Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de obter a vossa ajuda e opiniões sobre como tratar isto:

Fiz um closet no quarto (com carpinteiro) algo simples, o quarto não tinha armários e como o quarto tinha 6 mts de comprimento (simpático para uma casa mais antiga) resolvemos fazer o dito closet e agora vamos colocar uma meia parede á frente..

A ideia inicial sempre foi manter sem portas... Ia ter a parede a tapar grande parte.. mas na verdade é pouco funcional para quem tem gatos.. - os sacanas gostam de ir para lá dormir e acaba por a roupa lavada ficar com pêlo.. também tenho umas crianças trapezistas que já os apanhei pendurados no varão do armário.. Com isto resolvemos fechar.. Creio que portas de correr dê para aplicar a este projeto, mas o marido queria portas de abrir como as que mandamos fazer nos outros quartos. Contudo a forma como estão desenhados levava a que o carpinteiro retira-se área útil de alguns gavetões. Opiniões sobre como aplicar portas (de correr ou não) por forma a não perder a área útil de arrumação. - ignorem a arrumação dos armários, estamos ainda semi em obras e acaba por tudo ir lá parar ao armário. A ideia é colocar umas caixas bonitinhas a ajudar na estética.
      Captura de ecrã 2024-12-06 144031.jpg
      Captura de ecrã 2024-12-06 144130.jpg
  2.  # 2

Assim em modo +/- diy, veja o sistema de portas de correr do ikea - SKYTTA.

Mais diy, comprar ferragens adequadas e painéis.

Sem diy: contactar o carpinteiro
  3.  # 3

A ideia era contactar o carpinteiro - ele até vem para a semana terminar aqui umas coisas.. mas já sei que vai bufar e dizer que não dá para por portas de abrir sem tirar área.. queria perceber quem está na área umas opiniões do que é possível fazer.
  4.  # 4

Na minha opinião não mexia no que já está feito e mete as guias no chão e teto para portas de correr
  5.  # 5

Pode colocar portas de correr sem problema, vai ter é que inventar um pouco na calha superior.
    Vai precisar de:
    * Calha superior dupla em aluminio;
    * Calha inferior dupla em aluminio;
    * Painéis para as portas;
    * Rodízios superiores para as calhas (2 por painel no minimo);
    * Carros inferiores para as calhas (2 por painel no minimo).
    * Calha puxador para os painéis (1 por painel).

Pode fixar a calha diretamente ao chão, ocultando a mesma com um perfil tipo rodapé (opcional) e fixar a calha superior diretamente ao teto ocultando a mesma com uma ripa em MDF que depois pode forrar com uma moldura igual ao resto do quarto.
  6.  # 6

Obrigada pela ajuda!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSP
  7.  # 7

Colocado por: Sanevesumas opiniões do que é possível fazer.

Esperar que as crianças cresçam e almoçar gat... ahamm... coelho à caçador.
  8.  # 8

Colocado por: Vítor MagalhãesPode colocar portas de correr sem problema, vai ter é que inventar um pouco na calha superior.
    Vai precisar de:
    * Calha superior dupla em aluminio;
    * Calha inferior dupla em aluminio;
    * Painéis para as portas;
    * Rodízios superiores para as calhas (2 por painel no minimo);
    * Carros inferiores para as calhas (2 por painel no minimo).
    * Calha puxador para os painéis (1 por painel).

Pode fixar a calha diretamente ao chão, ocultando a mesma com um perfil tipo rodapé (opcional) e fixar a calha superior diretamente ao teto ocultando a mesma com uma ripa em MDF que depois pode forrar com uma moldura igual ao resto do quarto.

Esqueci-me de dizer que para a semana vão aplicar pladur no teto (vai ser deixado 2 cm acima do closet) para a calha de iluminação que está em falta, o carpinteiro dps arremata se por algum motivo o pladur não der..

Agora tive a cuscar os preços da Ikea. Ficará mais barato fazer pelo Carpinteiro? (as portas lacadas a branco mate 9010) simples de correr (largura total 3mts e altura 2,47) alguém consegue dar umas luzes do preço do tombo?
  9.  # 9

É melhor pedir preços ao carpinteiro para ter uma base de comparação.
    •  
      marco1
    • 7 dezembro 2024 editado

# 10

portas , meia parede,...
    esqueça as portas, "encerre" esse closet com uns paineis de correr até ao teto em vez da meia parede e esqueça as portas.
    os paineis até podem ser algo semi opaco e deixar passar luz, a puxar algo tipo biombo/vitral.

gasta €s nos paineis e de uma calha presa ao teto.
  10.  # 11

Marco,

Entendo e se o quarto fosse de maneira diferente eu não teria nem metade do trabalho. mas passo a explicar as condicionantes.

quarto com 6x3mts de uma lateral com 2 portas (acesso wc, + porta de entrada), do lado direito e ao fundo a portada de acesso ao terraço.

