Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,
    Já falei sobre este projeto anteriormente aqui no forum, estou neste momento na fase de orçamentação para começar o mais tardar no 1º trimestre
    Peço uma opinião aos entendidos estes tópicos:

Aluminios:
    Estaria a pensar em ir para uma destas 3 marcas: Cortizo, Sosoares ou Schuco, o que acham para esta moradia e qual o melhor talvez?

Cobertura:

Depois de reunir com vários construtores mais baralhado e indeciso fico sobre o que será na prática a construção. Ouço mal do seixo / telas e tambem ouço mal do sanduiche. A arquitetura pede seixo para ser uma menor platibanda mas tenho receio de problemas. Como um construtor muito bem conceituado diz que não instala sanduiche, só telas que é o melhor.
    Também tenho receio por outro lado que o sanduiche aumente a grossura demasiado e não fique tão mais bonito mas para mim interessa-me mais a qualidade e durabilidade.

Isolamentos:

Relativamente à parede dupla tenho sérios receios do ETICS devido à manutenção, incendios e robustez de construção, mas nisto os empreiteiros todos vão contra mim e o engenheiro dizendo que é um erro e não há melhor que o ETICS.

Estudio / isolamentos som/vibraçoes:

Quanto ao estudio não sei se a solução que apresentam aqui nas especialidades é o melhor para não sair completamente nada em sonoro e vibração

Arranjos exteriores:
    Visto ter um terreno grande em volta da casa em passagens o que será melhor custo/beneficio tendo em conta as áreas?

Pé direito
    Está definido como 2.70 tanto de teto, pala de metade da casa e aluminios, será necessária esta altura? Os construtores falam mais em 2.50-2.60

Orçamento:

Quanto a valores ainda não tenho nada, um construtor o que acho que poderá ser o mais caro referiu que dificilmente se faz por menos de 595 + iva naquilo que se pretende. Há palpites?

Agradeço todas as opiniões
      9.png
      6.png
      5.png
  2.  # 2

.
      Captura de ecrã 2024-12-12 213748.png
      4.png
      2.png
  3.  # 3

estudio
      estudio.png
  4.  # 4

595+IVA?
    Está a falar em euros por M2?
  5.  # 5

Colocado por: zedasilva595+IVA?
    Está a falar em euros por M2?

Clarificando 595 mil
  6.  # 6

750 mil euros uma moradia destas?
    Dependendo da zona, compra-se um casarao muito superior a isto com menos dinheiro
    Concordam com este comentário: Palhava
  7.  # 7

Você não aprendeu nada com o que lhe disseram no tópico inicial:

https://forumdacasa.com/discussion/95406/1/opiniao-planta-t2t3-terrea--cave/

Continua a a insistir em construir em cima do vizinho, com tanto terreno disponivel e não tirar rendimento da exposição solar e abrir a casa para sul, só porque tem medo que o vizinho espreite para o seu terreno através da janela da WC.

Uma casa de "meio milhão" (lol) onde a própria casa faz sombra à piscina no período da tarde.
  8.  # 8

Colocado por: NostradamusVocê não aprendeu nada com o que lhe disseram no tópico inicial:

https://forumdacasa.com/discussion/95406/1/opiniao-planta-t2t3-terrea--cave/

Continua a a insistir em construir em cima do vizinho, com tanto terreno disponivel e não tirar rendimento da exposição solar e abrir a casa para sul, só porque tem medo que o vizinho espreite para o seu terreno através da janela da WC.

Uma casa de "meio milhão" (lol) onde a própria casa faz sombra à piscina no período da tarde.

É casa de artista/youtuber/streamer, tem que ser como está em termos de planta e pronto, mas sim a questão da sombra na piscina à tarde ... ups.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  9.  # 9

No local nao acho que a casa taparia a exposição solar da piscina, talvez no final do dia apenas mas.. ok. Eu nao sou arquiteto aceito as opiniões
    Quanto as outras questões?
  10.  # 10

Colocado por: fidalgopedroBoa Tarde,
    Já falei sobre este projeto anteriormente aqui no forum, estou neste momento na fase de orçamentação para começar o mais tardar no 1º trimestre
    Peço uma opinião aos entendidos estes tópicos:

Aluminios:
    Estaria a pensar em ir para uma destas 3 marcas: Cortizo, Sosoares ou Schuco, o que acham para esta moradia e qual o melhor talvez?

Cobertura:

Depois de reunir com vários construtores mais baralhado e indeciso fico sobre o que será na prática a construção. Ouço mal do seixo / telas e tambem ouço mal do sanduiche. A arquitetura pede seixo para ser uma menor platibanda mas tenho receio de problemas. Como um construtor muito bem conceituado diz que não instala sanduiche, só telas que é o melhor.
    Também tenho receio por outro lado que o sanduiche aumente a grossura demasiado e não fique tão mais bonito mas para mim interessa-me mais a qualidade e durabilidade.

Isolamentos:

Relativamente à parede dupla tenho sérios receios do ETICS devido à manutenção, incendios e robustez de construção, mas nisto os empreiteiros todos vão contra mim e o engenheiro dizendo que é um erro e não há melhor que o ETICS.

