Tenho um multisplit Lg na cobertura. A máquina está pousada da seguinte maneira de baixo para cima:
Teto falso Lã mineral volcalis easy 100mm Lage XPS 80mm Geotextil Tela danosa 1.5mm
Na zona da máquina: 2x tela de 1.5mm (2 tiras ao tamanho do lancil para o betão não ferir a tela principal) Lancil de betão E máquina em cima com os pés de borracha.
O certo é que quando a máquina está a funcionar ouço no piso de cima uma ligeira ressonância, eu tenho um ouvido muito apurado e ouço muita coisa feliz ou infelizmente e tudo me irrita deste genero de ruídos.
O que posso fazer para melhorar a ressonância que vem para baixo? Lembrei.me de colocar XPS entre o lancil e as duas tiras mas não sei se fará diferença.
Em primeiro lugar, certifique-se que a máquina se encontra apoiada em verdadeiros sinoblocos, e não apenas uns pés de borracha atravessados por um parafuso que não faz efeito nenhum.
Para além disso deverá procurar um material tipo massa pesada que aguente o peso do conjunto (máquina + lancil) para criar uma camada adicional de absorção da vibração. Pode também contactar algumas marcas como a Danosa, e expor a situação. A Danosa tem por exemplo a M.A.D. em várias espessuras, mas desconheço a resistência à compressão. E tem outros produtos como o Impactodan, Sonodan, etc. Se algum destes materiais aguentasse o peso, tendo que comprar um rolo até podia testar com mais do que uma camada. Poderá não eliminar totalmente as baixas frequências, mas se atenuar bastante já será um ganho em conforto.