Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora bem em conversa com o engenheiro de especialidades, o mesmo falou-me de uma solução que tem ussado e estão bastante contentes(cliente e eles), que é a da paineis fotovoltaicos hibridos. Nós vamos construir e sempre tivemos na ideia dos colocar PRH + Bomba de calor AQS + os paineis fotovoltaicos. No entanto depois desta reunião e do pouco que já vi, parece-me que estes hibridos estão bastante interessantes pois vão fazer com que a bomba de calor não tenha que dispender de tanta energia para aquecer a água da rede, e que em comparação com os fotovoltaicos que têm sempre quebras tanto no verão como no inverno na produção de energia estes devido ao facto de terem a agua vão ter uma produção mais linear ao longo do ano.

Alguém já teve experiÊncia com os hibridos? No terreno é mesmo assim como se apregoa?
  2.  # 2

Híbridos? Água + fotovoltaico? A ideia de juntar as duas coisas não é nova, e tem vantagens (eu diria especialmente no verão, para arrefecer os fotovoltaicos).

Não conheço quem já tenha instalado, e sempre supus que o preço pudesse não compensar... Que orçamentos tem para essa solução?
  3.  # 3

Eu diria que junta o pior de ambas as soluções e com o custo actual dos painéis fotovoltaicos não faz qualquer sentido, aproveite e poupe mais uns trocos valentes e coloque só uma bomba de calor para ambos os serviços.
  4.  # 4

Colocado por: jorgemlflorencioHíbridos? Água + fotovoltaico? A ideia de juntar as duas coisas não é nova, e tem vantagens (eu diria especialmente no verão, para arrefecer os fotovoltaicos).

Não conheço quem já tenha instalado, e sempre supus que o preço pudesse não compensar... Que orçamentos tem para essa solução?

Ainda não tenho nenhum porque o engenheiro falou-me nesta solução na quinta-feira pelo que ainda não sei se será uma solução a ter em conta ou não. Ele mostrou-se alguns cálculos e pareceu-me bem interessante em termos de custos ele já tem usado e diz que é ela por ela.
  5.  # 5

Colocado por: jorgealvesEu diria que junta o pior de ambas as soluções e com o custo actual dos painéis fotovoltaicos não faz qualquer sentido, aproveite e poupe mais uns trocos valentes e coloque só uma bomba de calor para ambos os serviços.

Agradeço a opinião no entanto gostaria de ter opiniões fundamentadas teoria ou práticas. Opiniões como a sua não ajudam em nada a ter uma ideia se é uma opção a ter em conta. Mas pelo que vi pelos cálculos feitos para o nosso país e para o tipo de vivência que a minha casa vai ter parece ser uma solução melhor que os fotovoltaicos. Mas lá está gostaria de saber feedback de quem tenha pois nem sempre tudo é teoria...
  6.  # 6

Bom dia HideCode, olhe que o @jorgealves tem muita experiência na área, em poucas palavras já lhe disse qual é a melhor solução na relação ao custo no investimento inicial\amortização\benefício.
    O engenheiro está a vender-lhe um produto\solução ("os filhos nunca cheiram mal aos pais"), o Jorge Alves, está a dar-lhe uma opinião com base na experiência (que é muita).
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  7.  # 7

Colocado por: HideCodeOpiniões como a sua não ajudam em nada
    quem dá o que tem, a mais não é obrigado, mas desejo-lhe boa sorte na escolha pois esta no caminho certo para vir a precisar (muito) dela.

Colocado por: HideCodeMas lá está gostaria de saber feedback de quem tenha pois nem sempre tudo é teoria
    coloque e depois diga, isto se não acontecer como a maioria que depois como os resultados não são os esperados, pura e simplesmente desaparecem.
    Concordam com este comentário: Rui_Mendes, jorgemlflorencio
  8.  # 8

Colocado por: Rui_MendesBom dia HideCode, olhe que o @jorgealves tem muita experiência na área, em poucas palavras já lhe disse qual é a melhor solução na relação ao custo no investimento inicial\amortização\benefício.
    O engenheiro está a vender-lhe um produto\solução ("os filhos nunca cheiram mal aos pais"), o Jorge Alves, está a dar-lhe uma opinião com base na experiência (que é muita).
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio

@Rui_Mendes eu não disse que não, apenas acho que como opinou não me ajuda muito, exemplo chego ao pé do Eng e digo afinal não me parece a solução mais adequada ao nosso perfil por isso vamos manter os fotovoltaicos e o Eng pergunta, então o que andou a ver para ter desistido desta solução, e dou a resporta que o jorgealves me deu, acredito que ele tambem fique naquela.... OK, mas não estou a ver aí grande argumento tendo em conta os meus(práticos e teóricos).
  9.  # 9

Você é que paga, você é que decide.
  10.  # 10

Colocado por: rjmsilvaVocê é que paga, você é que decide.