Não cabe a cama na lateral entre o closet e a portada de acesso ao terraço e confesso que ficar de frente para a porta do WC não me agrada nada.

A solução que nos passou pela cabeça acabou por criar o closet no fundo e colocar uma parede alta (até ao teto) mas sem portas nas laterais (senão o quarto fica confuso e cheio de portas), para colocar a cama á frente, verdade que o quarto fica mais curto, mas tendo uma família numerosa e no quarto do casal não ter armário para arrumar é muito mau.. precisava de arrumação no meu quarto.

Contudo com a parede falsa o closet fica com a roupa á vista, não em incomoda mas os gatos.. ai ai ai.. então assumo que preciso de fechar o closet com portas de correr..
      quarto.png
  11.  # 12

Saneves, meta ai uma planta em condições ou então foto e medidas, assim é dificil opinar com propriedade
    • hangas
    • 9 dezembro 2024 editado

# 13

Colocado por: SanevesContudo com a parede falsa o closet fica com a roupa á vista, não em incomoda mas os gatos..ai ai ai.. então assumo que preciso de fechar o closet com portas de correr..

Mesmo com portas, basta ficar entre-aberta que eles vão para lá aninhar na mesma :)
    Temos um closet com uma porta normal na suite, e temos também roupeiros com portas de correr nos outros quartos ... e duas gatas.

É normal no dia a dia nunca ficar tudo completamente fechado, e é um dado adquirido que as gatas vao para la dormir.
    O truque é ter uma cesta ou uma caixa com uma mantinha para elas, para não irem para cima da roupa.
    • argo
    • 10 dezembro 2024

# 14

Fechar a porta do quarto para os gatos ficarem fora do quarto?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  12.  # 15

Colocado por: argoFechar a porta do quarto para os gatos ficarem fora do quarto?
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Já pensei nisso, mas há três grandes problemas que não consigo já já resolver.

1) As portadas do terrado tem os dois quartos como ligação (isto é o mesmo terraço dá acesso por 2 quartos, e teria de fechar quarto de casal + o acesso ao terraço sempre fechado). Eles tem o seu wc no terraço. - trazer o WC para dentro de casa é quase impensável. E ter o quarto sempre fechado, sem circulação do ar.

2) Quem tem filhos e pequenos, sabe que é complicado ter as portas sempre fechadas, em particular dos mais novos (2 anos e meio e 4 anos).

3) As portas são novas e se deixo alguma fechada os gatos começam a arranhar. Confesso que tenho muito amor ás portas para as manter fechadas e vê-los a danificar as portas.

Para teres uma ideia, as camas dos mais velhos tem arrumação (gavetões), acabei por colocar uma proteção de criança porque conseguiam abrir e dormir

Colocado por: hangas
    O truque é ter uma cesta ou uma caixa com uma mantinha para elas, para não irem para cima da roupa.

É algo a pensar, nunca pensei nisso..
  13.  # 16

Colocado por: marco1Saneves, meta ai uma planta em condições ou então foto e medidas, assim é dificil opinar com propriedade

A planta não tem medidas e está desatualizada á realidade atual, vou tentar tirar umas fotos ou colocar algo melhor com as medidas exatas do quarto.
  14.  # 17

A solução pode ser tirar os gatos de casa!
  15.  # 18

Vá lá … não houve conselhos de abandonar os filhos … enfim…

Também acho que o ideal seria educar os gatos a não irem para o armário e fornecer—lhes uma opção na área .
    Não vai ser fácil e vai exigir paciência.
    Mas sai mais barato .
    • Iko
    • 10 dezembro 2024

# 19

Pessoas que nunca tiveram animais não sabem mesmo o que é ter um, que raio de conselho…
    Eu não seria o Pai que sou se não tivesse tido um certo cão,😢 que tive.
  16.  # 20

Colocado por: SanevesMarco,

Entendo e se o quarto fosse de maneira diferente eu não teria nem metade do trabalho. mas passo a explicar as condicionantes.

quarto com 6x3mts de uma lateral com 2 portas (acesso wc, + porta de entrada), do lado direito e ao fundo a portada de acesso ao terraço.

Não cabe a cama na lateral entre o closet e a portada de acesso ao terraço e confesso que ficar de frente para a porta do WC não me agrada nada.

A solução que nos passou pela cabeça acabou por criar o closet no fundo e colocar uma parede alta (até ao teto) mas sem portas nas laterais (senão o quarto fica confuso e cheio de portas), para colocar a cama á frente, verdade que o quarto fica mais curto, mas tendo uma família numerosa e no quarto do casal não ter armário para arrumar é muito mau.. precisava de arrumação no meu quarto.

Contudo com a parede falsa o closet fica com a roupa á vista, não em incomoda mas os gatos.. ai ai ai.. então assumo que preciso de fechar o closet com portas de correr..
      quarto.png

Também optava por essa solução, pode ser mais dispendiosa mas ainda dava para meter uma prateleira para sapatos🤭

0.0213 seg. NEW