Iniciar sessão ou registar-se
    • size
    • 13 dezembro 2024

# 21

Colocado por: pcspinheiro

Da ERSE? Não deve ser primeiro com a E-redes? De qualquer modo já reclamei com a E-redes e aguardo resposta.

Se, como diz, a E-Redes já conhece a situação anómala objecto de reclamação sua e de outros consumidores vizinhos e nada resolve, obviamente, que o passo a seguir é apresentar queixa à entidade reguladora do sector - ERSE através do Livro de Reclamações Electrnico.

https://www.erse.pt/consumidores-de-energia/eletricidade/apresentar-reclamacoes-ou-pedidos-de-informacao/
  1.  # 22

Isso provavelmente está numa espécie de "jogo do empurra":

A e-redes empurra para a REN e a REN empurra para a e-redes.

Quem se lixa é o cliente, como de costume.
  2.  # 23

Típico... e no final de contas eu ( e outros que relataram avarias) vou inchar com as reparações do meu bolso porque vão alegar que não há registo destes eventos e que está tudo bem. Ainda bem que tirei os prints da página do facebook e se necessário fazemos uma reclamação conjunta com um abaixo assinado geral. Sacudir responsabilidades é bem fácil...
  3.  # 24

Colocado por: pcspinheiroSão Luis, Pereira

Um pinheiro enxertado numa pereira? É a primeira vez que ouço falar...
  4.  # 25

Já pensaram em falar com a Junta de freguesia e Camara? ai ja é Montemor certo ?

Para fazerem pressão na Eredes.
  5.  # 26

Bem, recebi resposta da E-redes onde dizem para submeter uma reclamação de prejuízos... oq ue podia ter sido logo feito em vez de reclamar, mas são as indicações que dão, que é certamente para os processos serem céleres...
  6.  # 27

Colocado por: pcspinheiroBem, recebi resposta da E-redes onde dizem para submeter uma reclamação de prejuízos... oq ue podia ter sido logo feito em vez de reclamar, mas são as indicações que dão, que é certamente para os processos serem céleres...

Tristemente, a seguir deverá ser feita uma peritagem e nem sempre os estragos são considerados como origem na rede.
    Boa sorte.
  7.  # 28

Colocado por: PalhavaO e-redes trabalha muito mal.

Na minha avenida há troços sem iluminação pública a funcionar há meses.

Junto à casa dos meus pais está um poste de iluminação pública avariado há umas boas semanas.
    Foi reportado e os técnicos foram bastante rápidos. Pena é que mandam a sms a informar que foi resolvido mas nada muda, e dessa forma já foram lá 3 ou 4 vezes (hoje mesmo foi a última delas), e acabo de saber que continua sem funcionar. Mas são sempre razoavelmente rápidos a lá ir, a fazer de conta que trabalham.
    Que comédia.
  8.  # 29

Bem, ontem recebi orçamento da empresa de AC e dizem que não é possível trocar só a unidade externa porque agora usam gás R32 e as unidades interiores com mais de 15 anos não são compatíveis. Submeti uma reclamação de prejuízos com o relatório técnico, factura da visita e orçamento para a substituição do sistema todo por outro de gama idêntica (~2800€). Agora vou esperar e ver o que dizem, mas pelo que leio são experts em "fugir com o rabo à seringa" sem grandes justificações. Começo a pensar que, no geral, não é nada com eles e quem sofre prejuízos que se amanhe.

Alguém tem histórias de sucesso a reclamar prejuízos à E-redes? Por outro lado, este tipo de avaria seria passível de incluir nos riscos eléctricos do segura da habitação caso eles neguem responsabilidade?
  9.  # 30

Com 15 anos não vão pagar nada.

Com a depreciação anual 10% ao ano, ao fim de 10 anos é zero.

Leu aqui primeiro.