Tem toda a razão, gostaria era de decidir com argumentos válidos e a perceber os mesmos.
  11.  # 11

Já que perguntou aqui no forum, posso-lhe também dar a minha opinião não como profissional, mas como utilizador que considerou e analisou a situação.

Do ponto de vista técnico, o ponto positivo é que em teoria terá um melhor aproveitamento da energia.

Sendo a irradiação a mesma por m2 de painel, e assumindo que o design não compromete a eficiência do modulo PV, haverá obviamente energia termica adicional na mesma area para aquecer as aguas, e no processo ajudar a arrefecer os paineis PV.

A questão que vi, e encontra videos de pessoal com experiência no youtube sobre isso (vale o que vale) é que so compensa em casos muito concretos. Ou tem mesmo muito pouca área disponível, ou é no local com clima maioritariamente quente tipo Algarve, para além que só faz mesmo sentido se consumir praticamente toda a energia térmica.

No inverno que é quando isso daria mais jeito é quando menos compensa combinar os dois sistemas - Basta ver que a premissa técnica que esse design anuncia como vantagem não tem qualquer efeito em tempo frio.

Desvantagens:
    Tem um custo inicial mais elevado. Não sendo area um problema, compensa mais usar a diferença para meter mais paineis PV.

Tem os problemas associados ao sistema termico. Instalação mais complexas, líquidos, vasos de expansão, etc. Arrisca também a numa vaga de calor em que não consuma tanta agua quente, a que o sistema não tenha mais para onde mandar agua quente e sobre-aquecer, piorando o comportamento do PV.

Os liquido a circular vai inevitavelmente levar a problemas de vazamentos ou corrosão, que podem acabar por comprometer a parte elétrica. Depois fica sem um nem outro.

So a complexidade do sistema já é suficiente para, do ponto de vista de engenharia excluir uma hipótese dessas. O que conta no fim do dia é o custo por kW para suprimir as necessidades da casa. E no fim do dia consegue um custo por kW bem menor com um sistema 100% elétrico.

Eu diria mesmo que hoje em dia já nao faz sentido instalar sistemas termicos "a solo" quanto mais híbridos.
    Concordam com este comentário: Ruikode, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HideCode, jorgemlflorencio
  12.  # 12

Colocado por: hangasJá que perguntou aqui no forum, posso-lhe também dar a minha opinião não como profissional, mas como utilizador que considerou e analisou a situação.

Do ponto de vista técnico, o ponto positivo é que em teoria terá um melhor aproveitamento da energia.

Sendo a irradiação a mesma por m2 de painel, e assumindo que o design não compromete a eficiência do modulo PV, haverá obviamente energia termica adicional na mesma area para aquecer as aguas, e no processo ajudar a arrefecer os paineis PV.

A questão que vi, e encontra videos de pessoal com experiência no youtube sobre isso (vale o que vale) é que so compensa em casos muito concretos. Ou tem mesmo muito pouca área disponível, ou é no local com clima maioritariamente quente tipo Algarve, para além que só faz mesmo sentido se consumir praticamente toda a energia térmica.

No inverno que é quando isso daria mais jeito é quando menos compensa combinar os dois sistemas - Basta ver que a premissa técnica que esse design anuncia como vantagem não tem qualquer efeito em tempo frio.

Desvantagens:
    Tem um custo inicial mais elevado. Não sendo area um problema, compensa mais usar a diferença para meter mais paineis PV.

Tem os problemas associados ao sistema termico. Instalação mais complexas, líquidos, vasos de expansão, etc. Arrisca também a numa vaga de calor em que não consuma tanta agua quente, a que o sistema não tenha mais para onde mandar agua quente e sobre-aquecer, piorando o comportamento do PV.

Os liquido a circular vai inevitavelmente levar a problemas de vazamentos ou corrosão, que podem acabar por comprometer a parte elétrica. Depois fica sem um nem outro.

So a complexidade do sistema já é suficiente para, do ponto de vista de engenharia excluir uma hipótese dessas. O que conta no fim do dia é o custo por kW para suprimir as necessidades da casa. E no fim do dia consegue um custo por kW bem menor com um sistema 100% elétrico.

Eu diria mesmo que hoje em dia já nao faz sentido instalar sistemas termicos "a solo" quanto mais híbridos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HideCode

É de respostas como estas que estou à procura, pois assim fico exclarecido. Muito obrigado

0.0112 seg. NEW