Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos
    Venho pedir ajuda. Estou com um problema e não sei o que fazer.
    Comprei uma casa no campo há 1 ano com licença de utilização aparentemente haveria duas construções para legalizar um galinheiro e uma churrasqueira e ainda um telheiro/ alpendre , o qual no projeto aprovado é uma pérgola
    Pretendo fazer um alojamento local o com uma quinta pedagógica, seria a preparar me para a minha reforma daqui a uns anos
    O terreno tem 4000 m2. Contactei com o autor do projeto aprovado para a legalização, acontece que se verificou uma disparidade muito grande entre o construído e o projeto. Ou seja está esgotada a área de construção e verifica se pelo menos dois metros a mais na moradia, 6 metros no alpendre e o distanciamento do limite do terreno verifica uma meia dúzia de me-se Estou desesperada. O arquiteto consta na ficha técnica como o técnico responsável pela obra. O que devo fazer? Contratar um advogado valerá a pena? Muito obrigada a todos desde já.
  2.  # 2

De que ano é a construção?
    A licença de utilização foi emitida com vistoria da câmara ou com o termo de responsabilidade de um técnico?
    Concordam com este comentário: Sirruper
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Isabel Quintal
  3.  # 3

Bom dia
    Não sei se houve vistoria camarária
  4.  # 4

A licença de utilização é de 2010
  5.  # 5

A licença de utilização não refere vistoria. Refere o técnico responsável pela direção da obra.
  6.  # 6

E agora perante a discrepância não sei se deva agendar uma reunião na cm e explicar o sucedido ao arquiteto da câmara (ficando desde já a situação sinalizada na câmara inviabilizando QQ solução posterior) nem sei se é possível submeter o projecto à câmara sem a peça desenhada levantamento topográfico, (o arquiteto diz que é indispensável entrega de levantamento topográfico) Se a câmara aceitasse só a peça desenhada implantação sobre levantamento topográfico assinada pelo arquiteto facilitava muito e o arquiteto apenas faria o que já fez ao assinar a ficha técnica como técnico responsável pela obra.
  7.  # 7

Colocado por: Isabel QuintalA licença de utilização é de 2010

Nesse caso será certamente uma licença que foi emitida com o termo de responsabilidade de alguém que atestou que a obra cumpria todos os projetos.
    Agora resta saber se à data da emissão desse termo a obra efetivamente cumpria os projetos e as alterações foram posteriores ou se o termo configura falsas declarações (o que é mais provável)
  8.  # 8

se o termo configura falsas declarações, o que é mais provável, dado que os afastamentos dos limites do terreno não foram cumpridos de acordo com o projeto o que posso/devo eu fazer para legalização da moradia?
  9.  # 9

Eu tenho fotos da construção do Imóvel disponíveis no Google map que demonstra que as alterações não foram efetuadas a posteriori
  10.  # 10

Colocado por: Isabel Quintalque posso/devo eu fazer para legalização da moradia?

Colocado por: Isabel QuintalOu seja está esgotada a área de construção e verifica se pelo menos dois metros a mais na moradia, 6 metros no alpendre

Tem aqui um problema complicado.
    Sabe quem foi o técnico que emitiu o termo de responsabilidade para a licença de utilização?
  11.  # 11

Colocado por: Isabel QuintalE agora perante a discrepância não sei se deva agendar uma reunião na cm e explicar o sucedido ao arquiteto da câmara (ficando desde já a situação sinalizada na câmara inviabilizando QQ solução posterior) nem sei se é possível submeter o projecto à câmara sem a peça desenhada levantamento topográfico, (o arquiteto diz que é indispensável entrega de levantamento topográfico) Se a câmara aceitasse só a peça desenhada implantação sobre levantamento topográfico assinada pelo arquiteto facilitava muito e o arquiteto apenas faria o que já fez ao assinar a ficha técnica como técnico responsável pela obra.
    você fuja desse artista. quando digo isso quer dizer nao contacte mais com ele para o que seja. ele já cometeu ilegalidades e você nao quer ser cumplice de novas ilegalidades.

mas fuja mesmo. se fez mer"" vai contiuar a fazer e vai enterrá-la ainda mais. contrate um arquitecto novo. isso resolve-se com mais ou menos trabalho
  12.  # 12

Colocado por: Isabel Quintalo que posso/devo eu fazer para legalização da moradia?
    contrate um NOVO arquitecto. ele orientará como deve proceder e marque uma reunião com a CM
  13.  # 13

Colocado por: antonylemosvocê fuja desse artista.

Se o autor do projeto foi o diretor de fiscalização e por consequência o técnico que emitiu o termo de responsabilidade para a LU, tem aí um belo artista.
    No mínimo deveria ser feita uma participação à ordem e pedida uma indeminização pelos danos.
    O antigo proprietário também não será inocente neste processo todo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soliva
  14.  # 14

A licença de utilização refere como técnico responsável pela obra o arquiteto autor do projeto aprovado
  15.  # 15

Colocado por: zedasilva
    Se o autor do projeto foi o diretor de fiscalização e por consequência o técnico que emitiu o termo de responsabilidade para a LU, tem aí um belo artista.
    No mínimo deveria ser feita uma participação à ordem e pedida uma indeminização pelos danos.
    O antigo proprietário também não será inocente neste processo todo
  16.  # 16

Vou então contactar a ordem dos arquitectos. Quanto as o anterior proprietário já faleceu.
    Estou a ver o se . Muito triste mesmo!
    Muito obrigada pelo apoio.
  17.  # 17

Colocado por: Isabel QuintalA licença de utilização refere como técnico responsável pela obra o arquiteto autor do projeto aprovado

tem que verificar o que diz concretamente.
    É diretor técnico ou diretor de fiscalização?
    São atividades diferentes e como tal responsabilidades diferentes.

Colocado por: Isabel QuintalVou então contactar a ordem dos arquitectos.

Para quê?
    Tenha calma, não se precipite.
  18.  # 18

Colocado por: zedasilva
    tem que verificar o que diz concretamente.
    É diretor técnico ou diretor de fiscalização?
    São atividades diferentes e como tal responsabilidades diferentes.

Para quê?
    Tenha calma, não se precipite.
  19.  # 19

Na licença de utilização refere: "Técnico responsável pela direção técnica da obra "
    O diretor de fiscalização não sei quem foi.
  20.  # 20

Colocado por: Isabel QuintalNa licença de utilização refere: "Técnico responsável pela direção técnica da obra "
    O diretor de fiscalização não sei quem foi.

o arquiteto autor do projeto não podia ser simultaneamente o diretor técnico de obra

0.0185 seg. NEW