Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, queria saber se alguém me pode ajudar.

Comprei uma casa isenta de licença por antiguidade, posso remodelar a casa e mais tarde se quiser vender?

E alterações interiores e por exemplo trocar uma janela de peito por janela de sacada.

Agradecia uma ajuda.
  2.  # 2

Não.
    A casa pode ter sido inscrita na matriz antes de 1951. Mas qualquer alteração na estrutura, fachada ou ampliação tem obrigatoriamente de ter projetos aprovados por parte da Câmara Municipal.
  3.  # 3

Tirar uma parede nao estrutural implica ter projetos aprovados pela câmara? E a parte da janela de sacada para o quintal?
  4.  # 4

Colocado por: Nuno.AlmeidaTirar uma parede nao estrutural implica ter projetos aprovados pela câmara?

Depende do que vai surgir com a retirada dessa parede.

Colocado por: Nuno.AlmeidaE a parte da janela de sacada para o quintal?

Seja para o quintal seja para a via publica o tratamento é o mesmo. Requer projetos e licenciamento.

Agora a parte boa. Vai certamente encontrar muito empreiteiro que lhe vai dizer exatamente o contrário.
  5.  # 5

E esses projetos e licenciamentos variam que valores?
  6.  # 6

Colocado por: Nuno.AlmeidaE esses projetos e licenciamentos variam que valores?

Depende!
    Depende do tipo de trabalho que é necessário;
    Depende da tabela de honorários do técnico;
    Depende da tabela de taxas do seu município.
  7.  # 7

Colocado por: Nuno.Almeidaposso remodelar a casa
    pode

Colocado por: Nuno.Almeidae mais tarde se quiser vender?
    vende, mas aí deixa de ser isenta de licença de habitabilidade porque vc fez obras
  8.  # 8

Ou seja,
    Se verificarem alterações que sejam obviamente modernas e posteriores a 1951.
  9.  # 9

Tirar uma parede da sala para um corredor
  10.  # 10

Colocado por: zedasilva

Tirar uma parede da sala para um corredor.
  11.  # 11

Boa noite, desculpem voltar a pedir ajuda neste tema.

Se fizer obras(remodelar, meter outro chão, janelas, casa de banho e cozinha)nesta casa isenta de licença por antiguidade, deixa de ser isenta com este tipo de remodelações? Mais tarde não consigo vender?
  12.  # 12

Vender consegue, mas poderá ter que legalizar antes alguma inconformidade.
  13.  # 13

A minha dúvida é, deixa de ser isenta por essas melhorias e mais tarde se quiser vender tenho de alterar a casa toda ?

Que tipo de obras ou remodelações posso fazer?? Começo a achar que fiz mal em ter comprado a casa :(
  14.  # 14

Arranje um arquiteto para fazer uma apreciação da situação.
    Por 200€ a 500€ ele dar-lhe-á uma perspectiva, nessa consulta, e desenhos de plantas, de quais a possibilidades, de manter a licença de habitação (ou a sua ausência) por a casa ter sido inscrita na matriz antes de 1951.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno.Almeida
  15.  # 15

Colocado por: Nuno.Almeidadeixa de ser isenta com este tipo de remodelações?
    deixa de ser isenta pois passou a ser uma casa recentemente remodelada. a casa deixa de ser antiga. depois pedes licença de habitabilidade à CM

Colocado por: Nuno.AlmeidaMais tarde não consigo vender?
    nada impede de vender a casa

Colocado por: Nuno.AlmeidaComeço a achar que fiz mal em ter comprado a casa :(
    não fez mal nenhum, faço como foi sugerido. peça uma consulta a um arqº
  16.  # 16

Se as obras de remodelação que houve forem isentas de licenciamento, a licença de utilização mantem-se válida.

0.0184 seg. NEW