Iniciar sessão ou registar-se
    • Wazari
    • 11 dezembro 2024 editado

# 1

Bom dia!

Recentemente, eu e a minha namorada adquirimos a nossa primeira habitação, um apartamento T2 no 1.º andar. Inicialmente, pareceu-nos uma excelente oportunidade, tendo em conta a localização e o valor. Após algumas remodelações, fizemos a mudança e, já na primeira noite, percebemos a existência de ruídos constantes. Esses barulhos incluem conversas, arrastar de cadeiras ou móveis pesados, passos fortes e objetos a cair.

Já passaram quase duas semanas, e esta situação está a deixar-nos bastante frustrados, pois os ruídos começam assim que chegamos a casa (por volta das 18h) e só diminuem por volta das 23h30, embora, por vezes, continuem até de madrugada.

Ontem, por volta das 20h, decidimos abordar os vizinhos do 2.º andar. De forma amigável, explicámos a situação e a moradora reconheceu que uma das colegas de apartamento podia ser barulhenta ao falar ao telefone. Comprometeu-se a falar com ela, e saímos com esperança de que a situação melhorasse.

Contudo, por volta das 21h30, enquanto jantávamos, o barulho continuava insuportável, mesmo com a televisão ligada. Resolvemos voltar ao 2.º andar, mas, ao aproximarmo-nos da porta, percebemos que o som vinha, afinal, do 3.º andar. Tocámos novamente à campainha do 2.º andar e, para nosso constrangimento, a mesma moradora explicou que estava sozinha e a assistir a uma reunião com auscultadores. Não havia qualquer barulho vindo do apartamento dela naquele momento. Inclusive, mencionou que também ouve frequentemente ruídos semelhantes vindos do 3.º andar, como arrastar de móveis, quedas de objetos e conversas.

Pedimos desculpa pelo incómodo e ficámos bastante envergonhados por termos abordado alguém que não estava a fazer nada de errado. Concluímos, assim, que os ruídos provavelmente vêm do 3.º andar, algo que não tínhamos sequer considerado, dado que estamos no 1.º andar.

Perante o fraco isolamento acústico do prédio, pedia a vossa ajuda de como proceder:

- Devemos expor a situação diretamente aos vizinhos do 3.º andar?

- Entrar em contacto com o administrador do condomínio?

-Em último caso, recorrer às autoridades?

Inicialmente, ponderámos atenuar o problema com a instalação de um teto falso e isolamento acústico, mas, considerando que os ruídos vêm de um andar acima, acreditamos que esse investimento seria pouco eficaz.

Agradecia desde já quaisquer opiniões ou sugestões para nos ajudar a resolver esta situação.
  1.  # 2

Podem falar e até chamar autoridades, das 7 às 23 parecem-me ruídos típicos de vivência em apartamentos com fraco isolamento sonoro.
    Eu acrescento aí uma alternativa: mudarem-se.
  2.  # 3

Colocado por: Wazaripareceu-nos uma excelente oportunidade, tendo em conta a localização e o valor

Não há bela sem senão.
    Concordam com este comentário: Wazari
  3.  # 4

Colocado por: Wazari

Perante o fraco isolamento acústico do prédio, pedia a vossa ajuda de como proceder:

- Devemos expor a situação diretamente aos vizinhos do 3.º andar?(1)

- Entrar em contacto com o administrador do condomínio?(2)

-Em último caso, recorrer às autoridades?(3)

Inicialmente, ponderámos atenuar o problema com a instalação de um teto falso e isolamento acústico, mas, considerando que os ruídos vêm de um andar acima, acreditamos que esse investimento seria pouco eficaz.

Agradecia desde já quaisquer opiniões ou sugestões para nos ajudar a resolver esta situação.

(1) Obviamente.

(2) Negativo. O administrador é responsável pelas partes comuns (art. 1430º nº 1 do CC).

(3) Sempre.

Meu estimado, o direito ao silêncio não é um direito absoluto (https://apropriedadehorizontal.blogspot.com/2021/05/o-direito-ao-silencio-e-absoluto.html), o que porém, não invalida a sua defesa, quando o mesmo extravase os limites legais indicados no Regulamento Geral do Ruído, aprovado pelo DL 9/2007, e viole os direitos de outrem.

https://apropriedadehorizontal.blogspot.com
    Concordam com este comentário: 427cobra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wazari
  4.  # 5

Colocado por: powerPTPodem falar e até chamar autoridades, das 7 às 23 parecem-me ruídos típicos de vivência em apartamentos com fraco isolamento sonoro.
    Eu acrescento aí uma alternativa: mudarem-se.

Obrigado pela opinião PowerPT no entanto creio que não seja assim tão simples, estes benefícios do estado, nomeadamente isenção de IMT e imposto de selo foram muito boa ajuda para conseguimos comprar casa no entanto exigem que se permaneça naquela morada por pelo menos 6 anos, caso contrário teremos que pagar esses impostos. Sou bastante inexperiente neste assunto uma vez que é a primeira habitação própria mas tendo em conta esta situação creio que dificulta a questão.
  5.  # 6

Eu compreendo Wazari mas sei o que é estar nessa situação e daí a minha recomendação, mesmo sem saber em que moldes foi feita a aquisição.
  6.  # 7

Pode tentar fazer um isolamento acústico nos quartos mas sem garantia que vá funcionar e com garantia que vai gastar bastante dinheiro. Há tópicos neste fórum sobre isolamento acústico. Eu não sei aconselhar sobre isso.
  7.  # 8

Colocado por: powerPTEu compreendo Wazari mas sei o que é estar nessa situação e daí a minha recomendação, mesmo sem saber em que moldes foi feita a aquisição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Wazari

Seria possível elaborar sobre como resolveu a sua situação?
  8.  # 9

Na minha opinião esse problema não tem solução
  9.  # 10

Pah, eu já vivi nesse tipo de apartamentos, pessoal sem respeito algum e até barulhos as 2/3 da manhã a cantarem.. o que fiz? Saí dali pra fora
  10.  # 11

A construção nacional não está, na generalidade, preparada para a eliminação de ruídos transmitidos através da estrutura do imóvel que é o que estará a acontecer. E um teto falso não os irá diminuir. Os residentes é que deverão ser sensibilizados para esse tipo de ruídos que, na maioria dos casos, nem eles se aperceberão que são os "emissores"
  11.  # 12

A minha opinião é a de que os ruídos em apartamentos são muito relativos.