Boa sorte.
  10.  # 31

Mas então o que tem a depreciação a ver com nada? Eu tinha um equipamento a funcionar a 100% e agora por óbvia culpa deles tenho que pagar outro porque já tinha alguma idade??? Eles sabem muito bem que não tem feito nada para resolver os constantes apagões naquela zona e os relatos de problemas elétricos são muitos e expostos na página de Facebook dos moradores. O equipamento não tem reparação nem possibilidade de substituição parcial, vou ser eu a pagar quase 3000€ para resolver um problema que outros causaram? Não me parece bem e a ser o caso vou logo para julgado de paz e eventualmente tribunal.

Aliás, é uma sorte não haver prejuízos maiores porque a vários moradores, eu incluído, os problemas da rede causam até o desligar de disjuntores diferencias!
  11.  # 32

Os casos que tenho conhecimento real, foram com ENI's e empresas.

Particular talvez tenha mais sorte, isto partindo do princípio que assumem a culpa, que raramente acontece.

Eredes...

6. Cálculo da indemnização a pagar

A ser devida uma indemnização, o
    valor máximo a considerar para o
    cálculo da indemnização será o
    correspondente ao custo da
    reparação ou ao valor do
    equipamento novo com
    características equivalentes ao
    danificado, desde que não exceda o
    valor de referência estipulado pela
    UON Consulting.

Se verificarmos que o equipamento
    danificado tinha reparação, o valor
    da indemnização não poderá
    exceder o custo estimado
    da reparação.

7. Tratando-se de Pessoa Coletiva ou Empresário em Nome Individual

No caso de existir direito à indemnização, o valor a
    ser compensado será calculado com base no valor de
    mercado dos equipamentos na data da avaria e na
    sua depreciação (valor venal)
    .
  12.  # 33

OK, obrigado. De facto não li essas partes referentes a pessoas colectivas e esse ponto 6 li e daí ter ficado com a ideia que pagariam a reparação ou substituição, conforme o necessário. Já o que me preocupa mais é não assumirem as culpas, pois li relatos de problemas claramente causados por instabilidade da rede que sacudiram de cima e pronto. Mas havendo TANTAS queixas daquela zona, a julgar pelos comentários no facebook (que em meu entender também servem de prova/testemunho), acha mesmo que vão simplesmente mandar à fava? Bem, já não digo nada...
  13.  # 34

A resposta (algo esperada) da E-Redes. Uma verdadeira palhaçada; um claro copy-paste de um mensagem geral e pelo que leio, NUNCA se responsabilizarão por prejuízos, a culpa é minha e de todos cujas falhas constantes de electricidade avariam os aparelhos... Vou, obviamente, recorrer.

Caro Cliente,

Confirmamos a interrupção no fornecimento de energia elétrica
    Após análise da situação reportada, confirmamos a ocorrência de interrupção de energia elétrica que afetou o seu local de consumo.

Os equipamentos devem estar preparados para lidar com este tipo de interrupções
    Atuamos de forma sistemática para garantir a segurança e a fiabilidade da rede elétrica.
    As interrupções são inerentes à atividade de distribuição de energia elétrica, não estando ao alcance da E-REDES, ou de qualquer outro Operador de Redes de Distribuição, evitar a sua ocorrência.
    Face a esta realidade, as instalações elétricas devem estar preparadas para lidar com estes eventos tal como previsto nas normas e legislação aplicável.

Não podemos responsabilizar-nos pelos danos
    Tendo em conta o exposto, não podemos responsabilizar-nos pelos danos reportados.
    • HFSF
    • 26 dezembro 2024

# 35

Como partilho da sua opinião.
    Não que o trabalho que eles fazem seja facil mas pela falta de um regulador em condições.

Eu tenho a situação oposta, voltagens muito baixas. Responderam-me que nenhum aparelho avaria por ter voltagens baixas, apenas altas.

O regulador diz que está uma obra para acontecer até ao final de 2025. Até lá, 0 alternativas. Pago na mesma as minhas taxas de rede, quando a rede me causa estragos.
    A E-Redes sem perder dinheiro não tem qualquer pressa em resolver a questão, logo a situação persiste para até ao infinito . Aqui na zona há reclamações diárias. Como exemplo, no dia da ceia de natal por algum motivo a tensão esteve a 260v durante 4 horas, das 10 às 14 e das 14 em diante não subia dos 200v.

