Estamos a reconstruir uma casa no Alentejo interior em taipa, e está na altura de decidir os materiais dos peitoris e soleiras. Na ruína anterior usaram-se lajes em xisto das redondezas como soleiras e como pedra da lareira, e estava a equacionar fazer o mesmo na reconstrução. As arquitetas não vão muito à bola com a ideia e sugerem mármore branco amaciado o que já vi que é bastante comum na região, e estou ok com isso, passa despercebido, mas acabo por não ficar entusiasmado com a ideia.
Tbm achei interessante não usar peitoril mas desaconselharam por de prejudicar impermeabilização.
Acho que se realmente a ideia não for boa, pelo menos irei usar nos 2 degraus de entrada para a casa e como soleira de porta ? Ou tbm não será boa ideia ?
Em degraus é má ideia por causa dos riscos que essa pedra vai ter. Em soleiras e peitoris faz sentido. Basta que seja acautelada a impermeabilização da base de assentamento
Estas pessoas agradeceram este comentário: drocas17
Colocado por: drocas17Podia elaborar sff ? Pois acho q não compreendi bem este caso
O xisto é uma pedra que facilmente risca com por exemplo as areias dos sapatos. Se o objetivo for ter uma coisa "rustica" pode não ser problema. Se por ventura quer uma coisa mais clean, isso já pode incomodar.