Já estive na mesma situação, com ruídos constantes, alguns casuais e outros propositados, e toda a irritação que daí advinha. Qualquer ruído mínimo causava uma reação de raiva, de forma irracional. Quando finalmente decidi mudar-me, e tinha já uma nova casa negociada, os ruídos passaram a ser irrelevantes para mim uma vez que seria uma questão de tempo até me livrar daquilo, mas nessa altura percebi também que tinha exagerado muito o problema e que os ruídos não eram nada de mais...

O meu conselho é aprenderem a lidar com essa questão. Em apartamentos são comuns essas situações, e não se esquçam que cada vez que falarem mais alto ou arrastarem uma cadeira estarão também a causar esses ruídos para os vizinhos. Ninguem vos está a provocar ou desrespeitar, são apenas as ciscunstâncias normais de viver num apartamento.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, BoraBora
  12.  # 13

Colocado por: Wazari

Seria possível elaborar sobre como resolveu a sua situação?

Claro, ainda não resolvi mas a construção de uma moradia isolada já está a andar e portanto mais algum tempo e alcanço a paz de espírito e saúde que preciso

Colocado por: jorgemlflorencioQuando finalmente decidi mudar-me, e tinha já uma nova casa negociada, os ruídos passaram a ser irrelevantes para mim uma vez que seria uma questão de tempo até me livrar daquilo, mas nessa altura percebi também que tinha exagerado muito o problema e que os ruídos não eram nada de mais...

Também compreendo que isto seja bem verdade. Eu como já estou enviesado há algum tempo não consigo voltar atrás e tentar relativizar enquanto cá estou.
  13.  # 14

Colocado por: jorgemlflorencioA minha opinião é a de que os ruídos em apartamentos são muito relativos.

Já estive na mesma situação, com ruídos constantes, alguns casuais e outros propositados, e toda a irritação que daí advinha. Qualquer ruído mínimo causava uma reação de raiva, de forma irracional. Quando finalmente decidi mudar-me, e tinha já uma nova casa negociada, os ruídos passaram a ser irrelevantes para mim uma vez que seria uma questão de tempo até me livrar daquilo, mas nessa altura percebi também que tinha exagerado muito o problema e que os ruídos não eram nada de mais...

O meu conselho é aprenderem a lidar com essa questão. Em apartamentos são comuns essas situações, enão se esquçam que cada vez que falarem mais alto ou arrastarem uma cadeira estarão também a causar esses ruídos para os vizinhos. Ninguem vos está a provocar ou desrespeitar, são apenas as ciscunstâncias normais de viver num apartamento.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Não descarto a possibilidade de que, especialmente nesta fase inicial, enfrentemos um período de adaptação. Afinal, há outros fatores, como as surpresas que surgem ao remodelar um apartamento antigo, que nos têm causado alguns transtornos. No entanto, acredito que muito também depende das pessoas, dos seus hábitos e do respeito pelos outros.

Dou como exemplo o que fazemos em casa: todas as cadeiras e mesas têm proteções de borracha ou feltro para evitar danos no chão e minimizar ruídos para os vizinhos. Os armários da cozinha têm "fecho amortecido", evitamos assistir televisão com o volume demasiado alto e, em vez de ouvir música com colunas, preferimos usar headphones. Também temos cuidado para não andar a bater com os calcanhares e, sempre que possível, usamos chinelos ou pantufas.

Talvez o problema resida também na nossa maneira de ser: somos pessoas pacatas, que apreciam bastante a calma e o silêncio, e que se preocupam (talvez até em demasia) em não incomodar os outros.

Sendo assim, creio que não nos restam muitas opções a não ser seguir os conselhos que nos deram, relativizar a situação e lidar com ela da melhor forma possível pelo menos ao longo dos próximos 6 anos. Enquanto isso, vamos trabalhando para concretizar o objetivo da moradia independente! 😅
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, A. Madeira, Marialisboa
  14.  # 15

Um sistema de som ambiente pode ajudar também. Não só para disfarçar ruídos de fundo, mas especialmente para nos proporcionar outros ruídos (a nossa música, normalmente) para nos distrair dos demais...
    Concordam com este comentário: ricardomcm
  15.  # 16

Colocado por: jorgemlflorencioUm sistema de som ambiente pode ajudar também

Era o que vinha aqui mencionar.
    Se tiverem um iPhone/iPad façam essa experiencia. Existe uma funcionalidade de "Sons de Fundo" (google it) com "whitenoise". Utilizem-na durante uma semana e vejam se sentem diferença.

Comecei a utilizar isto quando o meu primeiro nasceu, porque o sono dele era facilmente perturbado pelas mesmas patologias que aqui são mencionadas.
    Até hoje nunca deixei de usar. Já me é completamente impercetível, no entando bloqueia-me todos os ruidos alheios.

O curioso é que também já estive num hotel, onde também existe este whitenoise disponível no som ambiente dos quartos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio

0.0171 seg. NEW