Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

tenho uma cozinha com moveis antigos e quero dar um aspecto melhorado.

Fui aconselhado a lavar os moveis para tirar gordura, lixar com lixa mais grossa e depois mais fina (80 e 320 creio) e por fim passar um verniz com cor mais escura.

Estava a pensar lixar os moveis com unma lixadora orbital e depois aplicar um verniz tipo Bondex

Pedia a colaboraçao a alguem que ja tenha feito este trabalho por forma a ver se estou a ter uma abordagem correcta, ja que a pratica vou ganhar quando fizer o trabalho. (pedi um orçamento mas queriam quase o preço de uma cozinha nova...)

Obrigado
    Lamares
      Moveis Cozinha.jpg
  2.  # 2

Fiz um trabalho semelhante na cozinha da minha mãe e o aconselhado por um marceneiro foi:

Uma passagem com diluente de limpeza, deixar secar 2 dias;
    Uma demão de óleo de linhaça, deixar secar uns 3 ou 4 dias;
    Outra demão de óleo de linhaça, deixar secar uns 4 ou 5 dias
    No final, cera de abelha.

Deu algum trabalho e dor de braços, mas gostei muito do resultado final.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moacir lamares
  3.  # 3

Colocado por: moacir lamaresBoa tarde

tenho uma cozinha com moveis antigos e quero dar um aspecto melhorado.

Fui aconselhado a lavar os moveis para tirar gordura, lixar com lixa mais grossa e depois mais fina (80 e 320 creio) e por fim passar um verniz com cor mais escura.

Estava a pensar lixar os moveis com unma lixadora orbital e depois aplicar um verniz tipo Bondex

Pedia a colaboraçao a alguem que ja tenha feito este trabalho por forma a ver se estou a ter uma abordagem correcta, ja que a pratica vou ganhar quando fizer o trabalho. (pedi um orçamento mas queriam quase o preço de uma cozinha nova...)

Obrigado
    Lamares
      Moveis Cozinha.jpg

Só alteraria o grão da lixa para 150 ou mesmo 180. A madeira está boa e a única função é riscar para aumentar a aderência do verniz, de resto avançar. A passagem a lixa terá de ser o mais uniforme possível, em todas as superfícies(incluindo curvas e cantos) e entre demãos do verniz e não esquecer a desmontagem das ferragens.
  4.  # 4

Cuidado com o lixar, pois esses trabalhos são para profissionais e não são todos!
  5.  # 5

Obrigado pelos comentarios!

Sei que o trabalho de lixar é sao para todos e nao serao uns videos do youtube que me vao ajudar, mas vou tentar dentro do de uma porta a ver como fica antes de arriscar fazer tudo eu.

Obrigado AlexMontenegro e JoaoEduardoDias!
  6.  # 6

Colocado por: JoãoEduardoDiasFiz um trabalho semelhante na cozinha da minha mãe e o aconselhado por um marceneiro foi:

Uma passagem com diluente de limpeza, deixar secar 2 dias;
    Uma demão de óleo de linhaça, deixar secar uns 3 ou 4 dias;
    Outra demão de óleo de linhaça, deixar secar uns 4 ou 5 dias
    No final, cera de abelha.

Deu algum trabalho e dor de braços, mas gostei muito do resultado final.

Obrigado Joao

mas teve sempre a acçao de lixar, correcto?
  7.  # 7

Não foi necessário, os móveis não estavam riscados por isso foi só limpar/remover algum resíduo com o diluente. O diluente atua com um género de “decapante”, pois remove algum verniz, cera ou gordura que a madeira tenha. Tem de ser dado com um pano que não largue pelos, esfregando com alguma força.

Estou disponível para qualquer esclarecimento adicional.

0.0088 seg. NEW