de 2700W, aplicar em áreas de 20 m2 -- Consumo por m2 = 2700/20 = 135W/m2 (ideal para uma suite)

E estes cálculos são feitos a respeitar o distanciamento entre fios que eles recomendam. De uma forma geral eles falam de 136W/m2 para soluções horizontais, e 200W/m2 para as paredes. O que bate certo com os resultados em cima.

Os meus 150w/m2 de cabeça efectivamente estão um bocadinho exagerados, mas ainda assim foi uma aproximação até relativamente próxima dos 135-141 W dados por este fabricante.

Colocado por: SEEINGFoi apenas para quem nos lê não seja induzido em erro

Exactamente. Fica agora ao critério de quem nos lê, ver quem está a induzir em erro. O profeta da desgraça, ou o Messias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeS.

0.0211 seg. NEW