Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Um dos construtores que estou a considerar para a minha casa propõe fazer as paredes interiores (cada face) com uma placa de OSB + uma placa de Pladur, em vez das típicas 2 placas de Pladur, para facilidade de fixações futuras. Faz assim todas as obras. Este construtor vem muito bem recomendado pelo meu arquitecto e por outros donos de obra, não é nenhum paraquedista. Vi a solução implementada em obra e parece impecável.

Estive aqui a pesquisar no fórum, e as opiniões que li vão no sentido de isto ser uma invenção que vai dar dores de cabeça. Mas não vi grande fundamentação sobre porque é que vai funcionar mal ou que tipo de problemas me poderá trazer.

Como os tópicos já eram muito antigos, abro um novo e pergunto: acham uma solução válida, ou acham um disparate e porquê? Que tipo de inconvenientes vêem?

Obrigado
  2.  # 2

Para mim não tem qualquer tipo de cabimento. Além do m2 da placa de OSB com 12mm de espessura custar mais do dobro da placa de pladur, não faz sentido que seja aplicado em todos os casos. Provavelmente na zona onde suspendas uma sanita, ou um bidé, colocares, além do reforço da estrutura, a placa de OSB. Ou na zona da cozinha para fixares os móveis superiores. De resto, vais gastar uma nota, sem o respectivo benefício.
    Concordam com este comentário: zinna
  3.  # 3

É um pouco do que o Aroeira24 escreve.
    Para pendurar quadros ou estantes ligeiras o gesso cartonado serve perfeitamente, para locais onde se pretende a colocação de moveis ou equipamentos suspensos aí já existem estruturas adequadas e reforçadas. O OSB é um gasto que não lhe vai trazer benefício praticamente nenhum.
  4.  # 4

A minha casa está toda com OSB + pladur.

No apartamento que vivo é placa dupla de pladur, daí ter decidido em colocar o osb a criar reforço estrutural às paredes.
  5.  # 5

OK, então pelo que percebo não é problemático, simplesmente pode não valer a pena o custo. Obrigado pelas respostas.
  6.  # 6

o OSB é estrutural, o pladur não.

Julgo que o mais sensato, seria utilizar OSB apenas onde o esforço estrutural o justifique.
    Concordam com este comentário: zinna
  7.  # 7

É boa solução depende dos €€ da carteira
  8.  # 8

À partida não parece mal. Conheço uma empresa de casas pré fabricadas que faz assim as paredes interiores.
    Tem é de ter OSB na mesma métrica do pladur, 1,20m de largo.
    Para além do custo do material, os cortes também são mais difíceis, o pladur corta com o x-acto, o OSB corta com a máquina, demora muito mais tempo.

Eu na minha obra estou a usar dupla placagem, mas considero que em alguns casos, o OSB simplificava (mas não usei). Vou fazer nos reforços, tipo cozinha, partes da sala (televisão) e casa de banho, com madeira maciça. Principalmente a casa de banho é a maior dor de cabeça, são muitos sítios que tenho de reforçar (toalheiros, espelho, resguardo duche etc.)

Eu não tenho experiência com o uso, mas imagino que nos sítios com mais humidade o OSB já não deve ser grande opção.
    Nas paredes corta fogo também não será boa ideia usar o OSB.

Para mim, o gesso cartonado, fora a questão do OSB, é ter os detalhes e reforços todos feitos. Eu nas paredes de encosto, não tenho nenhum montante sem apoio à parede. Tenho os encontros de paredes sempre bem fixos e sempre com montantes no local do encontro da parede.
    Já vi muito pladur que aquilo que segura tudo no final é o papel e a massa.
  9.  # 9

pode fazer dupla placagem gesso cartonado e uma estrutura reforçada com montantes a cada 40cm.
    OSB em paredes interiores parece-me um gasto desnecessário.
  10.  # 10

Eu gostei bastante deste conceito de usar o OBS para dar mais estrutura à parede. Confesso que não gosto nada de paredes de pladur. Dividi recentemente uma fração em mais do que uma, e fiz

Pladur, calhas, mad4, tijolo 11cm, mad 4, calhas, pladur, e fiquei com uma esturura agradável.

Em minha casa, a construir de raíz, acho que faria OBS + pladur hidrofogo.
  11.  # 11

Eu hoje faria tudo novamente em gesso cartonado, com dupla placagem. E voltaria a usar tudo kanuf.
    Usaria era outra gama de perfis. Por pouco mais dinheiro subia da gama RS para a gama Z. Percebi isso quando falei com um comercial da kanuf.
    Também usaria o sistema mais corretamente nas I.S. Usei as placas aquapanel (kanuf) mas com os perfis errados. Existe perfis próprios para o efeito, ou então usar perfis em H (dois montantes juntos). A área de aperto para a aquapanel em montantes normais é demasiado pequena e as placas tendem a desfazer-se nas pontas. Obrigou-me a reforçar com bastantes perfis na horizontal, entre montantes, para criar mais área de aperto das placas.