Estudio / isolamentos som/vibraçoes:

Quanto ao estudio não sei se a solução que apresentam aqui nas especialidades é o melhor para não sair completamente nada em sonoro e vibração

Arranjos exteriores:
    Visto ter um terreno grande em volta da casa em passagens o que será melhor custo/beneficio tendo em conta as áreas?

Pé direito
    Está definido como 2.70 tanto de teto, pala de metade da casa e aluminios, será necessária esta altura? Os construtores falam mais em 2.50-2.60

Orçamento:

Quanto a valores ainda não tenho nada, um construtor o que acho que poderá ser o mais caro referiu que dificilmente se faz por menos de 595 + iva naquilo que se pretende. Há palpites?

Agradeço todas as opiniões
      9.png
      6.png
      5.png

Viva,

Relativamente á cobertura, eu excluiria o painel sandwich e consideraria apenas telas ou zinco. Se tiver capital para tal ia para o zinco, caso contrário ia para as telas, mas investia sempre algum dinheiro em material de qualidade.

Parede dupla exterior já não se usa, pelo menos não tenho visto. O Etics é mais usual e melhor para evitar pontes térmicas.

Arranjos exteriores peça opinião ao seu Arq., aqui também depende muito do capital.

Pelo que sei, o pé-direito mínimo é de 2,4m, daí para cima é sempre uma opção do dono de obra.

Não sei como estão os valores praticados na sua zona, o valor que refere pode ser muito ou pouco. Nada melhor do que pedir orçamentos e ver se chega ou se tem de cortar em alguns trabalhos/artigos.
  11.  # 11

750 mil euros 2 quartos?

Não acredito.
  12.  # 12

Colocado por: fidalgopedroAgradeço todas as opiniões

Olá.
    Já está aprovado este projecto?
    Se fosse minha, eu reveria certos detalhes.
    Porque tem duas portas de entrada? Preferia fazer uma apenas. Se entra pela porta à frente do carro, falta ali uma zona de tapete, com uma sapateira ou assim.
    Eliminaria as portas de correr no interior da casa, são piores a nivel acústico, sobretudo nos quartos e WCs.
    Painel Sandwish numa casa destas? Nem pensar.
    Aquele bunker enterrado vai sair-lhe caríssimo. Precisa mesmo daquilo?

Qual é o orçamento disponivel que tem para a casa? Tem muitos tiques caros, sem grande razão aparente... ou beneficio.

Por outro lado, parece faltar arrumação onde é necessária. Bicicletas, material de jardinagem, arvore de Natal, onde guardará isso tudo? Mesmo o roupeiro da suite parece algo pequeno... onde é a lavandaria? Ou é aquela segunda entrada?

Convém verificar as Acessibilidades, as golas das portas... tenho algumas dúvidas que a sua obra cumpra com essas regras... Numa porta de correr precisa de mais espaço lateral... e se usa cassete, pode criar uma ponte acústica também. Veja lá isso.

Em que zona do país é a obra?

Boa sorte nesta aventura!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olá.
    Já está aprovado este projecto?
    Se fosse minha, eu reveria certos detalhes.
    Porque tem duas portas de entrada? Preferia fazer uma apenas. Se entra pela porta à frente do carro, falta ali uma zona de tapete, com uma sapateira ou assim.
    Eliminaria as portas de correr no interior da casa, são piores a nivel acústico, sobretudo nos quartos e WCs.
    Painel Sandwish numa casa destas? Nem pensar.
    Aquele bunker enterrado vai sair-lhe caríssimo. Precisa mesmo daquilo?

Qual é o orçamento disponivel que tem para a casa? Tem muitos tiques caros, sem grande razão aparente... ou beneficio.

Por outro lado, parece faltar arrumação onde é necessária. Bicicletas, material de jardinagem, arvore de Natal, onde guardará isso tudo? Mesmo o roupeiro da suite parece algo pequeno... onde é a lavandaria? Ou é aquela segunda entrada?

Convém verificar as Acessibilidades, as golas das portas... tenho algumas dúvidas que a sua obra cumpra com essas regras... Numa porta de correr precisa de mais espaço lateral... e se usa cassete, pode criar uma ponte acústica também. Veja lá isso.

Em que zona do país é a obra?

Boa sorte nesta aventura!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Ja está aprovado sim,

Em frente aos carros é vidro apenas fixo nao porta como esta no projeto.
    A cave para mim para o estudio sim é essencial.
    Localização torres novas
    Estimativa de custos do eng real 500mil
    O empreiteiro que me referiu 595 + iva mesmo que negociado é um valor por alto, eles vao fazer um orçamento de 80 paginas.
    Mas isto foi a definir ceramicos para tudo a volta da piscina ate as palas, chaos, casas de banho, vmc duplo, piscina pastilha, aluminios cortizo, cobertura tela asfaltica, 1000m2 prai de pave drenante para carros em arranjos exteriores, muro com vizinho, etc
    Acredito que outros empreiteiros vao ser mais conservadores nos valores ou bem mais conservadores talvez, este construtor faz casas um pouco para pessoas exigentes e é conceituado.

