Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva!

    Tenho uma questão para a qual talvez me possam ajudar. O vizinho de baixo tem uma infiltração no texto da cozinha e suspeita que a infiltração tenha origem na "junta" de uma das minha varandas à parede. Se tal for o caso, a responsabilidade do arranjo é do condomínio ou apenas minha? Coloco a questão porque, salvo erro, existem partes comuns que ficam sob alçada do condomínio, tal como o telhado, não é?


    Obrigado!
  2.  # 2

    caro amigo tenho muitas situaçoes destas por mês. se a imfiltracão tiver origem da má conservação do terraço, ou seja racha,fissuras e a inexistencia do material isolante do pavimento, tens a inteira responsabilidade de arranjar tanto os estrago do vizinho quanto o seu pavimento. mas se a imfiltração tem origem de um ralo ou tubo de escoamento existente na sua varanda, fica a responsabilidade do condominio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dumbguy
  3.  # 3

    Colocado por: wellmac...tens a inteira responsabilidade de arranjar tanto os estrago do vizinho quanto o seu pavimento. mas se a imfiltração tem origem de um ralo ou tubo de escoamento existente na sua varanda, fica a responsabilidade do condominio
    Pois eu NÃO ESTOU DE ACORDO e digo que é quase exactamente ao contrário.

    Se a origem da infiltração se dever a um entupimento devido a falta de limpeza do ralo ou tubo de escoamento da varanda a que só o «dumbguy» tem acesso, a responsabilidade é dele.

    No caso de se tratar de defeito de impermeabilização (que é uma coisa natural com o passar dos anos), ou a uma ruptura num tubo de escoamento da varanda, a responsabilidade é do condomínio, por se tratar de uma ZONA COMUM.

    E essa varanda é uma zona comum (independentemende de só ter acesso por uma fracção) por duas razões:
    - a varanda é um elemento da fachada;
    - a varanda serve de cobertura ao (ou, à varanda do) piso de baixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dumbguy
  4.  # 4

    Vejo que há uma divisão da doutrina. :)

    De facto (e ainda falta comprovar) a falha terá a ver com a degradação impermeabilização da junção da varanda à parede. E se for isso, não há muito que eu possa ter feito.

    Quanto às duas respostas, confesso que a do L.K.W. me parece melhor fundamentada (e mais favorável). Mas alguém desempata? :)


    Obrigado pela contribuição de ambos.
  5.  # 5

    Concordo totalmente com o Amigo Luis K.W.

    Seria do condómino se este tivesse danificado a impermeabilização com algum produto, ou furando a mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dumbguy
 
0.0110 seg. NEW