Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Não tinha noção dos consumos, considerando os 135w/m2, fico sem perceber como pode ser uma solução para uma habitação com dimensões normais.

Parece ser uma solução razoável apenas para pequenos compartimentos ou tipo habitações T0...

No WC não colocaria porque no WC geralmente quer-se um sistema que em poucos minutos aqueça o espaço para tomar banho e depois desligar. A menos que tenha interesse em ter o WC sempre climatizado, eu não consideraria essa hipótese.

Não se esqueça que mesmo sendo poucos m2,135w/m2 pesa muito na conta da luz ao fim do mês.
  2.  # 2

Colocado por: NostradamusEsse exemplo de 65W/m2 é garantido por qual fabricante?

O exemplo de 65W/m2 é garantido pelo projeto térmico, se existir.
    Existindo um cálculo que nos diz quais as necessidades de aquecimento porque razão iremos colocar um exagero de 150W/m2 na área total?

Colocado por: NostradamusCaso real do material da Ditra.

A Schlüter não é fabricante de cabos/esteiras de aquecimento pelo que, na minha opinião, não pode ser usada como referencial para os critérios que lhe estou a indicar. De qualquer forma está à vontade para utilizar os critérios da Schlüter .

Os cabos de aquecimento podem ser dimensionados no local até um espaçamento mínimo de 8cm.
    Como facilmente compreenderá a potência do cabo de aquecimento deve ser adequada às necessidades de aquecimento no local, de forma a repor a perdas térmicas existentes e assim proporcionar o conforto desejado.
    Se quando não existe projeto térmico ou não é fornecido se apontam para potências gerais de 80W, 90W por m2 já quando existe um cálculo rigoroso (projeto térmico) a potência instalada pode ser menor, proporcionado o conforto desejado e sem precisar de um PT à porta 😉.

E repare que hoje em dia com as passive house ainda menos energia será necessária, onde se encontra facilmente valores de necessidades de aquecimento abaixo do 20W, 30W por metro quadrado.
    Porque razão se haveria de instalar 150W/m2?
    Faz sentido para si? Seja.

Colocado por: NostradamusOs meus 150w/m2 de cabeça efectivamente estão um bocadinho exagerados, mas ainda assim foi uma aproximação até relativamente próxima dos 135-141 W dados por este fabricante.

Dei-lhe um exemplo prático onde os 150W/m2 podem fazer sentido, que de grosso modo se resume a casas de banho onde a diferença da área total (para cálculo da potência a instalar) para a área disponível (depois de descontados os elementos fixos) é normalmente grande. Facilmente uma casa de banho com 5m2 se resume a uma área de aplicação de 2,5m2. Hoje em dia já não será tanto pois aparecem muitas louças suspensas.

Colocado por: FilipeS.Não tinha noção dos consumos, considerando os 135w/m2, fico sem perceber como pode ser uma solução para uma habitação com dimensões normais.

Precisamente.

O referencial para a área total sem descontar nada (móveis, roupeiros, escadarias, ou qualquer elemento assente no pavimento) ronda entre os 80-90W por m2. Posteriormente é feito o cálculo por compartimento onde se adequa o passo do cabo de aquecimento ao local.

Exemplo:
    Quarto com 15m2 x 85W/m2 = 1.275W.
    Para simplificar vamos supor que o cabo de aquecimento tem 15W por metro linear. Para os 1.275W teríamos um cabo de aquecimento com 85m.
    - Supondo que o quarto não tem nada para descontar, e que descontaríamos apenas 15cm em todo o perímetro do quarto, teríamos uma área de aplicação de 12,75m2 o que daria um passo para o cabo de aquecimento de 15cm. 100W/m2.
    - Supondo o mesmo quarto, com um um roupeiro, não teríamos 12,75m2 mas por exemplo 11m2, o que já daria para o mesmo cabo de aquecimento um passo de 12,9cm. 116W/m2.
    - Se imaginarmos que o quarto era uma casa de banho (15m2 é um exagero mas é apenas para compreensão), e que descontaríamos as estruturas fixas, imaginemos que teríamos apenas 9m2. Daria um passo de 10,5cm com 121W/m2.

Espero que com mais este exemplo tenha ficado claro!!

Os cabos de aquecimento, que eu conheço, têm 10W, 15W e 17,9W por metro linear e são selecionados em função da potência instalada de forma a manter um espaçamento adequado.