A minha solução foi ir para uma solução com baterias e desligo-me da rede quando isto acontece.
  14.  # 36

Tenho que ir visitar os menus do contador para ver se registou algum pico de tensão elevada. O certo é que as CONSTANTES falhas de fornecimento (não foi só a que me motivou a reclamar; nos últimos tempos eram várias por dias TODOS os dias!) eram frequentemente acompanhadas do desligar do disjuntor diferencial! Até já tinha pedido ajuda noutro tópico pois pensei ser avaria elétrica no apartamento até saber que acontecia o mesmo noutros apartamentos/prédios e que estavam associados a estas falhas externas. Mas do lado deles foi só copy/paste e já está resolvido! Perante a resposta que recebi, para que serve sequer o mecanismo de reclamação de prejuízos???!!! É só uma mera formalidade legal para o cliente ter onde reclamar mas que na prática serve de ZERO porque a culpa nunca é deles e é normal a electricidade falhar várias vezes por dia e os aparelhos avariarem no seguimento disso. A culpa é, obviamente dos aparelhos, assim como a culpa de quem apanha de bullies é deles próprios; não estivessem àquela hora naquele lugar! Vou reunir provas dos testemunhos do facebook, ver se as há também no contador e voltar à carga, não se livram de mim tão facilmente!
  15.  # 37

Já agora, alguém tem tido sorte a reclamar danos eléctricos às seguradoras nestas situações?
  16.  # 38

Colocado por: pcspinheiroA resposta (algo esperada) da E-Redes. Uma verdadeira palhaçada; um claro copy-paste de um mensagem geral e pelo que leio, NUNCA se responsabilizarão por prejuízos, a culpa é minha e de todos cujas falhas constantes de electricidade avariam os aparelhos... Vou, obviamente, recorrer.

Caro Cliente,

Confirmamos a interrupção no fornecimento de energia elétrica
    Após análise da situação reportada, confirmamos a ocorrência de interrupção de energia elétrica que afetou o seu local de consumo.

Os equipamentos devem estar preparados para lidar com este tipo de interrupções
    Atuamos de forma sistemática para garantir a segurança e a fiabilidade da rede elétrica.
    As interrupções são inerentes à atividade de distribuição de energia elétrica, não estando ao alcance da E-REDES, ou de qualquer outro Operador de Redes de Distribuição, evitar a sua ocorrência.
    Face a esta realidade, as instalações elétricas devem estar preparadas para lidar com estes eventos tal como previsto nas normas e legislação aplicável.

Não podemos responsabilizar-nos pelos danos
    Tendo em conta o exposto, não podemos responsabilizar-nos pelos danos reportados.

Já tinha alertado, que o mais certo era não assumirem nada.
    Nada de novo.
  17.  # 39

Colocado por: pcspinheiroJá agora, alguém tem tido sorte a reclamar danos eléctricos às seguradoras nestas situações?

Pergunte qual é a legislação,
    Uma vez uma trovoada rebentou alarme, computador e outros pequenos eletrodomésticos e o seguro pagou...
    Foi um estrondo com o pessoal a dormir
  18.  # 40

Pois, mas aqui não foi o caso de uma trovoada... segundo o técnico de AC não foi uma nem duas falhas de electricidade que causaram o problema, foram as muitas dezenas/centenas ao longo de vários meses. Mas no formulário da E-Redes só é possível indicar uma data e hora específica de uma ocorrência. Vou responder à palermice que recebi deles e agir a partir daí. Posso tentar o seguro, mas como é derivado de falhas no fornecimento vão certamente empurrar para a E-redes, que diz que não é nada com eles... E nestas coisas, como sempre, quem se lixa é o mexilhão...

Já agora, os contadores inteligentes guardam registos de valores máximos dos vários parâmetros que medem? Se houver registo de picos de tensão posso voltar à carga com base nisso. Hoje andei lá de volta dos menus mas não encontrei...

0.0223 seg. NEW