Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

olá,

quem tem experiência com isto, de qualquer dos lados da situação? como cliente ou prestador de serviço.

no meu caso é uma moradia dos anos 90, preciso de trocar a canalização e aproveitar para remodelar casas de banho (são 3 no total, duas no piso de cima e uma no piso de baixo), incluindo loiças e revestimentos, instalar termoacumulador ou bomba de calor (depende do orçamento) e aproveitar para trocar revestimentos na cozinha, mas como o orçamento é curto, tentar aproveitar todos os armários, bancadas e electrodomésticos.

fazer tudo isto enquanto se vive na casa deve ser um pesadelo, mas gostava de ler experiências de quem tenha passado por isso ou tenha prestado esse serviço, quanto tempo durou, soluções para mitigar os constrangimentos, etc...
  2.  # 2

chalana
    duas coisas:
    1º orçamento curto
    2º tem que durante a obra continuar a viver na casa

portanto equacione fazer tubagem á vista pois pode fazer toda a instalação e só no fim desligar a água para ligar á nova rede por fora.

em todo o caso é pena que mesmo para obras que se pensa que são simples, não se recorra a um arquiteto, pois a forma holistica como ele poderá ver a intervenção, poderá permitir uma economia e melhores resultados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chalana
  3.  # 3

O meu problema com tubagem por fora é que acho feio. Resulta se for tubagem metálica num loft ou algo do género com um estilo mais industrial, mas numa casa normal não gosto muito de ver. As calhas técnicas então não gosto mesmo nada.

Eu percebo quanto a contratar arquitectos ou engenheiros de projectos, mas quando são coisas maiores, os custos acabam por se diluir com o que se poupa, mas em alterações mais pequenas será assim?
  4.  # 4

nao queres tubos por fora das paredes?
    Queres habitar na casa?
    Como raio queres entao substituir os tubos velhos?
    existe algo que eu nao estou a perceber então.
  5.  # 5

Se tem 3 casas de banho, remodele uma de cada vez.
    Assim enquanto uma está em obras, a família pode ir usando as outras duas.
    Sim, será mais lento e um pouco mais caro.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Palhava, desofiapedro, bluthunder82
  6.  # 6

Colocado por: ClioIISe tem 3 casas de banho, remodele uma de cada vez.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

E a tubagem do resto da casa e da cozinha?
    Ou só mete tubagem nova nos WC's e cozinha.

Quando for as obras na cozinha, vai ao McDonald's.

Para substituir tudo é quase impossível estar lá a morar.

Remodelei a minha e era impossível alguém estar a habitar.
    • ClioII
    • 9 dezembro 2024 editado

# 7

Colocado por: Varejote

E a tubagem do resto da casa e da cozinha?
    Ou só mete tubagem nova nos WC's e cozinha.

Quando for as obras na cozinha, vai ao McDonald's.

Para substituir tudo é quase impossível estar lá a morar.

Remodelei a minha e era impossível alguém estar a habitar.

Era preciso conhecer melhor a casa para poder opinar.
    Até pode ser que se consiga passar tubagens enterradas em canteiros exteriores.
    Se se tiver que abrir roços em corredores e afins, pois é ir vivendo com isso.
    E se durante uma semana tiver que ir ao restaurante, viver de sandes, aquecer sopa do Pingo Doce num microondas na sala ou ir a casa da sogra, pois que seja.
    Não é a primeira pessoa nem há-se ser a última que precisa de fazer obras em casa sem ter outro sítio para viver.
  7.  # 8

Sim, uma hipótese seria fazer por fases para minimizar os dias em que teríamos que estar fora da casa. Outra hipótese seria fazer por fora, por cima, e depois tapar com tecto falso, tinha só que estudar a passagem do piso de baixo para o piso de cima.

Existem várias alternativas de calhas técnicas ou só aquelas brancas rectangulares da praxe que se costumam ver?
  8.  # 9

Colocado por: chalanaSim, uma hipótese seria fazer por fases para minimizar os dias em que teríamos que estar fora da casa. Outra hipótese seria fazer por fora, por cima, e depois tapar com tecto falso, tinha só que estudar a passagem do piso de baixo para o piso de cima.

Existem várias alternativas de calhas técnicas ou só aquelas brancas rectangulares da praxe que se costumam ver?

Remodelei moradia, um familiar remodelou apartamento, foi para outro apartamento durante as obras, o prazo eram 2 meses, demorou 3 meses.