Relativamente à arrumação a casa tem arrumos no piso 0, tem arrumos no piso -1 ao lado da lavandaria e ainda tem um anexo a legalizar e meter cobertura e arranjar de 30 e tal m2 um pouco abaixo da piscina que aparece no levantamento topográfico
    Relativamente as portas de correr estamos a pensar fazer misto e nao como está exatamente no projeto
    Lavandaria está situada na planta do -1 por opção nossa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 14

só por curiosidade, porque opta por ter tão pouco sol na piscina?
  15.  # 15

Colocado por: Sarrapilheirosó por curiosidade, porque opta por ter tão pouco sol na piscina?

Ainda nao percebi esta do pouco sol da piscina, a piscina nao esta virada a norte, penso que está para Este.
    Optei assim por causa da morfologia do terreno para ter borda infinita. A piscina esta espaçada acho eu o suficiente da casa para nao estar à sombra. Eu posso tentar questionar a arquiteta novamente sobre isso mas penso que devera ter feito esses calculos
  16.  # 16

Colocado por: fidalgopedropor opção nossa

O que é perfeitamente legitimo. Nem poderia ser doutra forma. Ainda assim, mantenho as sugestões.
    Numa casa em L, o estúdio e lavandaria poderiam perfeitamente estar no angulo morto do L. Estando enterrado, é um despifarro de betão, eventualmente desnecessário.

Acho a casa pouco pragmática. (Não significa que deveria sê-lo)... os arranjos exteriores são algo redundantes... os pavimentos duros acabam por isolar a casa um bocado... num terreno tão grande, a prolongação do interior para o exterior é bastante contida a meu ver. O terreno de baixo é seu, mas poderia ser doutra pessoa qualquer... acho a casa desconectada do sitio. Veja-se o arruamento por um lado, para estacionar o carro do outro... imagine essas manobras. Sinto como que se a casa estivesse dentro duma rotunda. Depois o acesso pedonal, que poderia estar perfeitamente alinhado com a porta de entrada, está também de lado...
    Aquele imenso jardim na frente da casa, acaba por não ter conexão com a mesma... uma janelita para a cozinha, outra pó WC... e pronto. Quando deveria estar muito mais conectado às salas e salões... é ali que o cão vai correr, que os filhos jogarão à bola, etc etc... a piscina exterior, em Portugal, é usada num curto periodo de tempo geralmente.

Por outro lado... o alpendre da suite é longo, mas demasiado estreito para criar vivência. Além de ter um jardim demasiado curto... e depois da piscina vem o vazio... idem para o outro lado do, daquele enorme espaço interior que pouco se extende para fora...

Mesmo aquela esquina da casa, acho-a muito próxima do vizinho...
    A sensação que dá, é que estando no interior parecerá que se trata dum lote de 400 ou 500m²... quando o que não falta é espaço, na verdade. Acho que poderia estar melhor, sem o piso -1... até poderia ficar mais em conta também... quanto ao anexo... é mais um gasto... acho-o algo afastado do resto... caso guarde lá a tralha toda. Pois acho que falta arrumação onde deveria.

Posso estar a ser bastante injusto obviamente. Falta contexto, sobre o que pediu, o que quer... qual vivência quer para a casa.. e quais as condicionantes urbanísticas e morfológicas do terreno. O que escrevi foi a penas uma percepção fugaz.
  17.  # 17

Colocado por: fidalgopedroClarificando 595 mil

Só a construção sem o terreno?

Com a piscina.

Uma moradia T2! 750 mil?

😬

É um caso em que o valor comercial do imóvel não se coaduna com o dinheiro gasto para o construir.
    Com os nomes das ruas consegui ver onde fica.

O que conheço para aí é o Truão.
    Há umas casas de pedra espaçosas com boa construção, feitas há uns 20 anos na zona.

Se tem o dinheiro e o faz feliz.
    Avance.
  18.  # 18

Fiquei a saber que mora aí na zona um artista plástico que muito prezo: Jacinto Luís.
    Tem uma história de vida fascinante.
    Não tinha perspectivas de nada pelo sítio onde nasceu, muito pobre.
    Singrou a pulso!
    Um homem exemplar.
  19.  # 19

Colocado por: fidalgopedroouço mal do sanduiche
    estranho seria alguem sem ser empreiteiro falar bem do sandwich
  20.  # 20

Colocado por: Palhava
    Só a construção sem o terreno?

Com a piscina.

Uma moradia T2! 750 mil?

😬

É um caso em que o valor comercial do imóvel não se coaduna com o dinheiro gasto para o construir.
    Com os nomes das ruas consegui ver onde fica.

O que conheço para aí é o Truão.
    Há umas casas de pedra espaçosas com boa construção, feitas há uns 20 anos na zona.

Se tem o dinheiro e o faz feliz.
    Avance.

750 mil nunca na vida, não queria passar dos 600 já com a maior parte dos arranjos esteriores e acabamentos de qualidade. Em todo o caso tenho de aguardar pelos orçamentos finais de todos os construtores que pedi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava

0.0214 seg. NEW