Ainda usei perfis marca branca de uma daquelas lojas têm várias lojas e perfis leroy. Mesmo sendo os RS da kanuf a gama rasca, são melhores que os outros. Faz-me impressão comprar perfis que depois não encaixam bem os montantes nos canais (as outras marcas).

O gesso cartonado tem ainda um coisa que eu gosto bastante, é um trabalho em obra limpo, e em termos de posterior "morte" da obra, não são contentores e contentores de entulho. As placas são lixo mas os perfis são recicláveis. Isto deveria ser algo valorizado nas obras (que não é).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1, zinna
  12.  # 12

Colocado por: paulovalenteem termos de posterior "morte" da obra,

No chamado método tradicional a "morte" ocorre passado quanto tempo?
    50? 100 anos?
    Todos os contentores de entulho são hoje recicláveis e perfeitamente integrados numa nova obra.
    Nos chamados métodos alternativos, a obra por vezes começa a definhar logo nos primeiros anos de vida.

Nada contra os chamados métodos alternativos, até porque sou um dos que acredito que serão a única solução daqui a 5 ou 10 anos.
    Não devemos é embandeirar os sistemas com predicados que por vezes não possuem.
  13.  # 13

Colocado por: zedasilvaserão a única solução daqui a 5 ou 10 anos

Porque razão? Custos?
  14.  # 14

Colocado por: ContratempoPorque razão? Custos?

Sim!
    O chamado método tradicional tem custos de mão de obra e logística que começam a ser incomportáveis.
    A solução terá que começar pela redução de custos e isso só se vai conseguir com a redução dos custos de mão de obra.
    Associado à redução dos custos de mão de obra irão os custos relacionados com a logística.
    O futuro terá que passar pela normalização dos processos e dos procedimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Contratempo
  15.  # 15

zedasilva

obra seca... ou seja qualquer alteração numa possivel remodelação, nunca se sabe as necessidades de futuros utilizadores, é uma enorme vantagem.
  16.  # 16

Colocado por: marco1zedasilva

obra seca... ou seja qualquer alteração numa possivel remodelação, nunca se sabe as necessidades de futuros utilizadores, é uma enorme vantagem.

Não nego.
    Como já referi, o futuro será por aí
  17.  # 17

Colocado por: marco1ou seja qualquer alteração numa possivel remodelação, nunca se sabe as necessidades de futuros utilizadores, é uma enorme vantagem.

O que o RGEU obriga é muito pouco, não está lá em lado nenhum que não posso ter uma moradia com uma sala de 150 m² com cozinha openspace (devidamente demarcada na planta) e uma I.S. acessível. É o chamado T0.

Hipoteticamente, seria possível aprovar um projeto de um T0 de 200m² com duas casas de banho e construi-lo assim. Depois faz as chamadas alterações sem controlo prévio, após obra concluída e utilização. Nada está aqui que infringe a lei, penso eu de que.
  18.  # 18

Tenho ideia que para reforço estrutural do pladur em zonas de fixação de móveis e afins, seria necessária madeira tratada, como se fosse para exterior. OSB também dava?

Colocado por: paulovalentePor pouco mais dinheiro subia da gama RS para a gama Z.

Num primeiro ensaio também usei uma série normal, até que me deparei com essa Z, que é muito mais robusta e um encaixe muito melhor.
    Corri tudo a duplo montante (o que, para além de maior estabilidade, também permite uma fixação das placas com mais folga), dupla placa (com travamento claro), e as divisórias com dupla estrutura interligadas por pedaços de placa. Ficou tudo bastante sólido. Usei Knauf 12.5, mas a diferença para 15 não era substancial. O peso é que talvez fosse ainda mais complicado de trabalhar.

Só coloquei MAD4 nas divisórias, que são poucas, juntamente com o Fonodan 50 e lã de rocha. Nos revestimentos usei apenas a banda acústica da Knauf.

Colocado por: paulovalenteTambém usaria o sistema mais corretamente nas I.S. Usei as placas aquapanel (kanuf) mas com os perfis errados.

Acha que é preferível aquapanel em vez do simples hidrófugo nas IS?
    Como leva impermeabilização por cima e depois, claro, o revestimento...

0.0209 seg. NEW