Morar lá durante a obra era impossível.

Isto a correr bem, se corre mal, bem pode fugir.
    • SrR
    • 9 dezembro 2024

# 10

Tanto pode correr bem como mal
  9.  # 11

Mudar só a canalização dos WCs e Cozinha, pode não ser o suficiente.

Deixei o pedreiro à vontade para trabalhar na minha casa e... quando ligo a torneira da água quente do lavatório do WC a água vem cor de laranja, se fico um tempo sem usar...

Ou seja, não mudou tudo como tínhamos combinado! Ficou um troço com tubagens velhas.

Veja se tem de mudar os troços entre o contador/Termo acumulador ou Esquentador.
    E ligação para o andar de cima e eventuais ligações à cave, varandas e jardim.
  10.  # 12

Colocado por: ClioIISe tem 3 casas de banho, remodele uma de cada vez.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,Palhava

Não faz mal nenhum lavar a loiça no WC.
    Já tive de o fazer várias vezes durante longos períodos.
  11.  # 13

Ui, eu quando fiz obras à minha ficou inabitável... mas lá está, não tendo mesmo pra onde ir vai ter que se preparar pra um tempo com tudo escavacado.
    Concordam com este comentário: Palhava
  12.  # 14

Colocar a tralha toda numa divisão.
    Vedar para não entrar pó.

A família também porventura terá que dormir toda na mesma divisão temporariamente.

É planificar.

E sobretudo arranjar uma equipa de construção cumpridora e séria.
  13.  # 15

Fiz obras num wc (o maior), retirei portas todas de casa, aros, as guarnições das janelas, retirei uma parede, actualizei a canalização e pré preparei a cozinha (para ilha com fogão) e a canalização do 2º wc (para quando renovar), mudei o chão, coloquei roupeiros novos nos 3 quartos e coloquei pladur nas salas e cozinha.

E digo-lhe.. o pó, o micro pó... Sai de casa na parte pior da obra, demolição e quando fiquei sem acesso a água.. e se pudesse tinha ficado fora mais dias.. É desanimador, estar sempre a limpar e nada limpo.

Confesso que fosse hoje faria as coisas de maneira diferente. (ficava fora de casa durante um mês).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  14.  # 16

Dai eu sugerir que se faça a canalização por fora, futuramente com teto falso e alguma parte com calha ( troços verticais) não cria grande transtorno e esteticamente pode ficar discreto.
    eu mudei toda a canalização ( passou para fora) cozinha e 2 wcs, durou espremido 2,5 dias, e não tivemos que sair.
    o pó foi minimo, só mesmo quase no fim é que se ligou o contador ao novo troço, portanto sempre se continuou a usar mais ou menos tudo.
    mas atenção não houve remodelação nem de cozinha nem de wcs, pois isso implicaria tambem mexer em esgotos o que seria mais invasivo e não tão pacifico.
  15.  # 17

obrigado pelas respostas e relatos de diferentes experiências :)
  16.  # 18

Colocado por: PalhavaColocar a tralha toda numa divisão.
    Vedarpara não entrar pó.

A família também porventura terá que dormir toda na mesma divisão temporariamente.

É planificar.

E sobretudo arranjar uma equipa de construção cumpridora e séria.

Foi o que fizemos aqui por casa e ninguem morreu..se é chato é.
    Se o user tem 3 WC e se pode tomar banho em mais do que uma, então está cheio de sorte.
  17.  # 19

Eu comprei um apartamento em 2016, e no janeiro seguinte fiz obras totais na casa, paredes abaixo, pintura, eletricidade, canalização, wc's e cozinha novas, chão, etc. Vivi sempre nela, apenas sai quando foi a fase de pintar. É possivel se o canalizador quiser, e atenção que a casa não tinha quadro central de água, havia apenas um circuito, coisa que mudámos. Tive que comprar um fogaozito para ter na sala assim como tb tinha lá um microondas, comemos menos em casa é verdade mas comiamos, lavamos pratos em uma das wc enquanto a outra estava a sofrer alterações. Mas tambem vos digo o que pessoal que andou a trabalhar não brincou em serviço, sendo que todas as alterações exceptoando chão, pintura e canalização, foram feitas por mim e um tio que é da área(electrecidade), moveis o meu pai que trabalha no ramo e obras de trolha, eu a minha mulher e o pai dela que é o trabalho dele. Era um apartamento T3(2wc).
  18.  # 20

💪

0.0203 seg. NEW