Colocado por: NostradamusCaso real do material da Ditra. Escolhi ao acaso o comprimento de cabo (a Ditra não recomenda cortar os cabos devido ao termopar na extremidade, daí terem 1001 comprimentos diferentes).

A solução da Schlüter, como provavelmente sabe, é muito aplicada em casas de banho onde tem, como já expliquei, a grande diferença entre a área total e a área de aplicação onde faz sentido os 150W/m2. Mas nunca numa casa completa: salas, quartos, circulações, etc.
    É na minha opinião, um autêntico disparate fazer esse tipo de aplicação até porque tipicamente a Schlüter utiliza apenas uma lâmina de desacoplamento (onde enxaixam os cabos), sem qualquer isolamento térmico, que é um autêntico disparate.

É por esta razões que muitas soluções de PRE contribuem para a opinião quase generalizada que o PRE gasta muito.
    Instalar 150W/m2 em toda a casa, sem isolamento térmico de pavimento, com clientes que regulem mal as temperaturas quando chegar a primeira fatura de eletricidade nunca mais o ligam.

Colocado por: NostradamusExactamente. Fica agora ao critério de quem nos lê, ver quem está a induzir em erro. O profeta da desgraça, ou o Messias.

Sim, concordo consigo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira
    • argo
    • 7 dezembro 2024 editado

# 3

Eu tenho PRE nos quartos e respectivas wc, em média uns 75W/m2.
    Como sistema de aquecimento único e de uso intensivo sai caro obviamente. No meu caso é complementar ao AC e salamandra que faz de recuperador de calor.
  3.  # 4

PRE + AC + Salamandra, isso é que é ser friorento.
  4.  # 5

Então para aquecer um WC com 4m2, por exemplo, quanto tempo pode demorar?
  5.  # 6

Colocado por: jorgealvesimediatamente por baixo da tijoleira basta 30minutis para ter ambiente quente e confortável
  6.  # 7

10-20€ e faz a festa 😅
    Concordam com este comentário: Sirruper
  7.  # 8

Colocado por: rjmpires10-20€ e faz a festa 😅

Então com uma manta ainda custa menos e dura muitos anos 😉
  8.  # 9

Colocado por: SEEING
    Então com uma manta ainda custa menos e dura muitos anos 😉

Andar de manta no WC é chato.
  9.  # 10

Colocado por: Andre309Então para aquecer um WC com 4m2, por exemplo, quanto tempo pode demorar?

Isto é como aquela questão do outro gajo que andava com dúvidas para comprar um termoacumulador eléctrico de 200L.

Foi a duas lojas, uma tinha um disponível de 1500W de potência, e outra loja tinha outro com 2200W de potência.

O tipo da loja que tinha 1500W usou o argumento "compre o meu, que consome menos que o de 2200W"

Moral da história, você até pode optar por meter menos watts, mas a matemática é tramada, e independentemente do que meta, no final acaba por pagar a mesma luz, com a única diferença que num sistema precisa de 2h e com outro sistema pode precisar de 5h.

Tal como num termoacumulador, um chão de 200W consome o dobro de 100W mas também vai precisar metade do tempo para atingir o ponto programado. Para manter são impulsos depois. O € acaba por ser o mesmo no final do mês.

Cabe a você agora decidir. Neste tópico já houve quem disse que programa a resistência com 2h de antecedência antes do banho, e outros dizem que em 30 minutos já sente o chão quente.
    • argo
    • 7 dezembro 2024

# 11

Colocado por: rjmsilvaPRE + AC + Salamandra, isso é que é ser friorento.

:) A principal fonte de calor cá em casa é a salamadra. O PRE vou alternando os quartos com os excedentes do FV.

Num quarto com pouca espessura de betonilha, passado 30 min está quente a tijoleira. Noutro quarto com uma grande quantidade de betonilha demora muito a responder mas também guarda o calor para a noite o calor gerado durante o dia.
  10.  # 12

Colocado por: NostradamusTal como num termoacumulador, um chão de 200W consome o dobro de 100W mas também vai precisar metade do tempo para atingir o ponto programado.

Se a transferência de energia se transferisse com muita rapidez provavelmente teria razão.
    Não é o caso do aquecimento por pavimento radiante a água ou elétrico.
    Isto não me referindo a soluções de aquecimento direto, imediatamente por baixo do revestimento, que são soluções com comportamento diferente.

0.0194 seg. NEW