Quero instalar umas fitas led 24V e estou a ver onde consigo colocar os transformadores para ficarem de fácil acesso. Mas tenho dúvida relativamente à distância entre o transformador e a fita led.
Assumindo que as fitas consomem cerca de 10W/m, qual a distância máxima que posso ter entre o transformador e a fita led para não ter quedas de tensão? E qual a secção do fio aconselhável?
Ao usar fitas de 24V, não tem que se preocupar muito com a distância entre a fonte e a fita. Garanta só que a fonte tem potência suficiente para alimentar a fita toda. Até mesmo em fitas de 5V, é aceitável ter 10 ou 15m de distancia entre a fonte e o primeiro LED. Como a corrente é pequena, a queda de tensão (que é proporcional ao quadrado da corrente), também o é.
Em relação ao diâmetro do fio, nao sabemos o tamanho da fita, portanto tambem nao sabemos a corrente que quer la fazer passar. Se for 1m, 10/24=0.41A -> qualquer coisa serve (pelo primeiro calculador que me apareceu no google, estava a dar 25AWG), se forem por exemplo 10m, 4.1A -> 13AWG (arredondando dá uns 2.5mm2)